4 Ações de Conscientização que Você Deve Levar para Sua Empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Ações de conscientização ajudam o meio ambiente, as relações humanas e até o crescimento das empresas

Na Laços temos percebido que quando uma organização abraça uma ou mais ações de conscientização, ela não está apenas trazendo vantagens ao meio-ambiente e às relações humanas. O resultado de tudo isso é refletido em benefícios para a própria empresa e no alinhamento dos valores da organização com os colaboradores.

Mas e aí, que causa minha empresa deve apoiar?

É nessa hora que as organizações recorrem ao departamento de Recursos Humanos. E este, por sua vez, se vê em um mar de infinitos questionamentos. “Devemos apoiar causas ligadas ao meio-ambiente, já que sustentabilidade está em alta? Equidade de gêneros? Voluntariado? Campanhas de prevenção a doenças? O que fazer?”.

Não se descabele! Na Laços Corporativos nós selecionamos 4 ações de conscientização que podem ser implantadas hoje mesmo por você, levando a responsabilidade social para dentro de sua empresa.

1) SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A SIPAT, independente de sua obrigatoriedade, é um dos principais mecanismos utilizados pelas empresas para transmitir informações que tratam da saúde e segurança dos colaboradores.

Com tantas informações, não torne este evento em algo tedioso. Explore formas dinâmicas de apresentar um tema, por exemplo: uma peça de teatro em estilo cômico que demonstre como agir em caso de incêndio na empresa é uma excelente opção para prender a atenção de todos.

Ou, quem sabe, uma espécie de “desfile de moda” com as roupas utilizadas por engenheiros e colaboradores que trabalham em áreas mais ligadas com manutenção e construção? No início você pode até pensar “mas será que dará certo?”; mas tenha certeza de que a ideia será um sucesso.

Para garantir que essa mensagem vá acompanhar os profissionais durante todo o ano, ofereça uma lembrança personalizada, que torne sua ação mais residual e garanta que se recordem da SIPAT frequentemente.

2) Semana do Meio Ambiente

Em 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Pensando nisso, grandes empresas vêm aderindo à Semana do Meio Ambiente, quando realizam ações de conscientização ambiental.

Durante esta semana, o que acha de mostrar as ações que sua empresa já pratica e estimular que todos os colaboradores participem desse movimento?

Para fortalecer ainda mais as ações de responsabilidade social, distribua entre os colaboradores os materiais de escritório feitos com produtos reciclados e personalizados com a marca da sua empresa e/ou do seu programa de responsabilidade socioambiental – Bloquinhos de papel reciclado, pen-drive de madeira, grampeadores que não necessitam de grampo e vários outros materiais ecologicamente corretos.

ações de conscientização

3) Outubro Rosa e Novembro Azul

Como está a saúde de seus colaboradores? Estimule o cuidado com a saúde através de comunicados internos que deem dicas semanais sobre vacinação às crianças, pressão alta, estresse, saúde bucal, abuso de salto alto, entre outros.

Incentive ainda mais seus colaboradores a abraçarem ações de conscientização com o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O primeiro trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama; enquanto o segundo, do câncer de próstata.

Durante estes meses, uma boa saída para estimular a iniciativa social é distribuir aos colaboradores kits de escritório rosas e azuis com mensagens sobre a importância da prevenção destas doenças.

4) Todos somos iguais

De acordo com a Lei 8.213/91, empresas com mais de 100 funcionários têm de destinar ao menos 2% do quadro funcional a pessoas com algum tipo de necessidade especial.

É preciso então promover campanhas de conscientização sobre a importância que todo e qualquer colaborador têm na organização, independentemente de suas limitações – sejam auditivas, visuais, de locomoção, coordenação ou mentais.

Além de oferecer acessibilidade para que estas pessoas possam desenvolver suas tarefas com eficiência, é importante que portadores de deficiência participem de programas de formação e qualificação assim como os demais colaboradores.

Com isso, aumenta-se capacidade de criar novos produtos e serviços, assim como de aperfeiçoar ainda mais os negócios já existentes. Esta iniciativa estimula e valoriza todos os colaboradores, o que influencia diretamente positivamente nos resultados da organização.

 

Cada vez mais empresas têm investido em projetos sociais para contribuir com o desenvolvimento humano e, como consequência, com o meio ambiente. Com isso, o ambiente de trabalho torna-se mais agradável a todos os colaboradores, o que alavanca o crescimento da empresa!

 

Laços Corporativos