4 livros que todo líder de RH deve ler

Tempo de leitura: 3 minutos

Como disse o filósofo Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Concordamos que não apenas a alma, mas o ser como um todo, e com certeza esses livros vão engrandecer toda uma equipe de RH.

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. Se ao contrário dessa totalidade de pessoas, ditas nesta citação de Carlos Drummond de Andrade, você é sedento(a) de leitura, esse próprio texto lhe trará um excelente conhecimento.

Aprimorar os conhecimentos por meio da leitura é uma das melhores formas de se manter atualizado, mesmo que essa leitura seja de romances ou ficção científica, o que vale é perceber palavras novas, interpretar os textos e entender a história.

Com isso, a Laços Corporativos vem listar 4 livros que todo líder de RH deve ler, assim você que é um profissional de recursos humanos e entende o valor desse ativo dentro de uma empresa, terá mais noções de liderança, comportamento organizacional e gestão de pessoas.

Quem sabe será nessas leituras que estarão boas dicas para a retenção de talentos, tendências empresariais e novas habilidades a serem desenvolvidas dentro da sua empresa.

Vamos aos títulos? Então boa leitura!

1- O espírito do líder:

Obra instigante de Ken O’Donnell que mesmo com toda essa energia, vem para auxiliar e acalmar todo gestor e gestora de recursos humanos com abordagens confiantes à sua área de atuação. Ações e valores básicos são encontrados nessas páginas que mostram como encontrar as qualidades pessoais de cada colaborador(a). Apresenta marcadamente as características que um líder deve ter em sua essência como respeito, inteligência emocional, diálogo, ética, foco, cooperação e saber lidar com mudanças.

2- Como dizer? – A arte de dar e receber feedback:

books-read-study-relax-literature-book-pages

Normalmente, um líder de RH dá muito mais feedbacks do que os recebe, mas ao dar um, esse livro explicará formas de falar com os colaboradores quanto ao trabalho que estão desempenhando dentro da empresa, mesmo que esse feedback seja negativo, porém proveitoso. A autora Eliana Pitta frisa bastante quanto a importância desse método que possibilita a correção de erros, aprimora os conhecimentos e melhora a comunicação entre as pessoas.

3- Transformando suor em ouro:

O Bernardinho do Vôlei, como é conhecido o autor, passou para o papel tudo que ele aprendeu, ensinou e viveu em todos os anos como ex-jogador e treinador das Seleções Brasileiras de Vôlei masculina e feminina. Sem considerar o lado esportivo do livro, ele aborda, por meio de uma linguagem acessível, exemplos de como motivar e trabalhar em equipe, mostrando a importância da boa relação interpessoal e a busca de enxergar o melhor das pessoas, para assim desenvolvê-las e aprimorá-las.

4- Competência – a chave do desempenho:

hands-page-book-pages

A autora Cecília Bergamini marca essa excelente obra com a competência individual que você pode encontrar em cada colaborador. O livro aborda como analisar e explorar com profundidade o potencial de cada pessoa, para desenvolvê-las e motivá-las. Essa é uma forma de aproveitar o desempenho da pessoa certa, na área de atuação certa, para que ambos, profissional e empresa, sejam bem sucedidos.

Com certeza existem muitos outros livros que podem fazer a diferença em sua atuação profissional, e esses podem, além de auxiliar líderes de recursos humanos, ajudar em outras áreas e setores de qualquer empresa.