5 ações especiais para celebrar o aniversário dos seus colaboradores

Tempo de leitura: 5 minutos

Ações simples de realizar, que podem trazer grande motivação e produtividade ao seu colaborador dentro da sua empresa.

Era meu primeiro emprego (há cerca de 15 anos), quando, no dia do meu aniversário, cheguei à minha mesa e notei um pequeno pacote.

Estranhei, pois não havia dito a ninguém qual era a data do meu aniversário. Apenas ao pessoal do departamento de Recursos Humanos. Pela minha falta de experiência, não fazia ideia de como essas datas funcionavam na empresa.

Logo vieram alguns colegas me parabenizar, fiquei um tanto sem graça, mas agradeci por isso e pelo presente. Ao longo do dia, conforme as pessoas chegavam, também me cumprimentavam; e ao final do expediente, meu gestor reuniu a todos, com um bolo para me felicitar.

Lembro que fui embora com bastante entusiasmo, feliz por fazer parte de uma equipe que prezava pelo cuidado e gentileza entre si. Isso fez toda a diferença em meu cotidiano, dali para frente. Fez com que aumentasse minha sensação de pertencimento e engajamento com aquelas pessoas, resultando em maior produtividade em minhas atividades”.

Esse é um relato fictício, mas que representa muito bem o que ocorre quando um gestor investe em ações humanizadas, para integrar e reconhecer os membros de sua equipe.  Ações, que às vezes muito simples, podem ser realizadas para manter uma equipe unida e engajada com os propósitos da companhia. Um benefício de valor inestimável.

Pensando nisso, a Laços listou 5 exemplos de ações que fazem a diferença no dia do aniversário do seu colaborador. Você, enquanto gestor de RH, pode avaliar qual delas condiz mais com as possibilidades e valores da sua empresa, e começar ainda hoje a tornar o ambiente corporativo mais proveitoso e positivo.

>Veja só:

  • Presente corporativohot-chocolate-present-label

Uma dica para demonstrar estima pelo colaborador no dia do seu aniversário, é o ato de presenteá-lo com um presente personalizado. Veja que, o ponto aqui não é o valor material, mas sim o gesto, que se torna ainda mais importante quando considera as características particulares do colaborador.

Trata-se de uma ação já bastante promovida pelos departamentos de RH, que costumam, inclusive, já inserir essa demanda no planejamento anual.

É uma forma de demonstrar que o colaborador tem valor como pessoa, não apenas como profissional. Isso o trará satisfação pessoal, sentimento de pertencimento, resultando num sentimento de prazer de estar ali, diariamente, num ambiente agradável.

Nós da Laços, temos diversas opções de presentes para essas datas e para diferentes perfis. Se estiver interessado, basta clicar aqui.

  • Presente colaborativofood-sweet-chocolate

Mesmo que ainda não seja possível para a empresa assumir a ação de presentear os funcionários, uma saída muito interessante e que promove uma ótima interação da equipe, é sugerir a famosa “vaquinha”.

O processo pode ser conduzido pelo gestor, que conhece mais a fundo as características de todos. Basta reunir todo mundo (menos o aniversariante, claro) e combinar os detalhes da ação. A organização e realização de tudo acaba sendo bem divertida e prazerosa. Todos ajudam na sugestão do presente e acabam sentindo-se satisfeitos em participarem.

Funciona melhor em empresas de porte pequeno ou em departamentos específicos, do contrário o processo pode ficar muito complexo. E novamente, o valor material é de última importância. O gesto, a importância e participação de cada um é que torna tudo especial.

  • Vai ter bolo!presents-birthday-cake

Esse também é um hábito comum em muitas empresas: o ato de reunir todos os colaboradores para felicitar o aniversariante, com um saboroso bolo, um café especial, um brunch… são muitas opções. Em empresas maiores, pode-se realizar um evento mensal, abrangendo todos os aniversariantes do mês, facilitando assim a logística da ação.

Já em empresas de menor porte, celebrar a ocasião no dia de cada aniversário, acaba sendo mais intimista e especial. São excelentes oportunidades de fortalecer os laços entre gestores e colaboradores, e de proporcionar momentos de descontração entre todos, para fugir um pouco dos assuntos profissionais.

  • Day-offfreedom-fog-outdoor

Outra ação que alguns departamentos de RH realizam é o day-off, dia em que o aniversariante fica de folga para curtir seu aniversário. Isso deixa a pessoa livre para comemorar, descansar ou fazer o que lhe fizer feliz nesse dia especial.

Algumas empresas oferecem a folga no próprio dia do aniversário, ou em algum dia dentro do mês em que o colaborador celebra a chegada de mais um ano de vida.

  • Happy-hour14637014412_ba066e9be5_b

Outra forma de descontração entre os colaboradores e gestores é reunir todos em um happy hour de comemoração ao(s) aniversariante(s), ao final do expediente. Algumas empresas realizam esse encontro em um local próprio para isso, dentro da empresa, com salgadinhos, bebidas e quitutes.

Outras empresas levam os colaboradores, e claro, o(s) aniversariante(s) a algum bar ou restaurante, após o expediente para celebrarem o dia especial.

Como você viu, são ações simples e fáceis de realizar, e que geram resultados expressivos no ânimo da equipe, além de promover a interação entre todos. É claro que listamos itens mais comuns e mais fáceis de ser aplicados em qualquer empresa, mas a criatividade é o limite na hora de pensar nessas ações.

Há empresas que promovem idas a cinema, a eventos esportivos, eventos culturais, entre outros. O importante é sugerir algo que combine muito bem com os valores da corporação e perfil da equipe. E você, gestor de RH, é a melhor pessoa para avaliar esses dados.

Tem alguma ideia diferente e não sabe como realizar? Entre em contato conosco ou acesse nosso site. Nosso time está pronto para te ajudar!

Laços Corporativos