7 dicas essenciais para você valorizar a sua equipe e melhorar os resultados da sua empresa.

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você quer que sua empresa tenha melhores resultados, crescendo em seu ramo de atividades, valorize sua equipe, mantendo-a motivada e focada em seus projetos.

“A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor”. A frase de John Wooden, ex-jogador e considerado o melhor treinador de basquete da história do NCAA nos Estados Unidos, indica genuinamente, como qualquer pessoa, com a motivação correta, pode concretizar seus projetos, objetivos e sonhos.

E é realmente no que a Laços Corporativos acredita. Quando um colaborador nota que sua empresa investe em motivação, engajamento e carreira, trabalha com muito mais força de vontade, contribuindo muito para o crescimento da empresa.

A influência dos gestores e donos de empresas sobre seus funcionários é enorme, tanto positiva como negativamente. Se você estiver influenciando positivamente a sua equipe, valorizando a presença e o trabalho dela dentro da empresa, perceberá a cada dia os benefícios disso. Mas caso ainda tenha dúvidas, não se preocupe, que esse texto foi feito para te ajudar.

Motivos que levam funcionários a deixarem uma empresa

7 dicas essenciais para você valorizar a sua equipe e melhorar os resultados da sua empresa.

Muitos são os motivos, mas o principal deles é a falta de reconhecimento por parte dos gestores, que gera desmotivação, falta de foco e preocupação com o futuro dentro da corporação. No site da Endeavor foi divulgado que, 3 em cada 10 funcionários não se sentem reconhecidos em suas corporações. (Link: https://endeavor.org.br/reconhecimento/ )

Ambiente tenso e estressante também é motivo de pouca retenção de talentos. A falta de equilíbrio do humor e sentimentos das pessoas, pode acarretar em um local de trabalho com de intrigas, fofocas e sem responsabilidades.

A forma de comunicação entre equipe com gestores e chefes também é uma fator que gera descontentamento. Muitas vezes as lideranças além de não conseguir motivar a equipe, erram a mão ao passar feedback negativos, por exemplo.

Para superar isso com atitudes favoráveis, preparamos 7 dicas de como você pode valorizar e influenciar positivamente seus colaboradores:

1- Palavras e atitudes mágicas

Parece óbvio, mas palavras como “por favor”, “obrigado” e “bom dia”, são essenciais para uma boa relação com seu funcionário. Sorrir, olhar nos olhos e ouvi-lo, também mostra respeito e empatia para com a pessoa, fazendo com que ela se sinta valorizada. É claro que você sabe disso, mas essa dica foi destacada, pois muitas vezes a rotina e a alta demanda de trabalho fazem com que a gente deixe passar esses pequenos detalhes.

2- Dê feedback

A cada período de tempo, dê um feedback ao funcionário ou à equipe como um todo, para que eles saibam que você presta atenção ao que eles desenvolvem dentro da empresa, elogiando e reconhecendo que fizeram um excelente trabalho. E mesmo que esse feedback seja negativo, encontre a melhor forma de falar, sem que pareça grosseiro, mostrando maneiras de melhorar no próximo projeto. Essa também é uma forma de ensinar.

3- Ofereça ajuda, compartilhado seus conhecimentos

Um bom líder trabalha junto com sua equipe, e faz parte desse trabalho oferecer ajuda com as dificuldades que eles tiverem. Ajude, compartilhando seus conhecimentos e apresentando cases de sucesso para que o colaborador possa seguir os melhores exemplos.

4- Capacite

Organize eventos e treinamentos, ou ofereça cursos para ampliar e atualizar os conhecimentos dos seus colaboradores, reforçando e valorizando o talento que cada pessoa tem. Isso oferece também, a oportunidade de network e interação entre os funcionários.

5- Ofereça desafios novos

Mostre que você confia na sua equipe, oferecendo a oportunidade de realizar novas tarefas ou funções, ou até mesmo, incluindo alguém em um novo projeto. Esta confiança irá valorizar o colaborador e a equipe.

6- Ocasiões especiais

Lembre do aniversário de cada funcionário, dando os parabéns ou presenteando-o; felicite-os pelo nascimento de filhos oferecendo benefícios como kits bebê e tranquilidade no retorno de licenças; demonstre preocupação com a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho (e fora dele). Essas atitudes humanizam a relação profissional e demonstram ao profissional que ele é importante naquela equipe.

7- Interações fora da empresa

A cada período de tempo, organize happy hours ou almoços para que haja maior interação entre os funcionários e entre vocês. Essas ações oferecem a oportunidade de conhecer as pessoas e de conversar assuntos diferentes da rotina profissional.

8- Dica bônus

Close-up of business partners making pile of hands at meeting
Close-up of business partners making pile of hands at meeting

Dê bônus! Isso mesmo, ofereça recompensas como forma de agradecimento pelo esforço empenhado a cada período de tempo ou por projeto desenvolvido. Prêmios em dinheiro, organização de festas, presentes como jantares com o cônjuge ou família, ou viagens, são boas ações motivacionais.

E, caso tenha alguma dúvida ou precise de mais dicas ou orientações sobre o tema, entre em contato conosco, aqui mesmo, ou em nossas redes sociais.