Como Apoiar Causas Sociais na Empresa

Tempo de leitura: 2 minutos

Apoiar causas sociais: insira estas atitudes na cultura da sua empresa

Mais do que fazer parte da empresa, colaboradores devem estar comprometidos a adotar valores e comportamentos éticos que a organização carrega, entendendo como respeitar o meio ambiente e os cidadãos. Para isso, é necessário fortalecer o relacionamento com o seu time e mostrar a importância de apoiar causas sociais.

Conte com o colaborador

Caso a empresa ambicione ser referência em sustentabilidade, é essencial que todos os funcionários abracem essa causa. A organização pode até usar somente energia renovável e pensar em desperdício zero, mas sem a atitude do colaborador na rotina de trabalho isso será impossível.

Imagina só a companhia pensar em cortar todos os desperdícios de materiais, mas alguns funcionários continuarem a jogar papéis impressos no lixo ao invés de reutilizar o lado em branco como rascunho?

É hora de mudar o comportamento da equipe

Apoiar causas sociais, como a responsabilidade socioambiental, exige que todos aqueles que fazem parte da empresa estejam envolvidos.

Para isso, mudar comportamentos é o primeiro passo. Invista em atividades de formação e capacitação dos funcionários sobre como ajudar a causa e quais ações alterar ou inserir na rotina de trabalho. Contar com instituições e ONGs (Organizações Não-Governamentais) que apoiem a causa social para promover estas ações formativas também é uma ótima opção.

Além disso, as diretorias e gerências devem mostrar que as causas sociais são para todos, independente de haver hierarquia ou não na empresa. Para isso, conte com o auxílio das equipes de Comunicação para implementar ideias criativas que mostrem que os executivos da empresa também apoiam o projeto e estão envolvidos.

apoiar causas sociais

Quais causas despertam interesse em seu colaborador?

Não se esqueça de que as pessoas irão apoiar causas sociais que estejam ligadas com suas motivações. Se não houver motivação pessoal pelos colaboradores, nenhuma empresa alcança seus objetivos.

Para isso, procure expandir as ideias da organização também para ações periódicas de conscientização que seus funcionários se identifiquem ou lutem pela causa – o que pode vir a se tornar um projeto voluntariado feito pelos funcionários.

Ouça a todos

Peça sugestões dos colaboradores e entrelace os valores da empresa com o que os faz apoiar causas sociais. Trabalhar com as próprias vivências dos funcionários traz uma maior proximidade por parte de toda empresa.

Outro diferencial é administrar atividades que incentivem lutas contra o câncer, como o Outubro Rosa; bem como a conscientização da inclusão de portadores de necessidades especiais, equidade de gêneros e incentivo ao esportes e projetos de cidadania.
Agora é só colocar estas ideias na prática, para dentro da sua empresa! Inserir causas sociais na cultura de sua organização fortalece laços, cria responsabilidade social e é um tiro certo no crescimento do seu negócio!