Como as Lições Paternas Refletem no Mundo Corporativo

Tempo de leitura: 5 minutos

Lições paternas influenciam tomada de decisões e gestão de equipe

“Qual conselho seu pai daria a você?”. Muitos empresários se inspiram nas lições paternas que receberam durante suas jornadas para administrar empresas, tornar suas equipes mais satisfeitas e seus negócios, mais lucrativos.

Assim, grandes líderes atribuem suas qualidades de hoje, em valorizar colaboradores e gerir organizações, aos ensinamentos de seus pais – que muitas vezes são vistos como sinônimo de companheirismo e sabedoria.

Você, profissional de RH, pode incentivar seus colaboradores a aplicar estas lições paternas no ambiente corporativo! 

Pensando também no Dia dos Pais, a Laços Corporativos organizou uma lista com dicas paternas para utilizar na sua empresa. Confira:

1. Superação

“Acredite em si mesmo”.

Nossos pais são as figuras que mais depositam confiança em seus filhos desde crianças, fazendo com que acreditemos em nós mesmos para irmos além dos próprios limites – lembra quando você não sabia andar de bicicleta?

Assim, mais do que comparar seu negócio com a concorrência, você e sua empresa têm de superar a si mesmos. Se há uma meta a ser atingida pela equipe, motive a todos de sua para ultrapassá-la em conjunto e, assim, enfrentar desafios ainda maiores.

Ao conquistar um objetivo, é preciso que todos os colaboradores estejam empenhados a bater outro ainda mais difícil e complexo, que demande mais atenção e esforços.

Invista em treinamentos e planejamentos bem estruturados: são essenciais para adquirir a confiança necessária à superação própria, bem como reconhecer e mostrar a importância de cada funcionário neste processo.

2. Cooperação

“Uma mão lava a outra”.

Pais nos ensinaram a nos importarmos com nossa família, auxiliando uns aos outros como se fossem um só.

Para que um negócio dê certo, ele precisa de várias mãos atuando juntas. Assim, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

As pessoas são a força que move a empresa. Deste modo, a cooperação integra as habilidades de diferentes colaboradores, trazendo resultados mais eficientes do que as atividades feitas individualmente.

Para incentivar a cooperação na sua empresa, o que acha de fazer um evento interno mostrando o crescimento da empresa e quais objetivos ainda devem ser alcançados?

Não se esqueça também de que a principal causa para a fraca cooperação entre departamentos é a falta de comunicação. Vença isso com canais eficientes e diretos, como e-mails, intranet e boletins internos voltados a todos.

3. Atenção

“Cuide do que é seu”.

Você já quebrou ou perdeu algum brinquedo e teve de ouvir as broncas de seu pai? Afinal, ele sempre dizia para você ter todo o cuidado com suas próprias coisas, não é mesmo?

Este conselho vale também para o mundo corporativo. É preciso cuidar de seus colaboradores como grandes preciosidades – pois eles são a chave de toda e qualquer empresa. Atente-se ao bem-estar e motivação de cada pessoa que faz parte da equipe.

Assim, sempre estimule seus funcionários, valorizando e engajando-os para se sintam importantes e peça de um todo, com objetivos firmes e claros para atingir desafios em comum com a organização.

Celebre “o aniversário de casa” de seus funcionários com um almoço coletivo, festa ou ação com presentes, ressaltando o quão importante ele tem sido durantes este período atuando com a organização, por exemplo.

4. Antecipação

“Imprevistos acontecem”.

Nossos pais são como um porto-seguro, sempre preocupados e a postos a nos auxiliar. Muitas vezes pegavam dinheiro de uma reserva financeira para pagar aquele livro que de repente o professor exigia ou um remédio que o médico preescrevia quando ficamos doentes.

Desta forma, eles nos ensinaram que imprevistos acontecem e temos de estar preparados. E no universo dos negócios não é diferente.

Ao gerir pessoas, uma equipe ou uma organização toda, problemas aparecem. Para não ser pego de surpresa, é preciso que você e seus colaboradores estejam conectados, abertos a discutirem os pontos que ainda devem ser melhorados, possíveis imprevistos e como solucioná-los.

Estreite o relacionamento com seus funcionários e encoraje-os a não temerem obstáculos que podem surgir em meio a uma tarefa, mas sim a traçar formas de superá-los. Para isso, faça reuniões periódicas com gestores de cada departamento para compreender as dificuldades enfrentadas e como superá-las.

5. Celebração

“O tempo passa rápido demais”.

São incontáveis as vezes em que ouvimos nossos pais falando “na minha época…”, relembrando uma história passada com nostalgia e se surpreendendo com quantos anos já se passaram desde aquele momento narrado.

O tempo voa e, então, dentre as várias lições paternas, a que fica neste sentido é a necessidade de celebrarmos as conquistas do dia a dia.

Aplique esta ideia também na sua organização, comemorando cada meta alcançada, cada data especial com seus colaboradores para que se sintam ainda mais homenageados e valorizados. Pode ser com um evento especial, uma festa ou até elogios em público.

Quando as conquistas são celebradas em uma empresa, todos os funcionários ganham ainda mais fôlego para encarar novos desafios e, então, atingir novas vitórias.

Com estas lições paternas aplicadas na rotina da empresa, a Laços Corporativos ajuda você e sua empresa a tomarem decisões que favoreçam os negócios e satisfaçam ainda mais os colaboradores!