Como os programas de gestantes às colaboradoras, podem ajudar durante o período de gravidez?

Tempo de leitura: 5 minutos

Programas de gestantes em empresas podem proporcionar benefícios especiais às colaboradoras, e até às esposas grávidas dos colaboradores homens.

A diferença na participação do mercado de trabalho formal entre homens e mulheres é cada vez menor. Em 2017, o levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), foi de uma média de 44% das vagas que são ocupadas por mulheres.

Há números que chegam quase à metade, dependendo do Estado brasileiro, como por exemplo Roraima, onde 49,6% das vagas de trabalho formal pertencem às mulheres. Esses dados são a comprovação de que a equidade de gêneros cresceu no mercado de trabalho, tornando a mulher cada vez mais participativa dentro das empresas, ocupando cargos de alto grau de responsabilidades, além de também serem chefes de família.

Vale ressaltar que em 66% das residências chefiadas por mulheres, não há a presença de um

cônjuge (IBGE). Ou seja, colocá-las no patamar de chefes de família, não significa reduzir o assunto apenas à questão de ter ou não um relacionamento.

Este cenário está se tornando cada vez mais igualitário, por conta de um forte movimento dos RHs das principais empresas, buscando reter e valorizar suas profissionais.

Grandes profissionais, grandes mães.

Como os programas de gestantes às colaboradoras, podem ajudar durante o período de gravidez?

Como são as mulheres que carregam a responsabilidade da gestação, têm a necessidade de se cuidar ainda mais durante a gravidez para garantir a saúde da criança. E, depois do parto, precisam estar alertas com toda a nova rotina do bebê, à amamentação, à sua própria saúde, para assegurar um início de vida ideal ao recém-nascido.

Diante disso, pudemos notar o aumento da preocupação das empresas em momentos como o da gestação. Humanizando a gestão e criando novos cenários, considerando que além de tudo que descrevemos acima, a gestante está dia a dia preocupada com sua rotina no trabalho e com sua carreira.

Muitas empresas agora disponibilizam como benefícios, programas de gestantes, que são projetos que incluem diversas atividades relacionadas à saúde feminina e do bebê, cuidados especiais e apoio psicológico.

São exemplos a serem seguidos. A demonstração de valorização às suas colaboradoras, torna a equipe como um todo mais engajada e motivada com o trabalho que desempenham. É uma forma valiosa de dizer: nos importamos com você.

Que programas são esses?

Os programas de gestantes dentro das empresas envolvem atividades, tanto antes como após o parto, como consultorias, palestras, treinamentos e dicas sobre cuidados e saúde das mulheres e dos bebês.

Algumas empresas disponibilizam ainda um acompanhamento médico e psicológico durante toda a gestação, e também depois do nascimento, garantindo que essas profissionais estejam tanto focadas em sua saúde e do bebê, como tenham melhor condição de retomar seu trabalho.

Muitas corporações, estendem esses benefícios às esposas dos seus colaboradores, também proporcionando melhor desempenho paternal e profissional dos futuros papais.

Atividades que podem ser realizadas antes do parto

Como os programas de gestantes às colaboradoras, podem ajudar durante o período de gravidez?

As atividades durante a gestação podem ser palestras com dicas de alimentação adequadas para essa fase da vida, ou sobre as mudanças que ocorrerão no corpo e no humor da mulher, ou ainda, dicas de como se preparar para a chegada do filho.

Treinamentos de cuidados com bebês, como troca de fraldas, banhos e dicas sobre determinadas dores que os bebês podem sentir no início de suas vidas, como as cólicas, por exemplo.

Acompanhamentos médicos também podem ser realizados, e algumas empresas organizam até uma espécie de premiação para as colaboradoras gestantes que se cuidarem bem, comprovadamente por esses profissionais da saúde. Um exemplo dessas premiações é o Kit Bebê, que a Laços disponibiliza para te ajudar a mostrar que sua empresa estará junto com elas nessa nova fase.

Tem empresas que também disponibilizam acompanhamento psicológico como apoio, mantendo as futuras mães seguras com os cuidados que terão de administrar com a chegada da criança, e também com o retorno ao trabalho após a licença-maternidade.

Atividades que podem ser realizadas depois do parto

Com a chegada do recém-nascido, a licença-maternidade garantida por lei é de pelo menos 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário. Sendo assim, após esse período ela também tem direito a, durante o horário de expediente, duas pausas de 30 minutos cada, para amamentação do filho até que ele complete 6 meses de idade, o que também pode ser prolongado, dependendo de prescrição médica.

Além desses benefícios legalizados, os programas desenvolvidos dentro das empresas disponibilizam apoio psicológico e emocional às mães, como prevenção de depressões pós-parto, e auxílios no campo pessoal e profissional.

Benefícios extras como auxílio-creche, convênios com academias, descontos em lojas de acessórios e alimentação de bebês, horários flexíveis de trabalho e espaços próprios para amamentação ou processos de armazenamento de leite materno.

Os benefícios podem ir além desses exemplos, vai do quanto a empresa pode realizar para manter suas colaboradoras felizes no período que elas mais precisam.

Empresas que desenvolvem programas de gestante no Brasil

Business woman lecturing at Conference. Audience at the lecture hall.

Grandes corporações como Seguros Unimed, Natura, Itaú, O Boticário, entre outras, são bons exemplos no desenvolvimento desses programas de gestantes. Mas empresas de médio e pequeno porte também podem desempenhar bem essas atividades, proporcionando melhor desempenho de suas funcionárias.

São atitudes especiais e simples que, ao final, podem melhorar significativamente a relação gestor/colaboradora. A Laços Corporativos indica fortemente essas ações e atende muitas dessas empresas com os Kits Bebê Personalizados, como forma dos seus clientes celebrarem esta nova fase com as novas mães e pais.

Para mais informações sobre nossos Kits, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar sua empresa a participar desses momentos tão especiais.

2019-03-13