Como os programas de gestantes podem trazer bons resultados à empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda quais são esses resultados e como você pode obtê-los.

Repetimos com frequência e sabemos que você também tem consciência que o ativo mais importante da sua empresa são as pessoas.

Sem eles, nenhuma meta sairia do papel, nenhuma missão seria alcançada. Portanto, descuidar desse ativo tão precioso pode ser um grande erro.

A falta de cuidado com a equipe pode rapidamente causar insatisfação, desmotivação, circunstanciando, muitas vezes, em atrasos, queda na produção, falta de atenção, aumento do cansaço e irritação, além de aumento da rotatividade de colaboradores.

Esses fatores, além de desagradáveis, podem acarretar no aumento de gastos com processos seletivos, demissões e em casos mais raros, até em processos judiciais. Fora a sensação de insucesso que pode ocorrer nos responsáveis pela gestão de pessoas, levando-os a repensar nas estratégias.

Também sabemos que (ainda bem!) a humanização dentro das corporações veio para ficar e todos, principalmente os responsáveis pela gestão de pessoas, já entenderam que tornar o ambiente de trabalho mais tranquilo e agradável, gera uma quantidade importante de benefícios.

Indo além do que é estabelecido por lei

Com essa percepção dos responsáveis pela gestão de pessoas, para motivar e reter os talentos de sua equipe, cada vez mais surgem novas estratégias. Indo muito além, inclusive, do que é previsto nas leis trabalhistas. A criatividade desses gestores tem permitido que surjam ações cada vez mais interessantes, desde coisas simples, até as mais complexas. Como, por exemplo:  

– fornecer alimentação gratuita;

– disponibilizar áreas de lazer;

– criar convênios com clubes;

– presentear os aniversariantes com dias de folga;

– oferecer premiações em dinheiro, viagens e outros;

– fornecer assistências jurídicas ou psicológicas;

– aplicar licenças-maternidade ou paternidade estendidas;

– oferecer auxílios educação ou creche;

– pagar 14º salário;

– disponibilizar planos de previdência privada;

implantar programas de gestantes .

Esses são apenas alguns exemplos, e cabe à empresa avaliar o que pode aplicar. O que sempre destacamos, é que não é necessário aplicar apenas ações complexas. O que você puder implantar no momento atual, certamente fará diferença.

woman-using-laptop-sitting-by-table-with-mobile-phone-and-tea-cup

Cuidar de quem cuida da sua empresa

Dentre esses benefícios, queremos destacar Os Programas de Gestantes, apresentados em nosso último post. Falar um pouco mais sobre a importância do olhar cuidadoso para com as colaboradoras e seus filhos.

Para uma profissional que é ou será mãe, trabalhar com tranquilidade, com atenção à sua saúde e a saúde e bem-estar de seu bebê, resulta no desenvolvimento de tarefas com muito mais foco e eficiência, permitindo, inclusive, o progresso em sua carreira.

Uma empresa que oferece os programas de gestantes, estimula as colaboradoras a informar ao gestor o quanto antes, sobre sua gravidez, tornando toda a fase de transição mais eficaz para ambos lados. Acabando com ideias ultrapassadas de que a gestação pode ser um problema, de que a carreira está em risco, e também de que é uma situação delicada para a empresa.

E, com essa transparência entre empresa e colaboradora, alguns processos são garantidos, como o acompanhamento pré-natal correto, as prevenções de saúde para a futura mãe e para o bebê, a organização da empresa com detalhes trabalhistas, além de em alguns casos, permitir que os gestores preparem ações como bônus salariais, auxílio-fraldas, aquisição de kits bebês com tranquilidade e antecedência.

Ou seja, os ganhos são bilaterais. Tanto as colaboradoras, quanto a empresa, saem vitoriosos aplicando essas ações.

Os resultados que sua empresa pode alcançar

instagram-laptop-skin-wordpress-theme

Além dos resultados mais óbvios na saúde física e emocional da colaboradora gestante, do impacto no alcance das metas da empresa, já que a futura mamãe terá condições de trabalhar muito mais motivada e focada, esse tipo de programa gera muitos efeitos colaterais, todos positivos.

Toda a equipe nota o cuidado que a empresa tem com seus colaboradores. Isso gera admiração e orgulho de pertencer a esse time. E claro, pessoas que trabalham com esses sentimentos, são muito mais produtivas e se tornam divulgadores do bom trabalho realizado pela empresa. E essa energia, ultrapassa os limites esperados, gerando coisas como:

1- Fidelização de colaboradores e clientes;

2- Aumento da criação de vínculos, que geram boa convivência entre todos;

3- Aumento dos vínculos de novos e bons negócios;

4- Aumento da motivação pessoal de cada membro da equipe;

5- Aumento da produtividade e do comprometimento das colaboradoras(es);

6- Retenção de talentos;

E além de tudo isso, quem planeja, sugere ou implanta esse tipo de estratégia, sente-se muito gratificado. A sensação de contribuir com o sucesso profissional de outra pessoa é algo valioso. Poder atingir suas metas através da melhora na rotina de colegas de trabalho é um verdadeiro privilégio.

E, se você deseja começar a realizar esse tipo de ação, fale com a Equipe Laços, através de nosso site e redes sociais. Ou, se já está fera nisso e deseja contribuir com a gente, com seu case de sucesso, entre em contato. Teremos muita satisfação em saber da sua história.

Até a próxima!

 

2019-03-13