Tempo de leitura: 5 minutos
“A verdadeira motivação vem da realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento”.
A frase do professor de gestão empresarial e autor da Teoria da Motivação, o americano Frederick Herzberg, reforça a importância do reconhecimento profissional como forma de valorização e incentivo a colaboradores dentro das empresas.
Quando uma pessoa tem bons resultados em suas tarefas, esta se sente satisfeita com seu trabalho e consigo mesma. Melhor ainda será quando seu líder ou gestor ratificar seu potencial e talento, enaltecendo o trabalho e o esforço dessa pessoa. É promovendo a boa performance entre os colaboradores que se consegue bons resultados para uma organização.
O êxito de um negócio depende de profissionais comprometidos e engajados
A produtividade de uma empresa fica prejudicada quando a equipe está desmotivada e insatisfeita. O impacto não é apenas no resultado dos rendimentos, mas também no inadequado exercício das funções e no clima desfavorável que se instala no ambiente de trabalho. Muitas vezes, é motivo até, da não permanência dos colaboradores na organização.
Um funcionário reconhecido com benefícios extras e premiações pelo seu empenho em sempre bater metas, é um impulsionador natural de oportunidades, incutindo um sentimento positivo de possibilidades e espírito colaborativo entre os seus colegas de trabalho.
Daí a importância do reconhecimento pelo desempenho do seu staff. Quando a gestão de pessoas tem uma visão mais humana que estratégica para o desenrolar dos trabalhos dentro da empresa, todos ganham, e é por meio de programas eficientes que os proveitos aparecem.
Reconhecendo o trabalho de mais um ano

Estamos há poucos meses do final de 2019. Você já sabe como premiar seus colaboradores pelas metas batidas neste ano?
A Laços Corporativos tem 5 ideias de reconhecimento para aplicar em sua empresa como forma de manter ou melhorar a performance e o engajamento dos seus colaboradores:
1- Premiações personalizadas: Quando você conhece bem seu público interno, consegue ofertar premiações personalizadas. Dessa forma, você consegue manter uma relação de maior proximidade com seus colaboradores e eles se sentem valorizados. Vamos a alguns exemplos:
- A um colaborador, super fã da trilha de filmes Star Wars, você pode premiá-lo com um box contendo bonecos dos personagens, quando este se destacar nas metas.
- Outro colaborador com o sonho de conhecer determinado país, ao bater as metas do ano, você pode oferecer esta viagem em suas próximas férias.
2- Premiações experienciais: Oferecer experiências é uma tendência de benefícios e prêmios nas empresas. E podem ser diversas: um jantar com a família em um restaurante renomado, um pacote de viagens para o nordeste brasileiro, um curso de degustação de vinhos, um day spa relaxante, um passeio de helicóptero, entre outras vivências que sua imaginação puder realizar.
3- Premiações acadêmicas: Capacitação além de garantir competências mais elevadas para o desempenho de funções dentro da própria empresa, faz o colaborador se sentir capaz de demonstrar suas habilidades para enfrentar os desafios do seu cargo e perceber sua evolução pessoal e profissional. Sendo assim, após breve pesquisa sobre o tipo de aprimoramento que um colaborador que bateu as metas ao longo deste ano, quer investir, ofereça a ele essa premiação que pode ser um percentual de bolsa de estudos em um MBA ou pós-graduação, algum curso profissionalizante, formação em curso de inglês ou mesmo, aqueles que buscam hobbys como: cursos de pintura ou cursos de gastronomia.
4- Premiações físicas: Brindes sempre são bem-vindos, principalmente na época do final do ano quando as confraternizações estão a todo vapor. Essas festas são a oportunidade perfeita para reconhecer colaboradores e equipes que mais bateram metas em 2019, com presentes como caixas de bombons finos, caixas de alfajores, mochilas para notebook, caixa de som ou kits de queijos finos e vinhos.
5- Bonificação de final de ano: As bonificações salariais ainda são incentivos vivos dentro das organizações. Premiar os colaboradores que bateram metas ao longo do ano, com um acréscimo de salário no mês de dezembro, como um percentual sobre o lucro da empresa o qual eles ajudaram a obter, intensifica sua motivação para superar as expectativas para o próximo ano.
Os efeitos do reconhecimento
Quando as pessoas percebem seu valor dentro da organização, elas transformam o ambiente em um lugar positivo e colaborativo. Aos colaboradores, os efeitos são mais psicológicos uma vez que a oferta de autonomia, reconhecimento e participação eleva seu nível de excelência em produtividade e satisfação, colocando a empresa em maior patamar de competitividade no mercado.
O reconhecimento também pode vir por meio da gratidão, oferecendo a determinado colaborador, ou a todos que fazem parte da equipe, uma frase de incentivo dessa forma: “Agradeço pelo seu esforço e profissionalismo, e me sinto honrado(a) e satisfeito(a) em trabalhar com alguém que busca a evolução e a superação a cada dia”.
Quando chega a hora de celebrar a chegada de mais um ano, os desafios se transformam em grandes oportunidades de crescimento e realizações nos negócios.