Como Valorizar os Colaboradores da Sua Empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Valorizar os colaboradores é o segredo para impacto positivo na sua empresa

Saber como valorizar os colaboradores dentro de uma organização é essencial para ter uma equipe mais focada e empenhada a conquistar resultados.

É necessário sempre demonstrar respeito a todos aqueles que fazem parte da empresa e apontar suas qualidades não apenas com salários e pacotes de benefícios, mas sim com um ambiente agradável, onde haja oportunidade para cada funcionário poder se desenvolver e sentir-se realmente importante.

Além disso, o clima do trabalho contagia. Um local que sabe valorizar os colaboradores cria um ambiente mais integrado e eficiente. Afinal, com colaboradores valorizados e, portanto, empenhados a “vestir a camisa” da empresa, a equipe toda acaba por se sentir mais motivada e unida a atingir metas – o que reflete em maior produtividade.

Pensando nisso, a Laços Corporativos mostra como a valorização dos colaboradores na cultura do seu negócio traz grandes benefícios!

Aumente o comprometimento

O descomprometimento é o principal responsável por constantes ausências no trabalho (absenteísmo). Com isso, a carga total de horas trabalhadas cai, o que causa maior rotatividade de pessoal e menor crescimento da empresa.

Segundo estudo divulgado em abril deste ano pela Gallup, empresa americana de pesquisa de opinião, menos de 13% dos funcionários no mundo todo se consideram engajados com o ambiente de trabalho.

A falta de engajamento ocorre, principalmente, devido à sobrecarga de atividades, desinteresse profissional, duplas jornadas e falta de reconhecimento.

valorizar-os-colaboradores-

Mas o problema não para aí: a ausência de comprometimento de um funcionário pode afetar os demais colegas. O clima negativo no ambiente de trabalho atrapalha qualquer profissional, mesmo aquele que se empenha em dar o melhor no que faz.

Sua empresa deve, então, preocupar-se com bem-estar de seus colaboradores, fazendo com que não se sintam pressionados pelas tarefas diárias, mas sim parte de um time, com objetivos claro.

Além disso, invista em momentos de relaxamento e descontração dentro da organização, como almoços coletivos, happy hour, um dia de massagem gratuita e atividades do tipo. Isso faz com que renovem as energias, estejam interligados uns com os outros, e tenham maior concentração e motivação para suas atividades.

Descubra novos talentos

Apesar de terem diferentes responsabilidades, cada colaborador tem habilidades a agregar na organização que muitas vezes podem ser ainda mais exploradas.

Oferecer novas oportunidades a seus funcionários pode, além de ampliar a motivação, fazer com que você e sua organização descubram novos talentos antes não desvendados.

Com esta descoberta, é possível estender as habilidades dos colaboradores para novas possibilidades, fugindo da monotomia de certas funções que podem ser repetitivas.

Para isso, forneça treinamentos aos colaboradores para expandir seus conhecimentos e permita-os participar de eventos – como, por exemplo, trabalhos voluntários e concursos desenvolvidos pela empresa, atividades esportivas.

Quem sabe assim você não pode, até mesmo, descobrir que um funcionário que atua com engenharia, por exemplo, tem grande facilidade em expor ideias e conseguiria facilmente atender um cliente com um projeto relacionado à área?

Comemore as conquistas

A atuação dos colaboradores é no dia a dia da empresa e, para isso, celebrar desde as pequenas até as grandes conquistas alcançadas é a chave para a motivação.

O que acha de fazer alguma ação especial quando sua equipe atingir um grande desafio? Desde elogiar publicamente até organizar uma festa, qualquer estilo de celebração é válido para mostrar o quão grata a empresa é e como é importante valorizar os colaboradores que ultrapassaram um difícil objetivo.

Datas comemorativas também são excelentes para valorizar os colaboradores, pois demonstram que sua empresa enxerga os funcionários como diferenciais ao sucesso e, por isso, presta homenagens a eles – seja com comemorações ou presentes.

Colocar a questão humana acima de outros itens faz com que organizações tenham políticas de gestão mais estruturadas, equipes mais engajadas e maior crescimento da empresa quanto um todo.

Cuide de seus colaboradores

Para que um colaborador esteja engajado e, portanto, comprometido com a organização é preciso estabelecer uma ligação afetiva com ele, reconhecendo seus valores.

Empresas que realmente valorizam seus funcionários fazem com que, ao saírem em licença (por maternidade, paternidade, doença ou demais motivos), não tenham medo de perderem seus empregos quando retornarem. Isso porque prevalece a preocupação humana, acima de capital financeiro e de status no mercado.

A empresa, portanto, retém e engaja seus colaboradores ao investir em conforto e segurança aos mesmos, para que tenham focos nas suas atividades pessoais sem preocupações, quando necessária licença.

Organizações com este cuidado tendem a ter funcionários apaixonados pelo ambiente de trabalho e, assim, ainda mais motivados a construir carreira na empresa e fortalecê-la.

A Laços Corporativos sabe que pequenos modos de demonstrar aos seus funcionários o quão importante eles são durante o dia a dia e em ocasiões especiais é a motivação para que continuem desempenhando um ótimo trabalho.

Colaboradores satisfeitos refletem resultados positivos: afinal, se transformam em profissionais engajados, em sintonia com a empresa que atuam! 

 

2019-03-13