Conheça dicas simples para desenvolver a resiliência no trabalho e ser mais produtivo

Tempo de leitura: 3 minutos

A palavra resiliência vem do latim “resiliens” e é um daqueles conceitos com aplicação em diversos segmentos e significa, basicamente: “capacidade de voltar ao estado normal após alguma situação crítica ou anormal”.

Na psicologia, representa a habilidade que uma pessoa tem de lidar com seus problemas, vencer obstáculos não cedendo à pressão, independentemente da circunstância pela qual esteja passando”. A boa notícia é que esta é uma característica que tanto pode ser inata, quanto aprendida. E nós, da Laços Corporativos, selecionamos seis dicas de como se tornar mais resiliente, sobretudo no trabalho. Confira:

  • Conheça-seConheça dicas simples para desenvolver a resiliência no trabalho e ser mais produtivo

O autoconhecimento é algo fundamental para que os profissionais tenham plena consciência de suas qualidades, de quais pontos precisam trabalhar, suas limitações e medos. Desta forma, é possível desenvolver novas competências e habilidades que ajudarão a lidar, mais facilmente, com as mais diversas situações desafiadoras que sempre surgem no cotidiano.
Outro ponto importante é que, por meio do autoconhecimento, fica mais fácil tomar decisões importantes, sendo mais assertivo, o que contribui muito para o destaque no mundo corporativo.

  1. Desenvolva a inteligência emocional equilibrando as emoçõesConheça dicas simples para desenvolver a resiliência no trabalho e ser mais produtivo

Ser emocionalmente inteligente significa ter as emoções e sentimentos sob controle e, com isso, conseguir enfrentar quaisquer circunstâncias de forma segura e equilibrada.

 

  1. Pense positivamenteConheça dicas simples para desenvolver a resiliência no trabalho e ser mais produtivo

Sabe a história de que a ideia de um copo meio cheio ou meio vazio depende, unicamente, do ponto de vista de cada um? Pois então, procure enxergar as situações sob uma óptica positiva, percebendo os problemas e desafios como oportunidades de crescimento trabalhando para, não apenas encontrar uma solução, bem como entender os aprendizados inerentes às circunstâncias “aparentemente” adversas.

Além disso, o otimismo é uma ferramenta fundamental para que uma pessoa não desista de um objetivo ou não se abata frente a um problema.

  1. Desenvolva a flexibilidadeConheça dicas simples para desenvolver a resiliência no trabalho e ser mais produtivo

A água, quando não consegue ultrapassar um obstáculo, contorna-o e continua seguindo seu curso. O desenvolvimento da flexibilidade está muito ligado tanto a isso quanto à capacidade anterior. É também uma ferramenta auxiliar para que, ao invés de lamentar por algo que não tenha saído conforme o esperado, se consiga enxergar novas formas de lidar com as mais diferentes situações e colocar em prática as lições que são sempre aprendidas.

  1. Seja inventivo e colaborativoConheça dicas simples para desenvolver a resiliência no trabalho e ser mais produtivo

Use e abuse da criatividade para resolver problemas no trabalho e propor soluções, principalmente nos momentos mais difíceis. Empreenda e mostre sua força interior tanto aos seus líderes quanto aos colegas, colaborando com todos na busca pelos resultados.

  1. Aprenda a lidar com as críticas

No momento de receber um feedback, procure ouvir com atenção, analisando os pontos negativos para entender se realmente já os conhecia ou se são novidades para você. É importante refletir sobre formas de tornar os pontos negativos em positivos.

Perceba que ninguém nasce pronto e há sempre novas habilidades a serem aprendidas que o tornarão não apenas um profissional melhor, como também um ser humano melhor, cumprindo sua missão tanto no trabalho quanto na vida pessoal da melhor forma possível.

A flexibilidade é importante neste processo de desenvolvimento da resiliência, pois ela nos ajuda a não ficarmos focado apenas no caminho que planejamos, uma vez que estamos, a todo momento, passíveis de surpresas ao longo da jornada.

Laços Corporativos