Tempo de leitura: 4 minutos
Faz sentido para você, gestor de RH, procurar candidatos para a sua empresa no Linkedin? Hoje faz sentido para muitas organizações buscar profissionais nesta rede social, assim como pesquisar informações de pessoas e outras empresas, ou buscar referências.
Esta atuação estratégica faz parte do RH 4.0 que a tecnologia trouxe para dentro das empresas como forma de atualizar e inovar sua gestão de pessoas. Para você conhecer mais benefícios (para a sua organização) do RH 4.0, leia este artigo que a Laços Corporativos publicou aqui no Blog.
Nos dias de hoje é mais fácil divulgar vagas via sites e blogs específicos como banco de vagas ou em redes sociais, gratuitamente. Essa execução baixou os custos com recrutamento e seleção, e trouxe mais agilidade a esses procedimentos.
O Linkedin – É uma rede social criada para relacionamentos profissionais. É uma das melhores ferramentas para um usuário criar seu próprio currículo online, encontrar trabalhos, adquirir conhecimento e fazer networking. Às organizações, estão disponibilizados recursos como anúncios de vagas, publicações de informações sobre a empresa, fazer parcerias e muito networking.
Todas essas possibilidades estão disponíveis para membros que fazem uso do Linkedin de forma gratuita. Para quem investe em uma conta Premium, as funcionalidades e possibilidades aumentam bastante.
Esta plataforma foi lançada em 2003, e hoje já está em 200 países, batendo a marca dos 600 milhões de usuários, e destes, mais de 300 milhões são brasileiros. Disponível em 24 idiomas, sua abrangência permite conexões com empresas e profissionais do mundo todo, e que sejam altamente relevantes para qualquer negócio.
O maior propósito do Linkedin é conectar profissionais e empresas.
Sendo assim, esta é a rede social que você precisa tanto para se desenvolver profissionalmente, como para atrair profissionais para a sua empresa. Por isso, vamos oferecer algumas dicas eficientes de como utilizar o Linkedin a favor do setor de recursos humanos da sua corporação.
Sua empresa já tem uma company page?
Usuários têm um perfil e empresas têm company page no Linkedin. Criar e manter atualizada a company page da sua empresa ajuda seu marketing a construir uma audiência digital relevante, tornando sua empresa autoridade, permitindo que mais pessoas a conheçam e saibam sobre sua atuação no mercado.
Por isso, otimize e atualize sempre, publicando informações institucionais, posts informativos, publicações do Blog e do site, materiais ricos como eBooks, podcasts, vídeos, infográficos, entre outros, além de fazer anúncios de vagas.
Faça anúncios das vagas da sua empresa
O Linkedin oferece o recurso de criar anúncios de vaga online os quais divulgam cargos que estão disponíveis em empresas. Essas oportunidades de trabalho podem ser publicadas em posts ou em anúncios para toda a rede, e são recomendadas aos candidatos por meio da opção “Vagas que podem ser do seu interesse”.
Ao fazer um anúncio de vagas é possível selecionar o cargo, a localidade, tipo de emprego, nível de experiência, fazer uma descrição detalhada da vaga e as competências necessárias. Pode ainda, escolher as formas dos profissionais se candidatarem e outros detalhes como faixa salarial. Os anúncios podem ser gerenciados e editados ao longo do período anunciado, bem como obter informações das pessoas que visualizam a vaga e analisar os candidatos.
Se envolva em grupos
Esteja envolvido com os recursos que o Linkedin oferece, participando de grupos da área de RH e do mercado o qual sua empresa pertence. Esta é uma forma de engajar sua empresa, ter visibilidade e buscar profissionais especialistas quando precisar. Por meio dos grupos é possível se manter ativo ao participar de discussões pertinentes, contribuir com conhecimentos e compartilhar conteúdos importantes.
Ainda tem a chance de conhecer pessoas para contratações mais qualificadas, encontrar bons fornecedores e realizar boas parcerias. Incentive seus colaboradores a seguirem sua empresa no Linkedin, como forma de alavancar o número de seguidores e o engajamento da sua empresa dentro desta rede social.
Siga pessoas influentes e outras empresas

Seguir pessoas influentes e outras empresas é uma das formas de se manter atualizado quanto ao que estão realizando e quanto às tendências do seu mercado ou de outros setores. Existem muitos influencers com vasta experiência que divulgam conteúdos relevantes por meio de artigos, postagens e dicas importantes sobre gestão de pessoas e de negócios.
Utilize a busca de forma eficiente
A barra de busca do Linkedin permite pesquisar pessoas, empresas e influenciadores por meio de palavras-chaves que podem ser habilidades, competências e o nome de cargos, de pessoas ou de empresas. É a forma mais rápida de procurar informações nessa rede social.
O Linkedin já se tornou uma ferramenta estratégica por gerar excelentes resultados para empresas e pessoas ao redor do mundo. No caso das empresas, muitas já se utilizam dele para estabelecer presença digital significativa e assim vender mais, atrair seguidores ou recrutar profissionais.