Diversidade nas empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Diversidade e inclusão: as boas práticas que a sua empresa pode realizar.

Promover boas políticas de diversidade dentro da sua empresa, aumenta a produtividade dos seus colaboradores.

Empresas com índices altos de diversidade de gênero, têm 15% mais chances de obter resultados acima da média em seu ramo de atividade, assim como empresas com índices altos de diversidade de raça, têm 35% mais probabilidade de obter melhores resultados em seu ramo de atuação. Esses são dados levantados pela McKinsey & Company, divulgados no Portal da Revista Carta Capital. 

Muitas pessoas ainda não entendem, mas a diversidade é um tema muito relevante para os negócios (e para tudo, na verdade), e isso é comprovado por estudos feitos pela Harvard Business Review, também divulgados por esse mesmo Portal, onde é demonstrado que empresas que têm pelo menos uma pessoa em sua equipe, da mesma raça ou etnia que seu cliente, têm 152% mais chance de compreender de forma mais aprofundada esse cliente.

O grau de importância da diversidade dentro de uma empresa é tanto que amplia as possibilidades, em termos gerais, para que essa companhia cresça, tornando também, as pessoas mais flexíveis. Isso já não é mais novidade, mas é um assunto que precisa ser pauta para incentivar a adesão de todas as empresas.

Abrindo portas para a diversidade

Companhias que promovem a valorização e a gestão de inclusões diversificadas, têm muitos benefícios, e eles não são só financeiros. Pode-se incluir aí, todo um lado psicológico e cultural, onde as pessoas só ganham, fazendo parte de uma equipe onde há pluralidade racial, cultural, de gênero ou de deficiência.

A Laços Corporativos entende a relevância dessas inclusões, e quer ajudar você a compreendê-las, para assim ter meios de promover a diversidade em sua empresa. Inclusive, em apoio a essa questão, desenvolvemos um produto especial: o Kit Bebê Personalizado Bege.

2018-01-11-3

Esse Kit, usado para presentear colaboradores que acabaram de ser mamães ou papais, além de ser personalizado com o logotipo da sua empresa, tem produtos de sua escolha, para se adaptar melhor ao perfil dos seus colaboradores, e junto a ele, criamos a campanha: “Nós acreditamos no bege!”, com todos os produtos na cor bege, como forma de fortalecer o discurso da diversidade de gênero dentro das empresas, inclusive, quebrando valores mais antigos onde uma cor é responsável por representar um gênero.

Hoje, muitas empresas passaram a adquirir esse Kit, anteriormente, sempre adquirido nas cores rosa ou azul, na cor bege, mostrando sua adesão às questões de gênero.

O importante, é que assim como a Laços percebeu a importância de estar presente nessa questão, você não deixe de considerá-la na gestão de sua empresa.

Mais impactos positivos

Os talentos também são diversos, e não importa a sua origem, nem gênero. Conseguir retê-los é extremamente significativo para uma empresa, já que esse é um dos ativos mais valiosos de uma companhia. Veja mais alguns impactos positivos da gestão da diversidade no meio corporativo:

  • Empresas com pessoas de etnias, culturas e gêneros diferentes em seu quadro de funcionários, têm mais chances de entrar em concorrências de mercado.
  • Melhora a produtividade dos colaboradores que têm em si, um sentimento de pertencimento, podendo mostrar quem realmente são, sem medo de preconceitos,  aumentando assim, sua motivação e comprometimento com a função.
  • 76% dos funcionários de empresas que têm políticas de valorização da diversidade, dizem ter mais espaço para expor suas ideias e inovar no trabalho. Dado relevante divulgado no Portal da Harvard Business Review
  • Ajuda as pessoas a se tornarem mais flexíveis em sua vida pessoal.

cheerful business group having monthly meeting

Como lidar com a diversidade dentro da sua empresa?

Agora que você conhece os benefícios e impactos positivos que a inclusão de pessoas diversas dentro da sua empresa empresas gera, saiba como você pode promover essa cultura dentro da sua empresa.

  • Criar programas de diversidade, dando oportunidade e desenvolvendo a capacidade dos colaboradores, fornecedores e parceiros.
  • Promover um ambiente inclusivo, realizando eventos como palestras, treinamentos e workshops sobre o assunto para a conscientização das pessoas.
  • Criar campanhas de comunicação interna, utilizando os canais internos e externos para a compreensão da inclusão diversa.
  • Promover atividades filantrópicas entre os colaboradores.
  • Colocações em cargos de liderança para pessoas de raças, etnias, credos e gêneros diferentes.
  • Manter benefícios iguais entre os colaboradores.

2018-01-11-2

E, para te ajudar com ainda mais ideias, de como, em diversas ocasiões, permanecer promovendo a diversidade, visite nosso site ou nossas redes sociais para conhecer nossos produtos.

Laços Corporativos