O DIA A DIA DAS MULHERES NO MUNDO CORPORATIVO.

Tempo de leitura: 1 minuto

Cada vez mais as corporações têm buscado transformar o ambiente de trabalho para que ele seja igualitário, diminuindo as diferenças entre gêneros.  Neste sentido, muitas empresas estão adotando programas de desenvolvimento de liderança para mulheres.

A Bloomberg elabora um Índice de Igualdade de Gênero nas Empresas e analisa companhias que adotaram medidas para valorizar as mulheres e promover a igualdade no ambiente de trabalho. Mais de 200 empresas participaram do estudo e a publicação de 2019 constatou que houve um aumento de 40% no número de mulheres presentes em cargos executivos.

Medidas tomadas por algumas empresas também estão contribuindo para melhorar este índice. Benefícios não-financeiros como home office, horário flexível, licença-maternidade estendida, além de auxílio creche, berçário, lactário e seguro saúde específico cada vez mais são adotados pelas corporações.

Outra maneira de garantir equidade de forma indireta é estender os benefícios ligados à família para os homens, como a licença-paternidade por 6 meses, por exemplo, contribuindo para que menos mulheres estejam sujeitas ao desaceleramento ou mesmo paralização das suas carreiras. Algumas empresas já saíram na frente oferecendo esse benefício.

Uma iniciativa que vem ganhando força nas empresas são os treinamentos, palestras e grupos de discussão para que os homens aprendam a lidar e respeitar a mulher no local de trabalho. Por uma questão cultural, alguns homens estão acostumamos a se impor diante das mulheres. Essa postura transferida para o ambiente corporativo pode inibir e afastar profissionais extremamente talentosas.

Ainda falta bastante, mas estas e outras atitudes têm colocado algumas corporações à frente, promovendo ambientes mais igualitários, valorizando e respeitando as mulheres.

E a sua empresa, já começou a colocar essas boas práticas em ação?

8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Conheça o trabalho da Laços Corporativos