Transformação Digital: conheça as habilidades mais buscadas pelas empresas

Tempo de leitura: 3 minutos

A revolução tecnológica é uma realidade e vem modificando de forma definitiva a forma de fazer negócios, fazendo com que as companhias utilizem inúmeras ferramentas modernas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e o modo como se comunicam com o público, entre outros quesitos.

A tudo isso, damos o nome de “transformação digital”, o que requer dos profissionais, não apenas a adaptação às tecnologias inovadoras, como também o desenvolvimento de novas habilidades.

Confira as oito mais buscadas pelas empresas:

  • Habilidade de se comunicar adequadamente

    Transformação Digital: conheça as habilidades mais buscadas pelas empresas

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, é fundamental não apenas ter a capacidade de conversar, como também saber usar as mais variadas ferramentas de comunicação para interagir com os diversos públicos de uma empresa.

  • Foco no cliente

Complementando a habilidade anterior, a tecnologia mudou a forma de se relacionar com os clientes. As empresas, por exemplo, usam as redes sociais para interagirem com os seus clientes e para saberem como melhor atendê-los. Desta forma é fundamental que os profissionais que desejam se destacar tenham habilidade para oferecer não apenas soluções online, como também, enviar ao cliente respostas ágeis e, com isso, proporcionar boas experiências ao público, fidelizando-o, se possível.

Organizar o tempo para dar conta de todas as demandas, trabalhando em casa ou no escritório, é fundamental para um profissional que deseja alcançar o sucesso na profissão. Desta forma, a capacidade de trabalhar nos mais diversos horários é uma capacidade muito buscada pelas empresas.

  • Colaboração e saber trabalhar em equipe

    Transformação Digital: conheça as habilidades mais buscadas pelas empresas

Ninguém é uma ilha e esta máxima é também fundamental no mercado de trabalho, até mesmo porque, com a transformação digital, o compartilhamento de informações entre os diversos membros de uma equipe acontece o tempo todo.

Com isso, profissionais que têm habilidade de colaborar com os colegas, agir em equipe, buscando alcançar os objetivos da organização são os mais requisitados.

  • Liderança

A transformação digital veio quebrar o paradigma do líder tradicional que se postava acima dos demais, distribuindo ordens sem participar diretamente do trabalho da equipe. Atualmente, com a horizontalização das companhias, um bom líder é aquele que segue junto com a equipe, atuando diretamente e em conjunto com seus liderados.

Ou seja: o gestor deixou de ser o dono absoluto do saber e deve contar com a colaboração constante dos colegas para a identificação de novas oportunidades e possibilidades de resolução de problemas.

  • Atualização constante

    Transformação Digital: conheça as habilidades mais buscadas pelas empresas

Mais do que desejada a vontade de se atualizar constantemente é necessária já que a tecnologia está em constante evolução, com a criação de novas ferramentas. A partir daí, o profissional precisa conhecer as inovações para que seu conhecimento não fique defasado. Acompanhando a onda da tecnologia, uma boa sugestão são os cursos online que apelam para a flexibilidade e a comodidade.

  • Capacidade de empreender e inovar

Outra habilidade muito desejada pelas empresas que estão em plena transformação digital é a capacidade que um colaborador tem de ser um empreendedor interno. Isso significa que este profissional é capaz de procurar melhorias, realizando suas tarefas de uma forma melhor e mais otimizada.

  • Pró-atividade e criatividade

    Transformação Digital: conheça as habilidades mais buscadas pelas empresas

Complementar à anterior, ser proativo é uma habilidade muito desejada. Ter colaboradores que tomam iniciativas antes mesmo que as ordens cheguem e que identifiquem novas formas de desenvolver suas funções, sempre colaborando para o sucesso da empresa é algo que toda companhia quer.

Laços Corporativos