Junho Vermelho na empresa: como apoiar essa causa?

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Junho Vermelho é o mês de conscientização da importância da doação de sangue. Veja aqui por que e dicas de como começar uma campanha na empresa.

Criada em 2015 pelo Ministério da Saúde, Junho Vermelho é uma campanha nacional de conscientização para estimular a solidariedade e incentivar a doação de sangue. O mês de junho é quando há maior escassez nos bancos de sangue no Brasil, por isso é tão importante que todos, inclusive as empresas, estejam envolvidos em fortalecer essa causa.

Por que fazer a Campanha Junho Vermelho na empresa?

Mais do que oferecer bons produtos e serviços, é cada vez mais esperado que as empresas desenvolvam campanhas de apoio às causas sociais. Isso não só é um diferencial competitivo para o consumidor, como também para profissionais que buscam trabalhar em locais que se preocupam com o bem-estar da sociedade como um todo.

De acordo com a Millennial Careers: 2020 Vision, a geração millenium, que corresponde a 50% da força laboral atualmente, prefere trabalhar em empresas com propósito e considera a Responsabilidade Social um dos critérios mais importantes na hora de escolher um emprego. Nesse sentido, iniciativas corporativas que fomentam a solidariedade, como o Junho Vermelho, fortalecem a imagem da empresa como Marca Empregadora (Employer Branding). 

Além disso, a solidariedade nas empresas também está ligada a um maior engajamento dos colaboradores. Segundo uma pesquisa da Santo Caos, colaboradores que realizam trabalho voluntário são 16% mais engajados do que os que não fazem.

Portanto, incentivar a campanha Junho Vermelho na empresa é importante para:

  • Aumentar a satisfação das pessoas e da empresa em poder contribuir com uma campanha que salva vidas;
  • Melhorar a imagem da empresa como Marca Empregadora (Employer Branding);
  • Aumentar o engajamento e bem-estar dos colaboradores;
  • Reforçar a imagem positiva da empresa entre clientes e parceiros.

Passo a passo para doação de sangue

O procedimento da doação de sangue é bem rápido, leva cerca de 40 minutos para ser realizado, e o corpo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Assista esse vídeo para entender o passo a passo para doação de sangue:

O que diz a CLT sobre a doação de sangue

O colaborador que doar sangue tem direito a se ausentar por um dia no trabalho. Essa ausência é garantida por lei, reforçando a importância da doação de sangue não só no mês de junho, mas no ano todo.

Segundo o inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Dicas para começar a campanha Junho Vermelho na Empresa

Hora de colocar a mão na massa! Listamos aqui algumas dicas para começar a campanha Junho Vermelho na empresa e engajar os colaboradores nessa causa.

  • Envie um e-mail convidativo – Escreva um e-mail para os colaboradores informando sobre o Junho Vermelho na empresa. Explique as razões pelas quais essa campanha é importante, informe que a ausência no trabalho para doação de sangue é prevista em lei e que a empresa apoia essa causa! É possível extrair insights no próprio site do governo. Confira aqui.
  • Use os canais internos de comunicação – Use os canais internos de comunicação para comunicar as pessoas sobre a campanha Junho Vermelho na empresa. Disponibilize as informações em formatos diferentes para cada canal, como vídeo na rede social ou TV corporativa, banner no jornal mural e lembretes nas newsletters. Divulgue amplamente para maior sucesso!
  • Convoque as lideranças – Convoque os gestores da empresa para reforçar o convite em seus departamentos. As lideranças também podem ajudar na organização de turmas para doação de sangue coletiva em dias previamente estabelecidos. 
  • Incentive com um brinde personalizado – Ofereça um brinde personalizado para as pessoas que toparem participar da campanha, como uma plaquinha de metal, uma medalha, um chaveiro ou um porta-compridos, por exemplo. Confira mais ideias de brindes no nosso Guia de Brindes Personalizados.
  • Pontos na Gamificação – Se a empresa usa a estratégia de gamificação, poderá dar pontos extras para quem participar da campanha Junho Vermelho.
  • Divulgue e amplie o alcance – Peça autorização das pessoas para divulgar as fotos da ação nos canais de comunicação da empresa. O RH também pode incentivar que os colaboradores publiquem sua foto na rede social corporativa.

Por fim, mensure o resultado e o engajamento da campanha por meio da entrega dos brindes e de uma pesquisa interna. Ouça seus colaboradores e use essas informações para melhorar a campanha a cada ano! E lembre-se: o Junho Vermelho é só mais um incentivo, doar sangue salva vidas o ano todo! Sempre que possível, relembre essa prática na empresa.
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Gostou dessas dicas? Conta pra gente o que você já fez ou irá fazer na sua empresa nos comentários.

Você já ouviu falar em Employee Experience e Employer Branding? Os dois conceitos estão em alta e é muito importante compreendê-los a partir daqui. Vem que a gente te explica!

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