Setembro Amarelo: 7 ideias para conscientizar seus colaboradores 

Setembro Amarelo: 7 ideias para conscientizar seus colaboradores 

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A saúde mental nunca foi tão importante como depois de dois anos vivendo uma pandemia global. Saiba aqui como conscientizar seus colaboradores neste Setembro Amarelo!

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. A saúde mental e o equilíbrio emocional dos colaboradores de uma empresa são diretamente afetados pelo trabalho, e o departamento de RH de todas as empresas deve estar muito atento a esses dois pontos. Conheça aqui 7 ideias para conscientizar seus colaboradores neste Setembro Amarelo.

Por que amarelo? A cor é apenas uma representação, que começou através da ação feita por um casal em 1994 depois que seu filho Mike Emme cometeu o suicidio aos 17 anos. O jovem mecânico era apaixonado por carros e ganhou o apelido de Mustang Mike depois de restaurar um Mustang 68 e pintá-lo de amarelo.

Ansiedade e depressão são duas das principais causas de afastamento de profissionais no mercado de trabalho. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os pedidos de afastamento por depressão aumentaram em 30% só em 2020, ano de início da pandemia de Covid-19. 

Os acontecimentos causados pela pandemia global estimularam muitos a fazerem uma reflexão quanto à qualidade de vida e bem-estar. Por isso, as empresas não podem ficar para trás e o departamento de RH deve estimular todos os colaboradores a cuidarem da saúde mental, e promover ações para isso. 

Confira agora 7 ideias voltadas para o Setembro Amarelo:

1. Dia do Amarelo

Organize um dia no mês de setembro para enfeitar o escritório de amarelo e incentive seus colaboradores a usarem a cor temática. Para melhorar, que tal presenteá-los com um mimo amarelo também? Veja aqui algumas ideias de presentes corporativos para agregar ao Dia do Amarelo.

2. Palestras

Os transtornos mentais são assuntos pouco abordados dentro das empresas por serem um tabu dentro de toda nossa sociedade. É fundamental criar um diálogo aberto sobre os diversos temas relacionados ao Setembro Amarelo através de palestras ou rodas de conversa com especialistas convidados. Temas como: ansiedade, sono, estresse, etc.

3. Kit informativo

A conscientização ao redor do tema também pode ser feita através de uma comunicação interna bem trabalhada ao longo do mês de setembro. Crie um storytelling relacionado à saúde mental, e aproveite para gerar engajamento dos colaboradores através de um quiz com curiosidades e fatos interessantes. Adicione ao kit informativo um brinde relacionado à saúde mental, como uma bola antiestresse, por exemplo. 

4. Sessão de Yoga

No escritório ou no home office, organize uma sessão de Yoga com o seu time para que todos possam relaxar juntos. Estudos sugerem que práticas que trabalham corpo e mente ajudam a reduzir a pressão sanguínea, além dos níveis de estresse nos músculos. Uma sessão de Yoga pode ajudar a frear a resposta do corpo ao estresse, ativando o sistema nervoso por meio da respiração profunda e do relaxamento.

5. Treinamentos para reconhecer sinais

Os sinais de suicídio podem passar despercebidos facilmente, e por isso é importante mostrar como reconhecê-los para ajudar ao próximo. Conte com o auxílio de profissionais da saúde para abordar temas como: orientação de alguém que nega ajuda, como reconhecer sinais e comportamentos suicidas, e como proceder se alguém próximo estiver pensando em suicídio.

6. Rede de Suporte

O RH de toda empresa deve ser um local seguro para os colaboradores. Nesta campanha, mais do que no dia a dia, todos devem saber que podem contar com o departamento e seus indivíduos para conversarem e, principalmente, se sentirem apoiados e acolhidos. Mantenha um canal de comunicação aberto e confidencial para que os colaboradores possam pedir ajuda e expressar suas emoções, sempre.

7. Roda de Reconhecimento

Deixe claro a importância de cada colaborador, fazendo com que eles sintam que têm valor dentro da organização. Usar ferramentas de reconhecimento é uma forma de incentivar que tanto líderes quanto colegas reconheçam a importância um do outro. O feedback 1:1 também é um momento de conversa entre líder e liderado em que é interessante perguntar sobre vida pessoal para identificar possíveis problemas.

__________________________________

Lembrando que toda conscientização acerca da importância da saúde mental e da valorização da vida pode ser feita de forma leve, descontraída e otimista! A ideia aqui é tornar o mês de setembro mais leve para todos.

Você sabia que o salário emocional tem como resultado a melhoria da saúde mental dos colaboradores e a prevenção de doenças como o burnout? Entenda aqui o que é salário emocional e porque investir nele!

CVV (Centro de Valorização da Vida): funciona 24 horas, 7 dias por semana e seu número para contato é o 188.

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience