7 coisas que você precisa saber sobre a SIPAT

7 coisas que você precisa saber sobre a SIPAT

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Segurança no trabalho é um tópico importante para o departamento de RH de toda empresa. Veja aqui 7 fatos interessantes sobre a SIPAT que podem ajudar sua organização.

Saúde e segurança no trabalho são dois pontos básicos e imprescindíveis para toda empresa. A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) tem como principal objetivo capacitar e conscientizar os colaboradores a fim de evitar acidentes de trabalho. Quanto mais informação e preocupação com a segurança por parte da empresa, mais seguros estão os colaboradores, gerando uma relação de confiança. Vamos entender tudo sobre a SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho está prevista pela legislação brasileira do trabalho, sendo uma medida obrigatória da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Não existe um número mínimo ou máximo de funcionários necessários para a realização da SIPAT segundo a lei 13.174/01.

Para despertar o olhar crítico dos seus colaboradores quanto à segurança no trabalho, é preciso entender tudo sobre a SIPAT, antes de organizá-la. Para te ajudar, separamos 7 coisas que você precisa saber sobre o assunto.

Qual a diferença entre SIPAT e CIPA?

A CIPA é um grupo formado por colaboradores da empresa, que tem como objetivo trazer melhorias para o ambiente de trabalho, focando na saúde e na segurança de todos. A SIPAT faz parte das ações e responsabilidades da CIPA. A semana de eventos realizados dentro de uma empresa só é possível com o auxílio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Resumindo, a CIPA é a comissão que realiza e organiza o evento SIPAT.

O que significa acidente de trabalho?

São considerados acidentes de trabalho aqueles que acontecem durante o exercício do trabalho a serviço da empresa, e que provocam lesão corporal ou perturbação funcional. Para confirmar um acidente de trabalho, é necessária uma perícia médica realizada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Quanto tempo dura uma SIPAT?

Apesar do termo “Semana” fazer parte da sigla SIPAT, o evento pode ser organizado da melhor maneira considerada pela CIPA, ao longo do ano dividido em ações, em uma semana corrida, ou em qualquer período considerado efetivo para o intuito da ação.

Geralmente, a SIPAT é realizada em abril, por conta da campanha Abril Verde, que tem como objetivo conscientizar empregados e empregadores sobre a segurança no ambiente de trabalho.

Há um tema obrigatório para a SIPAT?

Não existe um tema obrigatório, porém o ideal é que a SIPAT abranja temas relacionados aos acidentes mais frequentes e os principais motivos de afastamento de funcionários. Para 2023, selecionamos 5 dicas de temas em alta para serem debatidos no evento de segurança:

  • Comportamento seguro e saúde mental;
  • Ergonomia;
  • Alcoolismo e Tabagismo
  • Dependência digital
  • Controle e inteligência emocional

Quais os benefícios da SIPAT?

O evento é benéfico tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Funcionários conscientes sobre as melhores práticas dentro do ambiente de trabalho tendem a ser mais responsáveis, causando menos problemas à organização, e a si próprios. Um ambiente de trabalho mais seguro traz também um melhor clima organizacional, e cria uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores.

Como organizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho?

É importante organizar a SIPAT com antecedência, definir as datas, locais, atividades e orçamento necessário. Os responsáveis pelo evento já estão selecionados dentro da CIPA, e devem definir o(s) tema(s) da semana, divulgar e motivar a participação dos colaboradores, procurar especialistas sobre os assuntos definidos, organizar todos os detalhes e, por fim, documentar as ações e coletar dados para avaliar a eficiência do projeto.

Como motivar a participação dos colaboradores na SIPAT?

Esse é um dos maiores desafios da comissão organizadora da SIPAT, já que muitos colaboradores encaram o evento como uma obrigação. Por isso, separamos 5 ideias para motivar o engajamento da equipe no projeto:

  • Permitir a sugestão de temas: inclua os colaboradores na seleção dos temas a serem discutidos.
  • Escolha temas com os quais os funcionários se identifiquem: a importância dos temas é determinante para a adesão. 
  • Coffee Break: a semana sobre segurança pode ser cansativa, e incluir pausas e momentos de descontração pode atrair mais pessoas. 
  • Inclua a participação da família dos funcionários: oferecer atividades para crianças e familiares também pode ser uma boa motivação.
  • Brindes: presenteie os colaboradores que participarem da SIPAT com brindes, que são sempre um ótimo atrativo.

____________________________________________________________________________________________________________

Entendendo tudo sobre a SIPAT, podemos concluir que, além de uma medida de segurança obrigatória, ela também é uma oportunidade para engajar seus colaboradores e explicitar assuntos relevantes para a saúde e bem-estar de todos. Não deixe de organizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho com atenção para ter sucesso no projeto!

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam