Atualmente, a experiência do colaborador é um dos maiores diferenciais competitivos de uma organização. Isto porque, mais do que benefícios ou salários, o que retém talentos tem sido, cada vez mais, como cada pessoa se sente ao longo da sua jornada dentro da empresa.
O fato é que, do início ao fim, cada detalhe importa, e o papel do RH é justamente conduzir essa passagem de maneira inovadora e estratégica para ser uma experiência agregadora para ambas as partes.
O RH como protagonista
Diante deste cenário, o RH deixou de ser apenas um setor operacional e, agora, também exerce função essencial no crescimento das empresas. Isto porque promover um ambiente saudável, inclusivo e estimulante, onde colaboradores tenham espaço para se desenvolver e se sentir parte de algo maior, se tornou responsabilidade dos recursos humanos.
Com essa nova função, o RH consegue transformar perspectivas em experiências reais que impactam diretamente no bem-estar, na produtividade e na retenção de talentos, fazendo com que os funcionários permaneçam por mais tempo na empresa, produzam com mais qualidade e engajem com a cultura da organização.
Mas vale ressaltar que, para que o RH assuma essa inovação, é preciso seguir uma abordagem estratégica baseada em três pilares fundamentais, sendo eles:
- Cultura Organizacional: com uma identidade organizacional clara, é possível criar senso de pertencimento e fazer com que os colaboradores se conectem aos valores da empresa rapidamente;
- Equipes de alto desempenho: apoiar e desenvolver pessoas, bem como potencializar e valorizar suas forças, é essencial para manter times engajados e produtivos;
- Valorização do indivíduo: reconhecer talentos individualmente aumenta a motivação e reforça a percepção de que cada profissional é peça-chave no crescimento da empresa.
A inovação em employee experience
Muitos gestores ainda acreditam que employee experience se resume a escritórios modernos, pacotes de benefícios ou políticas mais atrativas. Mas, mesmo que esses pontos sejam relevantes, eles não são suficientes. A satisfação plena dos funcionários vai além: envolve, também, um ecossistema de trabalho onde o colaborador se sente reconhecido, valorizado e conectado ao propósito da empresa.
E, para que esta inovação seja plena, é necessário ter uma cultura organizacional clara, autêntica e alinhada aos valores dos colaboradores, além de líderes que apoiam o crescimento individual e coletivo e a valorização da contribuição individual de cada funcionário na organização.
Isto porque, os colaboradores que notam estas oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e bem-estar tendem a entregar mais resultados e fortalecer a reputação da empresa no mercado, o que gera melhora no clima do ambiente, redução de erros ou retrabalho, além de reter talentos.
Contudo, é importante lembrar que a valorização não significa necessariamente apenas aumentos salariais. Ações simbólicas e personalizadas também têm grande impacto no vínculo saudável entre colaborador e empresa.
Kits de boas-vindas, presentes em momentos especiais, a exemplo da maternidade, promoções ou lembranças em datas comemorativas, também reforçam o cuidado da empresa e criam memórias marcantes na jornada profissional, essenciais para a inovação.
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Nós entendemos que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através dos nossos produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio.
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