Como usar o Outubro Rosa para reforçar a cultura organizacional

Outubro Rosa

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Com o mercado corporativo cada vez mais atento às necessidades humanas, campanhas de saúde como o Outubro Rosa vão muito além da conscientização médica. São, na verdade, ações estratégicas para reforçar os valores da empresa, demonstrando empatia e, acima de tudo, honrar o que temos de mais precioso: a vida. 

O Outubro Rosa é uma importante oportunidade para que as companhias mostrem, na prática, que se importam com o bem-estar físico e emocional de seus colaboradores. Quando a empresa investe tempo e recursos em ações voltadas à saúde, ela transmite uma mensagem clara de que cada um é importante para a companhia, especialmente se pensarmos que o câncer de mama afeta uma em cada oito mulheres durante a vida, mas quando diagnosticado precocemente, apresenta mais de 95% de chances de cura. 

Por isso, essa atenção reflete diretamente no clima organizacional e no fortalecimento da cultura da empresa, uma vez que ao se sentirem cuidados, os colaboradores tendem a ser mais engajados, leais e motivados. O impacto ultrapassa a ação pontual, reverberando no dia a dia, como um lugar saudável para se estar. 

Os benefícios em reforçar a cultura organizacional com ações como Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa tem sua importância pelo simples fato de ser o que é: a conscientização sobre o câncer de mama, mas para companhias, pode ser uma oportunidade de reforçar alguns valores imprescindíveis para a cultura organizacional, como o bem-estar e o cuidado com o ativo mais importante de um negócio: as pessoas. 

Empresas que têm essa atenção se destacam no mercado e na sociedade por investirem em responsabilidade social corporativa, ou seja, dão um passo além da lucratividade e aplicam tempo e recursos em ações éticas e humanas, bem como compromissos com práticas sustentáveis, essas medidas impactam positivamente a comunidade, o meio ambiente e, claro, as próprias equipes internas. 

As ações de responsabilidade social corporativa influenciam diretamente na tomada de decisões dos consumidores brasileiros e latino-americanos, segundo pesquisa da Sherlock Communications. O estudo revelou que 90% dos brasileiros concordam que práticas de responsabilidade social e ambiental impactam na opinião sobre empresas que operam no país, com 77% deles afirmando que só compram produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis. 

O papel do RH em iniciativas como Outubro Rosa

O departamento de Recursos Humanos é mais do que organizador de campanhas como a do Outubro Rosa nas organizações. Ele atua como um guardião da cultura organizacional e aproveitar essas iniciativas de conscientização para promover ações simbólicas, significativas e alinhadas com os valores da empresa, é fundamental. 

Algumas ideias que podem ser colocadas em prática:

  • Comunicação interna mais humanizada: mensagens que acolhem, que falam sobre prevenção de forma leve, respeitosa e empática, sem alarmismos, mas com informação clara e apoio real.
  • Ações simbólicas que criam conexão: decoração temática, rodas de conversa com profissionais da saúde, depoimentos inspiradores de colaboradores ou familiares que vivenciaram a doença.
  • Entrega de kits personalizados: mimos que demonstram carinho e cuidado, mensagens de apoio e material informativo, tudo pensado para reforçar o simbolismo da data e o compromisso da empresa com a saúde de sua equipe.

Quando essas ações são bem conduzidas, elas ajudam a construir um ambiente mais empático, colaborativo e humano. Demonstram que a empresa não enxerga seus colaboradores apenas como profissionais, mas como pessoas que têm suas histórias, desafios e sentimentos.

Em um momento em que pertencimento e propósito são palavras-chave para a atração e retenção de talentos, campanhas como o Outubro Rosa deixam de ser apenas datas no calendário e passam a ser poderosas aliadas da cultura organizacional.

Campanhas de conscientização são formas de promover ambientes saudáveis

Campanhas como Outubro Rosa promovem um ambiente de trabalho acolhedor e empático, reforçando o cuidado com a saúde e, ao falar de um ambiente de trabalho saudável, precisamos abordar sobre felicidade, afinal ela está diretamente ligada à produtividade, ao engajamento e à criatividade.

Um estudo da Universidade de Oxford, em parceria com a BT, revelou que trabalhadores felizes são 13% mais produtivos. As empresas, por sua vez, consideram o bem-estar dos empregados uma parte essencial na sua cultura organizacional. 

Ou seja, promover um ambiente de trabalho saudável não é mais um diferencial no mundo corporativo; é uma necessidade estratégica, visto que as companhias que investem no bem-estar de suas equipes colhem benefícios concretos como: custos de saúde menores, redução do absenteísmo e rotatividade e vê os índices crescendo em relação a atração de talento, por exemplo. 

Você conhece a Laços Corporativos?

Quer vivenciar essa experiência e proporcionar um olhar atencioso para sua equipe de colaboradores na campanha do Outubro Rosa? Então você precisa conhecer a Laços Corporativos, uma parceira completa, que oferece curadoria personalizada para o seu kit, armazenamento e logística facilitada. 

Montamos kits com itens úteis e mensagens de apoio, reforçando o cuidado e a atenção da empresa com um tema sensível e importante, mostrando a empatia e o acolhimento que a organização tem com o seu time. Além do kit, fazemos toda a gestão de entrega, sendo uma empresa facilitadora para o departamento de recursos humanos. 

No mercado desde 2013, nós desenvolvemos kits para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em todos os momentos, desde os marcantes e especiais, como os de conscientização.  

Nós entendemos que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através dos nossos produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio. 

Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma da sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um. 

Saiba mais sobre como podemos ajudar a escolher os melhores presentes corporativos para transformar a empresa em uma marca empregadora, atrair e reter talentos e fazer a diferença na vida de seus colaboradores.

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