O impacto dos kits corporativos no engajamento da geração Z 

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Conforme os resultados do estudo Engaja S/A, feito pela plataforma de RH e benefícios Flash em parceria com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, o desengajamento dos profissionais tem custado  cerca de R$ 77 bilhões por ano às empresas brasileiras.

Ainda conforme a pesquisa, mais de 40% dos colaboradores perdem de uma a duas horas de produtividade por conta da falta de motivação. E, entre os grupos etários, a Geração Z se destaca por ser a menos engajada: só 37% dos jovens profissionais se sentem motivados em suas funções.

Esse cenário se torna ainda mais preocupante se levar em consideração que, segundo a Deloitte, até 2030, 75% da força de trabalho global será composta por Millennials e pela Geração Z. Ou seja, entender as expectativas dessas gerações e adotar novas estratégias para aumentar o engajamento das mesmas é crucial para futuramente obter bons resultados para a instituição. 

Ademais, uma forma simples de fazer isto acontecer é focar em novas alternativas de reconhecimento e incentivo, como os kits corporativos personalizados, que ajudam a engajar a nova geração e, se bem implementadas, poderiam  gerar uma economia nacional de R$ 6,2 bilhões em perdas de produtividade. Quer saber mais sobre como engajar os membros da Geração Z para obter resultados positivos? Continue a leitura! 

As novas motivações da Geração Z no ambiente corporativo: 

Muito mais do que benefícios financeiros ou um plano de carreira tradicional, os jovens da Geração Z, formada pelos nascidos a partir de 1995, têm valorizado cada vez mais a autonomia, saúde mental, reconhecimento, propósito e experiências autênticas nas instituições em que atuam.

Isto porque, para eles, o trabalho precisa estar alinhado à sua identidade e aos seus valores pessoais.

Portanto, entre as principais causas da queda no engajamento da Geração Z, estão as percepções de que o ambiente de trabalho em que estão inseridos não reflete seus ideais e nem suas formas de ver o mundo.

Ou seja, nem sempre a insatisfação está na remuneração ou benefícios: pode ser, sobretudo, por conta do clima organizacional, da cultura e das conexões humanas ali presentes – ou não.

No entanto, nem tudo está perdido: ainda há soluções para atrair, engajar e reter esses talentos. Porém, para isso ocorrer, as empresas precisam estar dispostas a repensar não apenas seus processos, mas a essência da cultura corporativa. 

Atualmente, a Geração Z espera que o ambiente de trabalho em que está inserida tenha propósito, impactos sociais e posicionamentos claros, baseados na diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Além disso, é importante valorizar as relações horizontais, com abertura para o diálogo, participação nas decisões e escuta ativa. 

Outro ponto importante é o incentivo ao cuidado com a saúde mental, com momentos de pausa e descontração para aliviar as tensões do dia a dia.

No mais, esses profissionais também valorizam feedbacks constantes, mas, ao mesmo tempo, esperam autonomia e confiança para poderem aprender na prática.

Ou seja, resumidamente, empresas que não promoverem uma transformação cultural adequada ficarão para trás, enquanto aquelas que investirem em ambientes humanizados, criativos e conectados aos novos tempos se destacarão como polos de atração e retenção de talentos da Geração Z. 

Mas como os kits corporativos podem aumentar o engajamento da Geração Z?  

É notável que a Geração Z valoriza mais a autenticidade e as experiências memoráveis do que se contentar com recompensas ou benefícios padronizados.

Pensando nisso, para reverter o cenário de baixo engajamento, as empresas precisam investir em práticas que reflitam a sua criatividade e fortaleçam o sentimento de pertencimento desses jovens com a marca empregadora.

Entre as estratégias mais eficazes estão os benefícios flexíveis, como os modelos híbridos, horários livres, day off de aniversário, além de benefícios personalizados e redução da jornada às sextas-feiras.

Mas há também soluções mais criativas e de maior impacto simbólico, como a oferta de kits corporativos personalizados que, quando bem pensados e entregues com empatia e estilo, se tornam um grande aliado para gerar reconhecimento e engajamento. 

Além disso, esse tipo de ação com kits que trazem experiências positivas, reforça também os valores da empresa, gerando engajamento espontâneo nas redes sociais – outro ponto natural e muito valorizado pela Geração Z. 

Conte com a Laços Corporativos como aliada: 

A Laços Corporativos entende as expectativas da Geração Z; por isso, oferece kits que falam a linguagem dessa nova força de trabalho, com estética, propósito e praticidade. Tendo como um grande exemplo os kits totalmente instagramáveis, com personalização, QR codes e narrativas modernas conectadas ao colaborador.   

Com curadoria personalizada para os presentes corporativos, a Laços é capaz de transformar o modo como você impulsiona a produtividade, retém e mantém talentos da Geração Z: a sua instituição receberá uma curadoria personalizada para desenvolver os melhores presentes, além de ajudar no armazenamento e logística deles.

No mercado desde 2013, a Laços desenvolve produtos, como kit maternidade e kit boas-vindas, para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em momentos que são marcantes e especiais. 

A empresa entende que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através desses produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio. 

Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma de sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um.

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