Calendário de RH: 5 dicas para criar o seu

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É hora de começar a planejar as ações de employee experience para os próximos 12 meses. Confira aqui como fazer o seu Calendário de RH.

Muitas empresas acabam deixando de fazer suas ações de employee experience por falta de planejamento. Para que isso não aconteça, é fundamental ter um calendário de RH.

Criar um calendário de RH é uma ótima maneira de não esquecer nenhuma data importante, e ainda ter tempo suficiente para planejar ações relevantes e que contribuam no engajamento dos colaboradores.

O calendário anual possibilita que o RH veja toda a jornada do colaborador, desde a sua admissão até o seu desligamento. Além disso:

  • Ajuda a prever riscos
  • Facilita o cumprimento dos prazos e entregas
  • Beneficia o orçamento de RH, pois negociando com antecedência é possível conseguir descontos e condições de pagamento especiais
  • Mantém o RH e os colaboradores informados com antecedência, possibilitando que se organizem melhor
  • Reduz o estresse das pessoas do RH
  • Possibilita acompanhar o desenvolvimento de cada ação

Economize tempo e evite estresse desnecessário criando o seu calendário de RH. Confira aqui 5 dicas incríveis para começar agora mesmo.

1. Identifique os pontos de contato na jornada do colaborador 

Resumidamente, a jornada do colaborador é o percurso percorrido pelos funcionários durante o tempo de relacionamento com a empresa. Existem vários pontos de contato estratégicos para o RH durante esse período, é importante identificar em quais pontos de contato a empresa quer atuar, e a partir disso determinar as ações, mensagens e conteúdos para cada ocasião.

Um dos pontos de contato mais importantes é o onboarding. Normalmente, as empresas costumam planejar algo especial para receber seus novos funcionários, uma prática comum é entregar um Kit de Boas-Vindas Personalizado.

Confira também outros pontos de contato importantes:

Pontos de contato na jornada do colaborador

2. Selecione as datas comemorativas

Criar experiências únicas em datas especiais é uma estratégia para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. Para criar essas experiências, pense na cultura da sua organização e em como ela quer ser vista.

Algumas datas especiais que podem ser celebradas ao longo do ano:

  • Aniversário da empresa
  • Dia da profissão
  • Carnaval
  • Dia da mulher
  • Páscoa
  • Dias das mães
  • Festa junina
  • Dia dos pais
  • Dia das crianças
  • Halloween
  • Natal
  • Ano novo

Confira este calendário com todas as datas comemorativas de 2023.

3. Selecione as campanhas de conscientização mais importantes

Ao longo do ano acontecem várias campanhas de conscientização. Os meses coloridos são excelentes oportunidades para gerar conexão com os colaboradores.

A organização dessas campanhas na empresa ajudam a demonstrar o propósito do RH, que é cuidar dos colaboradores, e demonstrar que se preocupa com a saúde e bem-estar deles.

As campanhas dos meses coloridos mais usadas pelas empresas são:

Janeiro branco – Tema: Saúde mental
Abril verde– Tema: Prevenção de acidentes de trabalho
Maio amarelo – Tema: Prevenção de acidentes de trânsito
Junho vermelho – Tema: Incentivo à doação de sangue
Agosto dourado – Tema: Aleitamento materno
Setembro amarelo – Tema: Combate ao suicídio
Outubro rosa – Tema: Câncer de mama
Novembro azul – Tema: Câncer de próstata

Baixe o nosso calendário anual de RH e confira as cores de todos os meses.

4. Envolva as lideranças no planejamento do calendário de RH

Hoje em dia reconhecemos a importância do papel das lideranças na gestão de pessoas. Por isso, a nossa sugestão é envolver os líderes nessa construção. Afinal, são eles que estão lado a lado dos colaboradores diariamente, e por isso têm muito a contribuir, com uma visão de quais ações serão mais relevantes.

Converse com as lideranças e divida essa responsabilidade. Usem e abusem da criatividade e surpreendam a todos.

5. Finalmente crie o calendário de RH

O próximo passo é registrar todas as ideias. Considere acrescentar no calendário alguns pontos, como objetivos de cada ação, público-alvo, formatos de conteúdos, quais conteúdos e quando serão enviados, brindes a serem entregues, responsáveis por cada atividade, budget e como os resultados serão avaliados.

Calma! Você não precisa decidir tudo agora! É possível preencher algumas informações mais adiante.

Baixe o nosso calendário de ações para o RH e organize seu ano!


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