Como acolher e apoiar funcionários em luto?

Como acolher e apoiar funcionários em luto?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não existe um comportamento padrão para lidar com o luto após a perda de entes queridos. Acolher e apoiar o funcionário de luto é muito importante nesta situação. Saiba aqui como fazer isso da melhor maneira.

Ninguém é ensinado a lidar com a morte e, por isso, cada um lida de um jeito. Até podemos dizer que conhecemos as fases do luto, mas é unânime que o apoio à pessoa que está enfrentando este sofrimento é o mais importante, venha de quem for. Após a pandemia da Covid-19, o luto passou a ser mais constante e as empresas tiveram que agir junto do departamento de RH para acolher e apoiar os colaboradores em luto. Entenda aqui como agir em situações como essa. 

No Brasil, a ajuda a um colaborador de luto já começa na legislação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O artigo 473 dá ao colaborador o direito de dois dias seguidos de ausência no trabalho em caso de morte de um familiar, sem afetar sua remuneração. Denominada Licença Nojo, esse direito cabe em casos de falecimento de cônjuge, pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos e irmãos.

Além de seguir a lei, a empresa também pode ter outras formas de apoiar e acolher um colaborador vivendo o luto. Separamos aqui algumas dicas para ajudar o RH a se preparar para isso.

Entendendo as fases do luto

Nada aqui está escrito em pedra, mas os sintomas a seguir são os mais comuns entre pessoas que lidam com o luto:

  1. Negação: não acreditar na notícia da perda e tentar negar que ela aconteceu por um tempo. 
  2. Raiva: é comum que sentimentos negativos se expressem durante o luto por meio de atitudes desagradáveis e autodestrutivas.
  3. Negociação: racionalizar a perda por meio da troca de atividades pode ajudar algumas pessoas a minimizar a dor. 
  4. Depressão: a fase mais intensa do processo, e que pode ser a mais longa também. 
  5. Aceitação: o momento de compreensão e realização da perda.

Faz bem compartilhar essas informações com o colaborador enlutado como uma forma de ajudá-lo a entender pelo que está passando. 

Ajuda prática no velório

Estar presente em um momento delicado como este é uma das partes mais importante do apoio, seja ele pessoal ou empresarial. As coroas de flores e arranjos de condolências representam o abraço naquele que está sofrendo. Não deixe este gesto importante de lado e conte com a Laços Corporativos para ajudar com isso.  

Nós podemos te ajudar ainda mais com a nossa Política de Condolências, que estabelece regras e diretrizes de como devem ser tratados os casos de perdas de colaboradores e de seus familiares por parte da empresa. Ela contempla as medidas de assistencialismo social que serão oferecidas, como assistência funerária, envio de coroas de flores, seguros e até de assistência psicológica.

Apoio psicológico

O sentimento de acolhimento também deve vir dentro do ambiente de trabalho. A empresa deve se importar com o bem-estar do colaborador ainda mais em ocasiões de perdas, e oferecer ajuda psicológica é um passo importante. Ofereça acesso a tratamento psicológico especializado em luto, presenciais ou virtuais, por meio de parceria com profissionais da terapia, ou até mesmo aplicativos de bem-estar

Ter uma rede de apoio interna também é legal neste ponto. Grupos de apoio e um ambiente seguro para falar sobre sentimentos e dores ao longo do luto. Assim como flexibilizar a jornada de trabalho nos primeiros meses e ser mais compreensivo com o colaborador que lida com a dor. O adiantamento de férias também cabe aqui.

Em resumo, toda atitude conta em um período delicado como a perda de alguém querido. E empresas que lidam com o luto dos colaboradores também são valorizadas pelos profissionais, mostrando sempre que a vida pessoal de cada um também importa para o todo. 


Você já ouviu falar em salário emocional? Clique aqui e entenda o que é e como investir!

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam