Como identificar e desenvolver talentos internos?

Como identificar e desenvolver talentos internos?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Encontrar profissionais diferenciados e ajudá-los a crescer não é uma tarefa fácil. Conheça aqui 8 passos para identificar e desenvolver talentos internos.

O recurso mais valioso de qualquer empresa são as pessoas que trabalham nela e por ela. São os colaboradores que dedicam seu tempo e força de trabalho para alcançar as metas pré-estabelecidas no planejamento anual. Assim, saber identificar e desenvolver talentos internos é fundamental para um bom desempenho geral do negócio. Elencamos 8 passos necessários para ajudar o RH neste processo. Entenda aqui!

Certamente as suas equipes contam com profissionais talentosos em atividades que você nem imagina. Ter esse conhecimento torna possível delegar tarefas para as pessoas certas, além de desenvolver as habilidades das equipes como um todo. É um caminho eficaz para aumentar a retenção de profissionais promissores e diminuir a taxa de turnover.

Veja agora 8 passos que vão te levar a identificar e desenvolver os talentos da sua empresa:

O que é um talento?

A definição de talento está ligada à aptidão ou capacidade de desenvolver algo específico. No mundo corporativo chamamos de talentos as pessoas que, de certa forma, se destacam em seu âmbito profissional. É um talento aquele funcionário engajado que não só entrega resultados, mas também busca fazer com que seu trabalho tenha valor para a empresa.

Além do desempenho acima da média, um talento conhece muito bem os valores organizacionais e trabalha diariamente de acordo com eles, os aplicando  fielmente ao dia-a-dia no seu ambiente profissional.

Avaliação de desempenho 

Para ajudar a encontrar talentos internos, você pode contar com a avaliação de desempenho. Ela pode acontecer de diversas formas e ao longo do período que for considerado suficiente para cada equipe. Esta avaliação consiste em medir as entregas e ações de cada funcionário dentro do período estabelecido. 

Com ela, será possível saber qual profissional é mais indicado para cada cargo, ou até mesmo reconhecer aqueles que merecem uma promoção ou precisam se desenvolver em algum ponto específico.

Autoavaliação e reflexão

Um passo importante para o desenvolvimento de um profissional é a autoavaliação. Através dela, cada pessoa deve refletir sobre o próprio trabalho, identificando qualidades e fraquezas a serem desenvolvidas. Este pode ser um dos passos dentro do processo de avaliação de desempenho, de acordo com o método escolhido pelo RH da empresa. 

A partir da autoavaliação, o funcionário, junto com seu gestor ou líder, encontrará oportunidade de desenvolvimento e identificará o caminho certo a seguir no próximo período de trabalho e entregas. 

Feedback constante

Não podemos falar sobre desenvolvimento de talentos sem citar a cultura do feedback. Identificar um bom profissional, e saber como ajudá-lo a crescer, fica mais fácil ouvindo dos seus colegas, gestores e líderes. 

Juntar os insights da autoavaliação com o feedback recebido pode deixar claro o lugar de cada funcionário, os pontos de melhorias, e quais os próximos passos para cada um deles.

Entenda mais sobre ferramentas de feedback clicando aqui.

Matriz 9 box

A Matriz 9 box é a ferramenta de desempenho e potencial que tem sido uma das mais usadas pelas empresas para desenvolver sucessões, e planejar melhor as mudanças no quadro de colaboradores. Ela promove uma melhor gestão de pessoas e ajuda a avaliar os talentos da empresa, analisando o desempenho durante sua trajetória e descobrindo seus potenciais para o futuro.

Ela pode ser usada a partir de um sistema de gestão de desempenho ou feita com o uso de planilhas. No dois casos, será preciso criar colunas com critérios que considerem o potencial do colaborador (alto, médio e baixo), alinhadas a outras três colunas sobre seu desempenho (abaixo do esperado, esperado e acima do esperado).

O combo das duas categorias (competências e potencial) possibilita uma visão estratégica para o RH focar no desenvolvimento de carreira dos colaboradores e direcionar a visão para potenciais talentos.

Pontos de melhoria

Pode parecer óbvio, mas esse passo é um dos mais importantes no processo de desenvolvimento de profissionais e talentos. Após as etapas anteriores, cada colaborador deve receber do seu gestor um feedback completo com seus pontos fortes e os que merecem mais atenção no próximo período de trabalho. 

É neste momento que um plano de desenvolvimento será traçado em conjunto, e o crescimento de cada funcionário pode se tornar mais palpável.

Reconhecimento

Depois de identificar os talentos e saber os pontos fortes e de desenvolvimento de cada um, vem o passo do reconhecimento daqueles que merecem. A melhor maneira de fazer isso é com a promoção ou crescimento interno. Maiores cargos e salários significam maiores responsabilidades, e esse passo é muito importante na carreira de qualquer profissional.

Outra forma de reconhecer talentos é através de presentes corporativos, que incentivam a produtividade e passam o sentimento de pertencimento à empresa. Confira aqui nosso guia de brindes para surpreender!

Acompanhamento

Por fim, todos os passos aqui citados devem ser acompanhados pelo RH para garantir um processo justo e eficiente. A tecnologia é fundamental para simplificar esta jornada e documentar todo o caminho para a identificação e desenvolvimento de talentos internos.


Saber identificar e desenvolver sua força de trabalho é mostrar que a organização sabe bem onde ela quer chegar. Agora que você já sabe fazer, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática. Boa sorte!

Você também pode gostar: Liderança feminina: 5 ações para preparar as mulheres da sua empresa

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam