Employee Experience: como colocar em prática na empresa?

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Quer engajar e cativar seus colaboradores, mas não sabe como? Entenda aqui como colocar em prática o Employee Experience na sua empresa!

Employee experience é o saldo final do relacionamento entre colaboradores e empresa. Ele envolve todas as percepções e sentimentos que os profissionais vivenciam nas interações com a empresa, que vão além do trabalho em si. A jornada de Employee Experience se inicia desde o primeiro contato, através do processo seletivo, e se estende até o desligamento.

Para muitos colaboradores, as empresas em que atuam representam uma segunda casa, uma vez que o tempo que se passa no trabalho é quase igual, ou até superior, ao da vida social e individual fora da empresa. Por isso a grande importância da experiência dos colaboradores ao longo da sua jornada de trabalho.

A metodologia de Employee Experience coloca o colaborador como centro das decisões tomadas pelo RH, e faz com que a empresa invista sua energia em promover equipes de alta performance, através do bem-estar físico, psicológico e financeiro. O aprimoramento do processo gerencial tem mostrado para as organizações que os colaboradores são recursos fundamentais para o desempenho dos negócios.

Employee Experience: como colocar em prática agora mesmo?

1. Dê voz aos colaboradores

O primeiro passo para construir a experiência do colaborador é ouvir o público interessado. Ou seja, você precisa dar voz aos colaboradores e permitir que participem ativamente do processo, priorizando suas opiniões e necessidades.

Para isso, é importante ter uma comunicação aberta e ferramentas que viabilizem a pesquisa direta com os funcionários. E mais importante ainda, colocar em prática o feedback recebido para melhorar a experiência dentro do ambiente de trabalho constantemente.

2. Mapeie a jornada do colaborador

Entender o caminho que o colaborador percorre na sua jornada profissional dentro da empresa é muito importante. Desde o processo de recrutamento, treinamento, processo seletivo para promoção até o desligamento, deve estar muito claro para a estratégia do setor de RH.

Um bom exemplo é o Onboarding de novos colaboradores. É fundamental que, ao chegarem na empresa, todos se sintam bem recebidos e pertencentes ao ambiente de trabalho. Uma boa maneira de fazê-lo é através de um Kit de Boas-vindas Personalizado com a marca da empresa.

3. Valorize e estimule os colaboradores

O Employee Experience funciona, acima de tudo, para incentivar os colaboradores por meio de experiências positivas. Por isso, os funcionários devem sentir satisfação nas atividades executadas, e valorização ao mesmo tempo em que são desafiados e instigados a crescer. A meritocracia é a melhor forma de conseguir isso. Sempre reconheça o empenho dos seus liderados. Uma oportunidade de fazer isso é usando a gamificação.

A meritocracia é uma forte aliada para que empreendimentos captem os melhores funcionários. Mas não basta dar boas oportunidades de crescimento e recompensar os bons. É preciso criar um ambiente propício para uma competição saudável e igualitária. Sempre que possível faça com que as boas ações sejam reconhecidas e recompensadas.

4. Invista em benefícios

A manutenção dos profissionais na empresa deve ser trabalhada por algo além do salário pago ao final de cada mês. As gerações Y e Z valorizam empresas que proporcionam mais qualidade de vida. Trabalho home office, jornada e benefícios flexíveis são exemplos de como agregar valor para melhorar a experiência do colaborador.

É importante também que a empresa se mostre presente em momentos importantes do colaborador, como datas comemorativas, aniversários, nascimentos, e também em momentos nos quais o funcionário precisa de apoio, como na perda de entes queridos.

O Employee Experience é importante para fidelizar os colaboradores e otimizar o trabalho da corporação, bem como aprimorar inúmeros indicadores. Invista na experiência dos seus colaboradores e aplique essa metodologia de sucesso!
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