O diferencial do mundo corporativo de hoje está na forma como as pessoas são tratadas dentro da organização e, nesse sentido, o employee experience do colaborador, ou seja, como ele se sente ao longo da sua jornada na empresa, tem um impacto muito grande na produtividade e em todo o sucesso da companhia, especialmente se ele se sentir reconhecido.
Mas reconhecer é mais do que parabenizar e esse papel de ver o outro com profundidade, entender sua entrega, respeitar sua individualidade e valorizar sua presença é a forma de transformar a experiência do colaborador, fazendo com que ele se sinta motivado, refletindo diretamente na sua performance individual e coletiva.
Embora o employee experience do colaborador com o seu reconhecimento seja uma das estratégias mais fáceis e de baixo custo para implementar, nem todos os profissionais costumam recomendar a empresa como um bom lugar para trabalhar, o que indica que a criação de ambientes emocionalmente saudáveis e que gerem bem-estar ainda não está totalmente alinhada à realidade.
A importância do reconhecimento para o employee experience
Estudos apontam que o reconhecimento mais eficaz é aquele feito de forma honesta, autêntica e individualizada, conforme a maneira como cada funcionário deseja ser reconhecido. E tem dado certo: o reconhecimento genuíno cresceu 6,2% nas organizações, reforçando o quanto é importante celebrar e ouvir de verdade como estratégias que sustentam o bem-estar e o engajamento.
Quando os profissionais se sentem valorizados, são significativamente mais produtivos, visto que o reconhecimento gera um senso de pertencimento, autoestima e segurança psicológica que são estímulos potentes para o desempenho no trabalho.
Employee experience vai além de benefícios e escritórios modernos
Embora o employee experience ainda seja visto por líderes e gestores como investimentos em pacotes de benefícios e uma estrutura moderna para se trabalhar, a verdade é que a satisfação plena do colaborador deve ir além: ele precisa ser reconhecido, valorizado e conectado com o propósito da empresa.
E, para que esta inovação seja plena, é necessário ter uma cultura organizacional clara, autêntica e alinhada aos valores dos colaboradores, além de líderes que apoiam o crescimento individual e coletivo, valorizando a contribuição individual de cada funcionário na organização.
Isto porque, os colaboradores que notam estas oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e bem-estar, tendem a entregar mais resultados e fortalecer a reputação da empresa no mercado, o que gera melhora no clima do ambiente, redução de erros ou retrabalho, além de reter talentos, impactando positivamente a produtividade.
Investimento simbólico com retorno real
O reconhecimento para gerar essa conexão não exige grandes orçamentos, pelo contrário, trata-se de estratégias de baixo custo e alto impacto. Pequenos gestos, quando verdadeiros e consistentes, resultam em grandes transformações.
Além do ganho em produtividade, empresas que reconhecem as suas equipes, fortalecem sua marca empregadora, tornando-se mais atrativas no mercado e ganhando destaque na disputa pelos melhores talentos.
E como reconhecer de forma eficiente? É aí que está a questão: reconhecer não é apenas dizer “obrigado” ou “bom trabalho”. O reconhecimento deve fazer parte da cultura organizacional da empresa, com intenção, personalidade e constância. E o primeiro passo é definir quem irá conduzir esse processo para que a prática não se torne genérica ou automática, mas sim alinhada com os valores da empresa.
Kits de boas-vindas, presentes em momentos especiais, a exemplo da maternidade, promoções ou lembranças em datas comemorativas, por exemplo, reforçam o cuidado da empresa e criam memórias marcantes na jornada profissional, essenciais para a inovação.
Esses mimos, quando bem pensados, mostram ao colaborador que ele é mais do que um número, mas uma parte essencial da organização. Além disso, eles reforçam o sentimento de pertencimento e importância de cada um dentro da companhia, gerando memória afetiva e fortalecendo a conexão com a marca.
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