Valorização no ambiente de trabalho: o segredo da marca empregadora

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Uma marca empregadora forte está totalmente relacionada ao ambiente de trabalho da empresa. A pergunta que sempre deve-se fazer é: as pessoas querem realmente estar e permanecer em seu trabalho? 

Embora o Brasil caminhe na contramão, o engajamento de profissionais em todo o mundo caiu de 23% para 21% em 2024, segundo relatório anual State of The Global Workplace. Essa queda representa uma perda estimada de US$ 438 bilhões (R$ 2,4 trilhões) em produtividade para a economia mundial. 

Esse número significativo de profissionais desmotivados está totalmente atrelado a uma cultura organizacional desajustada, onde falta conexão humana, reconhecimento e propósito.

Empresas que almejam se destacar como marcas empregadoras de referência precisam compreender que senso de pertencimento, escuta ativa e relações humanas de qualidade são peças-chave.

Quando o colaborador sente que sua voz é ouvida e que ele faz parte de algo maior, o engajamento deixa de ser uma meta abstrata e se torna parte da cultura do dia a dia.

A verdadeira conexão é um diferencial competitivo

Para se tornar uma empresa de marca empregadora, é preciso ir além de bons salários e benefícios, mas sim construir uma experiência de trabalho que seja genuinamente humana, afinal, quando a companhia conta com colaboradores que são valorizados, mais do que ter um ganho em produtividade e times mais engajados, ela ganha verdadeiros embaixadores. 

O segredo está em implementar uma cultura que reconheça, valorize e faça com que as pessoas se sintam pertencentes. E não se trata de grandes eventos ou ações pontuais, pelo contrário, o foco está em uma gestão que coloque o colaborador em primeiro lugar, oferecendo uma escuta ativa e celebrando todas as suas conquistas: que pode ser de um projeto bem executado a até momentos marcantes, como o nascimento de um filho ou a comemoração de mais um ano de vida. 

No mercado de trabalho chamamos de salário emocional que nada mais é do que proporcionar um ambiente de trabalho saudável, promover o bem-estar da equipe e estar alinhado com os valores e princípios da companhia. Diante de um mercado tão competitivo e com escassez de talentos, adotar ações que transformem a empresa em uma marca empregadora, pode ser um grande diferencial para atrair e reter talentos. 

Marca empregadora com propósito 

Um dos grandes equívocos é apostar em ações genéricas, que não têm nenhuma conexão com a cultura da empresa, muito menos com os momentos de vida dos colaboradores. Para ser uma marca empregadora, a companhia precisa de iniciativas com propósito, personalizadas e coerentes com os valores organizacionais. 

Reconhecer e valorizar acontecimentos como promoções, conquistas profissionais e datas significativas demonstra cuidado e humanidade. São esses detalhes que criam uma jornada de trabalho memorável. E é nessa jornada que se constrói a reputação de uma marca empregadora admirada.

Quando se investe em ações que são alinhadas à cultura e ao momento do colaborador, é uma forma da companhia mostrar que a empresa pensa além dos resultados e que está disposta a investir nas relações e no seu capital humano – um dos principais ativos para o sucesso de um negócio. 

Afinal, quando se prioriza quem faz a empresa acontecer, colhem-se frutos como engajamento, produtividade, menos rotatividade e uma marca empregadora forte. 

Dentre as ações, os presentes corporativos são uma estratégia inteligente de reforçar a marca empregadora, especialmente quando são pensados de uma maneira que vai gerar engajamento, fortalecer o vínculo e posicionar a companhia como referência em cuidado e valorização. 

Como escolher o presente corporativo? 

A escolha dos presentes corporativos é tão importante quanto às ações eficazes para uma marca empregadora. Afinal, se for algo que não seja condizente com a cultura organizacional, o resultado pode ser ainda mais insatisfatório, com colaboradores descontentes e desmotivados. 

Por isso, pense em opções que tenham conexão com a cultura da empresa para que possa gerar empatia e a sensação de pertencimento ao colaborador, sem dar margem para dúvidas ou insatisfações. 

Parta do princípio de que sejam itens que atendam a missão, visão e valores da companhia e que tenham detalhes associados à marca para reforçar esses conceitos entre os colaboradores. 

É importante que a companhia conte com esse investimento em seu orçamento, embora não precise ser um valor alto, visto que há uma infinidade de opções de presentes corporativos que podem cumprir esse papel de engajar e encantar o colaborador. 

E o ponto principal: saiba quem são os seus colaboradores. Além de escolher o presente certo, a empresa demonstra que o funcionário não é só mais um número na folha de pagamento. É o momento de demonstrar o quanto ele é essencial para a empresa e que seus gostos são importantes para a companhia. 

Não sabe por onde começar? Então você precisa conhecer a Laços Corporativos

A Laços Corporativos – uma empresa que oferece curadoria personalizada para os presentes corporativos, vai transformar todos os detalhes em estratégias de marca empregadora. Conosco a sua empresa receberá uma curadoria personalizada para desenvolver os melhores presentes, além de ajudar no armazenamento e logística deles. 

No mercado desde 2013, nós desenvolvemos produtos, como kit maternidade, kit boas-vindas, para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em momentos que são marcantes e especiais. 

Nós entendemos que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através dos nossos produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio. 

Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma da sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um. 

Saiba mais sobre como podemos ajudar a escolher os melhores presentes corporativos para transformar a empresa em uma marca empregadora, atrair e reter talentos e fazer a diferença na vida de seus colaboradores.

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