O que é Employee Experience e Employer Branding?

O que é Employee Experience e Employer Branding?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você já ouviu falar em Employee Experience e Employer Branding? Os dois conceitos estão em alta e é muito importante compreendê-los a partir daqui. Vem que a gente te explica!

Por serem batizados em uma outra língua, os conceitos de Employee Experience e Employer Branding podem gerar dúvidas. Ambos são tendências no ambiente corporativo e podem ajudar a sua empresa a ir além de seus objetivos. Quer saber mais? Continue por aqui que vamos explicar. 

Em linhas gerais, o Employer Branding diz respeito à imagem da organização como marca empregadora, enquanto o Employer Experience se trata da experiência dos profissionais com os processos de recrutamento e seleção, além do cuidado com o seu bem-estar no trabalho. 

Atualmente, grande parte dos colaboradores não se sentem mais satisfeitos somente com uma boa remuneração e recompensas. Eles querem se sentir valorizados, em processo de ascensão e compreendidos no ambiente corporativo. Por isso surgem os dois termos que vamos explicar neste texto. 

Employee Experience

O conceito de Employee Experience é uma estratégia de gestão de pessoas que atua no engajamento constante dos colaboradores. Isso é feito, principalmente, por meio do alinhamento de valores e do diálogo. A experiência do colaborador é como ele se sente no ambiente de trabalho, e como a empresa transmite os seus valores no dia a dia.

A evolução do processo de gestão tem mostrado para as organizações que os colaboradores são recursos fundamentais para o bom desempenho dos negócios. Por isso a importância da valorização dos mesmos, além do foco do departamento de RH para atrair e reter talentos. 

Em suma, o Employee Experience é o conjunto de esforços para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores. Para isso, as empresas precisam oferecer liderança inspiradora, cultura com objetivos claros, um ambiente organizacional que promova o crescimento, e outros fatores que podem tornar essa experiência um diferencial para os colaboradores.

Employer Branding

Employer Branding é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho. É uma prática essencial para o departamento de RH, pois atrai talentos do mercado, ao mesmo tempo que retém bons profissionais, por meio de fortalecimento da cultura, sistemas de benefícios, remuneração, treinamentos e outras práticas.

A competitividade exige um movimento contínuo para chamar a atenção de profissionais em destaque no mercado. Assim, essa é uma estratégia de branding que tem como finalidade reforçar esses pontos positivos de como é trabalhar na organização, para fortalecer a imagem dela e atrair pessoas realmente talentosas para o quadro de funcionários.

Além disso, o Employer Branding também gera efeitos positivos sobre a relação com os fornecedores. Quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil estabelecer boas negociações, uma vez que os fornecedores entendem que podem agregar valor à sua operação quando se associam às empresas com boa reputação no mercado. 
_____________________

Quer surpreender seus funcionários com presentes incríveis? Confira aqui o catálogo de presentes corporativos da Laços Corporativos. 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades do mundo corporativo.

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience