10 boas práticas de diversidade e inclusão nas empresas

10 boas práticas de diversidade e inclusão nas empresas

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouça esse conteúdo”]

Você sabia que locais de trabalho diversificados são benéficos para os resultados finais dos negócios? Entenda aqui como a diversidade e a inclusão podem contribuir para sua empresa! 

Vivemos em um mundo no qual aprendemos diariamente a conviver com pessoas diferentes a nós e àqueles com quem estamos acostumados. Conviver com diferenças ajuda o ser humano a se desenvolver e a inovar. E isso não é diferente no mundo corporativo. Empresas com alta diversidade desenvolvem os melhores talentos, aumentam o envolvimento dos colaboradores e impulsionam o relacionamento com clientes. Confira como promover a diversidade e inclusão no seu negócio.

Já sabemos que um ambiente diverso e inclusivo traz felicidade e benefícios para todos que o frequentam. Dentro de uma organização, esses valores também trazem vantagens competitivas para o negócio, e contribuem para maiores índices de inovação e colaboração, o que leva a melhores resultados e a um ambiente de trabalho saudável.

Ao transformar a organização em um ambiente acolhedor e inclusivo para todas as pessoas, a empresa proporciona uma melhor experiência do colaborador na sua jornada na empresa, integra e respeita as pessoas por conta das características que possui, e o conectam a determinados grupos sociais, como etnia, idade, gênero, orientação sexual, religião, deficiência, dentre outras.

Enquanto a diversidade depende de quem você contrata, a inclusão é uma estratégia para usar pontos fortes e exclusivos de cada pessoa para aumentar a contribuição individual, a colaboração da equipe e o valor para o cliente. Para juntar os dois conceitos e aplicar dentro da organização, são necessários alguns passos como: conscientizar a liderança, identificar obstáculos, adaptar processos, e medir e divulgar resultados. 

Separamos aqui 10 boas práticas de diversidade e inclusão para aplicar em empresas. 

1. Liderança modelo

Para que todos pratiquem qualquer ação voltada para diversidade e inclusão dentro do ambiente corporativo é fundamental que todos os líderes assumam uma posição de inclusão em destaque. Os gestores devem incorporar a diversidade como um propósito da organização e aplicar diariamente dentro da cultura da sua equipe. Aqui também é importante que seus colaboradores enxerguem diversidade e inclusão dentro da liderança, com uma chefia montada por diferentes tipos de pessoas.

2. Adaptar os processos seletivos

É fácil achar empresas nas quais o processo seletivo comum aplicado para achar novos colaboradores atraem e capturam sempre o mesmo tipo de pessoa. É hora de mudar a abordagem, criando campanhas de seleção com vagas afirmativas para os novos grupos pretendidos, e estabelecendo metas específicas de contratação de pessoas desses grupos. 

3. Ruptura de preconceitos

É muito importante extinguir o preconceito enviesado nos processos de tomada de decisão. Para isso, é necessária uma investigação completa das políticas e processos para entender quais limitam a empresa, e passam uma imagem oposta à inclusão e diversidade. 

4. Estratégia de negócios

A diversidade é muito mais do que uma questão de RH. Deve ser um dos ingredientes centrais na concepção e execução da estratégia de negócios, além  de ser incorporada nas atividades da organização no dia a dia. 

5. Contar com ajuda especializada

Muitas empresas ainda encontram dificuldades para sair do comum e fazer com que suas vagas cheguem até profissionais diversos que buscam, ou não conseguem superar os obstáculos para tornar o ambiente diverso. Procurar o apoio de empresas, ONGs, consultorias e ferramentas especializadas em diversidade e inclusão no mercado de trabalho é o melhor caminho. Não deixe de contar com quem pode te ajudar a ir além!

6. Crie comitês de diversidade

Comitês de diversidade são grupos de afinidade que se reúnem e empoderam os colaboradores a ter mais voz dentro da empresa. A partir de encontros, debates e pesquisas, os colaboradores envolvidos em comitês de diversidade podem auxiliar o RH a identificar cenários e a desenvolver estratégias de implementação da diversidade. 

7. Palestras conscientizadoras

Abrir espaço para os comitês da diversidade permite também a conscientização de outros funcionários que não se encaixam, ou não se consideram, em nenhum dos grupos de afinidade. Uma boa iniciativa de conscientização  é organizar palestras orquestradas por pessoas que fazem parte desses grupos de diversidade e inclusão, que podem ser convidados internos ou externos.

8. Embaixadores da ética

Parte importante da diversidade e inclusão é criar um ambiente seguro para as minorias. Os embaixadores da ética devem ser colaboradores voluntários que farão a ponte entre pessoas que se sentirem ofendidas, ou incomodadas de alguma maneira, e o departamento de RH. Assim, é possível criar um espaço de fala mais seguro e livre.

9. Acessibilidade nos produtos

Não deixe de ser diverso e inclusivo também nas plataformas digitais. Coloque áudio descrição e deixe o conteúdo acessível em libras para que o conteúdo disponibilizado no site da empresa esteja acessível às pessoas cegas e de baixa visão ou com deficiência auditiva.

10. Divulgue os resultados

Assim como as outras metas da empresa, os objetivos e ações voltados para a diversidade e inclusão devem ser registrados, mensurados e analisados. Caso o resultado seja diferente do desejado, será preciso rever e aperfeiçoar as estratégias e, caso seja positivo, deverá ser compartilhado interna e externamente, gerando um efeito multiplicador.

______________________

A Laços Corporativos valoriza seus laços e a sua marca. Nosso catálogo de presentes corporativos conta com ideias únicas e inclusivas para todos os seus colaboradores. Aproveite!

2 respostas

    1. Oi, Gleice!

      Que bom que você gostou, e obrigada por nos acompanhar! É sempre importante pensarmos se estamos fazendo as melhores ações práticas de diversidade e inclusão na empresa. Conte com a gente para mais reflexões sobre esse assunto.

      Abraços,

      Amanda Macedo
      Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience