Em um mercado acirrado, no qual talentos estão escolhendo onde querem trabalhar, as companhias não podem deixar de investir em ações eficazes para se mostrarem como uma marca empregadora. Afinal, além de estarem no topo dos locais mais desejados para se trabalhar, ainda é possível colher frutos em lucratividade, crescimento e economia com contratação de novos colaboradores.
Os presentes corporativos são uma estratégia inteligente de reforçar a marca empregadora, especialmente quando são pensados de uma maneira que vai gerar engajamento, fortalecer o vínculo e posicionar a companhia como referência em cuidado e valorização. Tanto que dados coletados pelo Linkedin mostram que a implementação de uma estratégia de employer branding (marca empregadora) permitiu que as empresas crescessem 20% mais rápido e reduzissem na busca por novos colaboradores.
O que é employer branding?
Antes de mais nada, é importante entender o que significa employer branding ou marca empregadora.
Trata-se de um conjunto de ações pensadas estrategicamente para transformar uma empresa em um lugar onde as pessoas sintam desejos de trabalhar. Quando falamos sobre marca empregadora, não se condiz apenas com salários, pacote de benefícios, entre outros; são medidas que envolvem toda a cultura organizacional de uma companhia, a reputação e a jornada de experiência que os colaboradores vivenciam no dia a dia.
No mercado de trabalho chamamos de salário emocional que nada mais é do que proporcionar um ambiente de trabalho saudável, promover o bem-estar da equipe e estar alinhado com os valores e princípios da companhia. Diante de um mercado tão competitivo e com escassez de talentos, adotar ações que transformem a empresa em uma marca empregadora, pode ser um grande diferencial para atrair e reter talentos.
Uma pesquisa feita pela Accenture mostrou as seis necessidades humanas para potencializar e melhorar o trabalho. São elas: emocional, mental, relacional, física, financeira e objetiva. Pensar nas estratégias para uma marca empregadora significa ficar de olho nessas necessidades.
Como escolher o presente corporativo?
Os presentes corporativos são uma excelente opção entre as ações de marca empregadora, visto que podem gerar engajamento espontâneo do colaborador, criando um vínculo entre ele e a companhia, colocando a marca como referência de empresa que cuida e respeita seus funcionários.
Já deve ter ouvido falar das empresas que são mais desejadas por colaboradores para se trabalhar, não é mesmo? Elas estão nesse ranking justamente porque fazem o trabalho de employer branding corretamente.
Porém, quando a escolha dos presentes corporativos não é bem-feita, o resultado pode ser o avesso, com colaboradores descontentes e desmotivados. Para tanto, é preciso ter em mente:
Qual é a cultura da empresa?
Quando os presentes não condizem com a cultura da empresa, são totalmente desconectados, podem impactar nos esforços da marca empregadora. Além de não gerar empatia e o pertencimento ao colaborador, ainda pode causar dúvidas e insatisfação.
Na hora de escolher os presentes, é válido se atentar se eles atendem a missão, visão e valores da companhia e que tenham detalhes associados à marca para reforçar esses conceitos entre os colaboradores.
Tem orçamento?
Não basta ter a vontade de oferecer presentes corporativos se eles vão impactar no orçamento da empresa. Aliás, a falta de recursos é um dos motivos pelos quais muitas companhias acabam não colocando as estratégias de employer branding para além do papel.
Isso não significa que precisa ser investido um valor em presentes caros, há uma infinidade de opções de presentes corporativos que podem cumprir esse papel de engajar e encantar o colaborador.
Saiba quem são os seus colaboradores
Conhecer as pessoas que serão presenteadas é um bom ponto de partida na hora de escolher os presentes corporativos. Esta também é uma forma de demonstrar que a empresa não trata o colaborador como mais um número na folha de pagamento. Pelo contrário, é uma forma de demonstrar que ele é fundamental para a empresa e o seu gosto também importa.
Se o quadro de funcionários for grande, uma sugestão é aplicar uma pesquisa de preferências para que possa traçar os principais perfis e, então, ter uma boa base de informações.
Com isso, você consegue evitar escolhas de itens genéricos ou que não tenham muito significado.
Não sabe por onde começar? Então você precisa conhecer a Laços Corporativos
A Laços Corporativos – uma empresa que oferece curadoria personalizada para os presentes corporativos, vai transformar todos os detalhes em estratégias de marca empregadora. Conosco a sua empresa receberá uma curadoria personalizada para desenvolver os melhores presentes, além de ajudar no armazenamento e logística deles.
No mercado desde 2013, nós desenvolvemos produtos, como kit maternidade, kit boas-vindas, para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em momentos que são marcantes e especiais.
Nós entendemos que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através dos nossos produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio.
Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma da sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um.
Saiba mais sobre como podemos ajudar a escolher os melhores presentes corporativos para transformar a empresa em uma marca empregadora, atrair e reter talentos e fazer a diferença na vida de seus colaboradores.