Conheça as principais métricas para medir o Employer Branding

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O Employer Branding é uma estratégia usada para gerar uma percepção positiva sobre a sua empresa como local de trabalho. Entenda aqui as principais métricas para medi-lo.

O mercado corporativo vive atualmente um cenário de alta competitividade entre as empresas para reter e atrair bons talentos. Hoje, não é apenas o salário que importa para os profissionais, mas também os benefícios oferecidos, o ambiente de trabalho e a qualidade de vida atrelada à rotina dentro de uma empresa. O Employer Branding se encaixa perfeitamente neste momento, com o objetivo de traçar estratégias capazes de mostrar o valor de uma organização como local de trabalho. Conheça aqui as principais métricas para medir o Employer Branding.

As métricas de Employer Branding servem para medir o desempenho e retorno da gestão da marca empregadora. Ou seja, são parâmetros que o RH utiliza para entender como anda sua capacidade de atrair talentos, e como sua reputação impacta os resultados da área.

Colocar todo esforço em uma ação para no final não ter um retorno, é bem ruim, não é verdade? Para que isso não aconteça, é fundamental ter uma rotina de mensuração das atividades aplicadas. Para te ajudar, separamos as principais métricas para medir o Employer Branding na sua empresa. Confira!

Taxa de retenção

Revela a capacidade da empresa em reter seus talentos, ou seja, manter os profissionais na organização. Para calcular a taxa de retenção, é necessário escolher um período e aplicar a fórmula:

Colaboradores no fim período / Colaboradores no início do período x 100

Exemplo: se no começo do semestre sua empresa contava com 200 colaboradores, e no final com 150, o cálculo seria:

150 / 200 x 100 = 150 / 2000 = 0,075 = 75% de retenção

Existe um gabarito de referência para consultar o que é uma baixa retenção, média ou alta retenção? 

Índice de turnover

Diretamente ligado a taxa de retenção, o índice de turnover mede a rotatividade dos colaboradores em um determinado período. Quanto menor o índice de turnover, melhor para a empresa. Para calcular o turnover, a fórmula é a seguinte:

(Número de admissões + Número de desligamento) / 2 / Número total de funcionários x 100

Exemplo: se a empresa contratou 30 pessoas, demitiu 10 e conta com 200 colaboradores, o cálculo é este:

(30 + 10) / 2 / 200 x 100 = 40 / 2 / 2000 = 20 / 2000 = 0,01 = 10% de turnover

Custo por contratação

Indica a eficiência do processo seletivo de novos profissionais, levando em conta o quanto se gasta por talento adquirido. Essa métrica mostra como os candidatos estão reagindo à reputação da sua empresa como marca empregadora, pois quanto menor o custo, menor o esforço que se gasta para atrair talentos, indicando um processo seletivo mais eficiente. A fórmula para calcular o custo por contratação é:

Custos totais do processo seletivo / Número total de colaboradores contratados

Exemplo: se o gasto total do processo seletivo foi de R$400 reais, e 16 funcionários foram contratados, a conta seria a seguinte:

400 / 16 = R$25,00 por contratação

Qualidade das contratações

Representa o nível de qualidade das contratações feitas na empresa. Essa métrica pode variar de empresa para empresa, pois cada organização escolhe um motivo para medir a qualidade das contratações. 

O exemplo mais frequente é o valor agregado por recém-contratado no primeiro ano de trabalho, calculado através dos resultados da avaliação de desempenho, ou às vezes pelo total de recém-contratados que permanecem na empresa após o primeiro ano, e seguem produzindo positivamente. 

Taxa de indicações

Este pode ser considerado um dos índices mais importantes para o Employer Branding, pois ele mede diretamente a satisfação dos seus colaboradores com a sua empresa, através da indicação da organização como um lugar de trabalho a um conhecido. 

A taxa é extraída da porcentagem de profissionais que se candidatam a uma vaga por indicação de amigos e familiares que têm relação com a empresa, ou que são diretamente indicados por seus colaboradores. 

Engajamento nas mídias sociais

A tecnologia pode, e deve, ser usada a favor das métricas aqui também. Analisar o engajamento nas redes sociais da empresa, especialmente no Linkedin, também é uma boa forma de medir o envolvimento dos potenciais candidatos. Para isso, utilize as ferramentas de análise das próprias plataformas para conferir as curtidas, compartilhamentos, comentários, menções, e o crescimento do número de seguidores.


Para receber seus novos colaboradores muito bem, e já começar a jornada trabalhando o Employer Branding da sua empresa, não deixe de fazer um Kit Boas-vindas personalizado. E não esqueça de estimular que os novos contratados postem nas suas redes sociais sobre o mimo. Olha o engajamento aí! 

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