Responsabilidade social corporativa: como sua empresa pode ir além?

Responsabilidade social

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Além das obrigações legais, as empresas têm tido cada vez mais responsabilidade sobre seu impacto social e ambiental. Neste contexto, surge a responsabilidade social corporativa, que integra práticas éticas, sustentáveis e comunitárias, a fim de trazer benefícios para a sociedade, meio ambiente e a própria marca.

A exemplo, uma pesquisa da IBM mostra que 80% das pessoas esperam que as instituições priorizem seus funcionários, comunidade e a sustentabilidade tanto quanto o lucro. 

Diante deste cenário, cada vez mais as empresas têm adotado a RSC em suas práticas de gestão. E, se você também deseja entender como aplicar a responsabilidade social corporativa em sua empresa, se tornando referência no mercado, continue esta leitura! 

O que é a responsabilidade social corporativa? 

A responsabilidade social corporativa pode ser considerada como o compromisso das empresas em atuar de forma ética, transparente e sustentável, considerando o impacto de suas atividades na sociedade, no meio ambiente e também na economia local.

Em resumo, empresas responsáveis socialmente não buscam apenas o lucro, mas vão atrás de práticas que promovam o bem-estar dos funcionários, o respeito aos direitos humanos, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas. Assim, as organizações também assumem seu papel como agentes de transformação social.

Esse posicionamento estratégico mostra que a instituição está comprometida não apenas com resultados financeiros, mas também com o impacto positivo que gera no mundo, ganhando destaque não só no mercado e na opinião pública. 

Contudo, vale ressaltar que ela pode ser aplicada de diferentes formas, abrangendo diversas práticas que beneficiam a sociedade e o meio ambiente. Entre as principais categorias estão:

  • Responsabilidade Social Corporativa: aqui, se reforça o compromisso ético e o desenvolvimento econômico ligados à melhoria da qualidade de vida da comunidade; 
  • Responsabilidade Social Empresarial: onde se adota práticas sustentáveis que, além de gerar impacto social positivo, também beneficiam diretamente seus stakeholders e ampliam a atuação da empresa; 
  • Responsabilidade Social Ambiental: aqui, o foco está em comunicar as ações realizadas pela empresa que preservam recursos naturais e promovem a sustentabilidade.

No mais, vale ressaltar que, embora seja muito confundida com filantropia, a responsabilidade social corporativa vai além de doações pontuais de dinheiro, alimentos ou roupas. E, por mais que ambas promovam o bem-estar da sociedade, a RSC busca implementar ações contínuas e estruturadas, como projetos educacionais, ambientais e sociais.

Quais são os princípios da responsabilidade social corporativa? 

A responsabilidade social corporativa deve seguir valores que não só fortalecem a credibilidade da organização como aumentam a confiança do público e contribuem positivamente na sociedade e no meio ambiente. A seguir, confira alguns princípios da RSC:

  • Prestação de contas e responsabilidade: as empresas devem assumir a responsabilidade por suas ações e impactos. Por exemplo, reconhecer eventuais danos sociais, ambientais ou econômicos e buscar soluções eficazes para eles. Quando feita de forma transparente, esta prestação de contas fortalece a imagem organizacional e demonstra seu compromisso com valores éticos; 
  • Transparência: é importante divulgar políticas, práticas e resultados de forma clara, incluindo impactos sociais e ambientais, pois essa postura traz a confiança de clientes, colaboradores e investidores; 
  • Valorização dos colaboradores: os interesses dos colaboradores, clientes, e investidores devem ser respeitados. Mesmo os grupos que não participam diretamente da governança podem ser impactados, por isso, precisam ser considerados nas práticas empresariais para um ambiente mais saudável e com sensação de pertencimento; 
  • Cumprimento das leis e normas internacionais: é imprescindível que as empresas sigam todas as leis e regulamentos locais para manter-se atualizadas em relação às exigências de seus setores. Além disso, as instituições devem alinhar-se às diretrizes globais, especialmente em áreas como direitos humanos, sustentabilidade ambiental e combate à corrupção; 
  • Respeito aos Direitos Humanos: o respeito e a proteção dos direitos humanos devem estar presentes em todas as operações e cadeias de suprimento. Também é importante evitar práticas que causem violações a estes direitos e adotar políticas que promovam dignidade, igualdade e justiça.

Exemplos de ações de responsabilidade social corporativa

A responsabilidade social corporativa pode ser aplicada de diversas maneiras no dia a dia das empresas. Entre as práticas, estão a redução do impacto ambiental através da reciclagem e redução de resíduos, do uso de produtos naturais e biodegradáveis, além da implementação da logística reversa e da melhora no consumo de água e energia. Um exemplo prático é a instalação de painéis solares para gerar energia limpa.

Ademais, campanhas de conscientização com ações de engajamento social ajudam a sensibilizar a comunidade e mostram a responsabilidade ativamente. Para isso, é importante ter programas de voluntariado corporativo, campanhas educativas sobre saúde mental, diversidade, inclusão e preservação ambiental, bem como iniciativas para fomentar hábitos mais sustentáveis. 

Outro exemplo para gerar impacto positivo é formar colaboradores comprometidos, com treinamentos sobre ética, inclusão e sustentabilidade, bem como programas de capacitação profissional para comunidades locais, além de bolsas de estudo e parcerias com instituições educacionais e outros presentes que os tornem parte do projeto, criando ainda mais laços corporativos e sociais. 

Por que a responsabilidade social corporativa é tão importante para as empresas? 

A responsabilidade social corporativa tem um papel central na construção da reputação e competitividade das empresas. Isto porque, quando adotam práticas socialmente responsáveis, conquistam a confiança e lealdade de consumidores, colaboradores, investidores e de muitas comunidades, fortalecendo a marca e criando oportunidades de mercado.

Além disso, colabora para a retenção e atração de talentos, visto que as novas gerações de profissionais têm buscado cada vez mais propósito e responsabilidade social no ambiente de trabalho. Inclusive, uma pesquisa do Valor Econômico mostra que 48% dos brasileiros não aceitariam trabalhar em empresas desalinhadas a valores sociais e ambientais. Neste contexto, a RSC se torna essencial não só para atrair como para reter estes profissionais. 

Vale ressaltar que empresas que seguem práticas responsáveis ainda reduzem riscos de multas, processos e danos à reputação. Além disso, a eficiência operacional é capaz de gerar corte de custos e ganhos na sustentabilidade: um dos exemplos disso é o hábito de poupar energia, por meio de ações simples como manter luzes apagadas e controlar o uso do ar condicionado.

E não para por aí: em mercados altamente regulados, como os países do G7, empresas que já praticam a RSC saem na frente, pois estão preparadas para legislações ambientais mais rigorosas. Ou seja, o cumprimento das leis e normas internacionais fortalece a reputação e garante vantagem competitiva até em processos de expansão.

No mais, iniciativas de RSC, como a criação de áreas verdes e espaços mais tranquilos, melhoram o bem-estar físico e mental dos colaboradores, tornando a empresa mais produtiva e atrativa para talentos. Ações voltadas à educação, saúde e qualidade de vida também mostram que a empresa não busca apenas o lucro, mas, sim, o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua, contribuindo para um futuro melhor.

O fato é que empresas com forte atuação em RSC apresentam maior valor de mercado, tanto no aspecto financeiro quanto na imagem da marca. Isso porque negócios geridos a partir dessa abordagem são, necessariamente, cumpridores de suas obrigações, principalmente nos âmbitos social e ambiental.

Como garantir a responsabilidade social corporativa na sua empresa? 

Aplicar a responsabilidade social corporativa exige uma visão estratégica integrada, que engloba desde a alta gestão até as operações do dia a dia. Pois, mais do que cumprir leis, trata-se de criar uma cultura organizacional baseada em ética, sustentabilidade e impacto positivo. Então, a seguir, veja as principais estratégias para colocar a RSC em prática:

Comprometimento e liderança

A adesão deve começar pela alta cúpula, com a definição de políticas, missão, visão e valores alinhados à responsabilidade social dentro da empresa; 

Transparência e prestação de contas

Para isso, divulgue relatórios de desempenho, impactos ambientais e sociais, permitindo que stakeholders acompanhem os resultados e práticas adotadas;

Conformidade legal

Cumprir as leis é essencial e ponto de partida para o bom funcionamento da empresa, mas a RSC vai além, exigindo que a instituição também aja de forma ética em todas as operações para fortalecer sua credibilidade;

Adoção de práticas sustentáveis

É de suma importância reduzir o impacto ambiental da empresa, para isso, invista em redução de resíduos e reciclagem, uso racional de recursos e parcerias com fornecedores sustentáveis;

Invista na comunidade local

Se faça presente por meio do apoio a programas de voluntariado, doações e investimentos em causas sociais, bem como através do incentivo a projetos de educação, saúde e capacitação; 

Tenha uma gestão de riscos

Avalie os riscos sociais e ambientais das operações da empresa e crie planos de mitigação para reduzir estes impactos. Essa prática ajuda a antecipar problemas e evitar prejuízos;

Defina metas

Estabeleça indicadores claros e mensuráveis para monitorar o progresso da RSC. Isso pode engajar colaboradores, direcionar recursos e mostrar compromisso verdadeiro com a sustentabilidade; 

Divulgue as práticas

Mostre suas práticas de RSC de forma clara e acessível. Pois, além de reforçar a transparência, isso fortalece a reputação da empresa e inspira outras a adotar iniciativas parecidas; 

Engaje colaboradores

Envolva funcionários, clientes, fornecedores e parceiros nas iniciativas de RSC. Um modelo de gestão horizontal aumenta o engajamento e o impacto das ações, mostrando que eles também fazem parte do projeto e são importantes para a engrenagem.  

Conheça a Laços Corporativos e veja como ela contribui para responsabilidade social corporativa

A Laços Corporativos é a aliada perfeita para empresas que enxergam o futuro com responsabilidade, valorizando a sustentabilidade e o bem-estar social, tanto da comunidade no geral quanto de seus funcionários. 

Entre as soluções oferecidas por nós, estão algumas práticas de reconhecimento e acolhimento, como o Kit Maternidade e o Kit Boas-Vindas, que fortalecem a responsabilidade social interna e demonstram cuidado com os colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais humanizado. 

Com personalização exclusiva e uma gestão completa de logística e armazenamento, a Laços Corporativos transforma cada ação em uma oportunidade de valorizar pessoas e reforçar a cultura organizacional de forma prática e significativa.

Saiba mais sobre a Laços Corporativos

A Laços Corporativos – uma empresa que oferece curadoria personalizada para os presentes corporativos, vai transformar todos os detalhes em estratégias de marca empregadora. Conosco a sua empresa receberá uma curadoria personalizada para desenvolver os melhores presentes, além de ajudar no armazenamento e logística deles. 

No mercado desde 2013, nós desenvolvemos produtos, como kit maternidade, kit boas-vindas, para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em momentos que são marcantes e especiais. 

Nós entendemos que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através dos nossos produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio. 

Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma da sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um. 

Saiba mais sobre como podemos ajudar a escolher os melhores presentes corporativos para transformar a empresa em uma marca empregadora, atrair e reter talentos e fazer a diferença na vida de seus colaboradores.

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam