Novembro Azul na empresa: 12 ideias de ações para conscientizar

Novembro-Azul-na-empresa ideias

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Confira ideias para sua empresa no mês da campanha de prevenção e conscientização do câncer de próstata, o Novembro Azul.

Você sabia que, em média, a porcentagem de homens que consultam médicos e fazem exames é 10% menor do que as mulheres? Dados como esse só reforçam a ideia de que os homens negligenciam a saúde. Por isso, o Novembro Azul é um momento importante para sua empresa agir e conscientizar sobre a importância de cuidar de si para seus colaboradores. Confira aqui 12 ideias de ações para fazer nesta data. 

A origem do Novembro Azul

Em 2003, Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos da cidade de Melbourne, na Austrália, foram inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama e decidiram deixar seus bigodes crescerem para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde dos homens.

Como 17 de novembro é considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles optaram por manter seus bigodes durante aquele mês. No mesmo ano, mais amigos participaram da campanha, que instigou a curiosidade dos bigodes longos e se espalhou rapidamente, originando o Novembro Azul. 

Dados sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum da doença na população masculina, representando 29% dos diagnósticos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), existe uma estimativa de que sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no país, por ano entre 2020 e 2022.

A doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, sendo menor apenas que o número de óbitos provocados pelo câncer de pulmão. Na campanha de novembro, é fundamental trabalhar a desmistificação do câncer de próstata e a importância de suas medidas preventivas para a saúde e qualidade de vida dos homens.

Confira aqui 12 dicas de ações para o Novembro Azul na sua empresa!

1. Distribua fitas azuis

Não podemos começar as ações sem o símbolo da campanha. Por isso, distribua faixas azuis para todos os colaboradores como o primeiro passo para a conscientização sobre o tema do mês. Se quiser, distribua também bigodes, outro símbolo da campanha, para tornar o dia no escritório mais leve e divertido. 

2. Celebre o dia 17 de novembro

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é o principal para a campanha do Novembro Azul. Por isso, organize um evento focado no tema e na conscientização sobre o câncer de próstata no dia 17. Capriche nas comidas e pense numa forma de promover a integração entre as equipes.

Dica dentro da dica: que tal oferecer comidinhas na cor azul para reforçar o tema do mês? Algodão doce, sorvete com o sabor “céu azul”, marshmallow, balas, bombons e bolo são opções deliciosas e azuladas!

3. Ofereça ajuda psicológica

A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa no combate ao preconceito e inseguranças relacionadas ao câncer de próstata. Ao oferecer este tipo de benefício, sua empresa está promovendo mudanças importantes na raiz do problema. Afinal, muitos homens não diagnosticam a doença por conta do preconceito em volta dela.

4. Desafio do bem-estar

Cuidar do bem estar é fundamental para evitar qualquer tipo de doença. Para incentivar essa ação, ao longo do mês de novembro todos devem se exercitar e marcar em um calendário compartilhado os dias em que fizeram atividade física. No fim do mês, os colaboradores que tiverem participado, ganham um presente corporativo, e azul, claro!

5. Bingo interativo

Uma forma de tornar o ambiente mais leve e ajudar os colaboradores a criarem mais intimidade, é fazer com que eles se conheçam melhor. Monte um bingo com metas e acontecimentos pessoais, como por exemplo, saltar de paraquedas. Ao longo da atividade, os colaboradores deverão conversar entre si, e achar pelo menos uma pessoa que já tenha realizado o acontecimento descrito em cada quadradinho da cartela. Quem completar a horizontal, vertical ou cartela cheia também será premiado.

6. Entre na onda do Movember

Como já falamos por aqui, o bigode é um dos símbolos da campanha do Novembro Azul. O  Movember (junção de moustache – bigode em inglês – com November – Novembro em inglês) é a campanha que incentiva os homens a deixarem o bigode crescer ao longo de  Novembro. Também é válido organizar uma atividade para brincar com bigodes postiços no ambiente de trabalho e divulgar o momento em fotos nas Redes Sociais da organização.

7. Escancare os sintomas

Uma ação que não pode faltar é a exposição dos sintomas do câncer de próstata. Por falta de conhecimento, muitos homens não percebem os sintomas da doença e acabam tardando para descobri-la. Monte um kit de materiais informativos através do endomarketing e divulgue para todos os colaboradores. Aproveite também as Redes Sociais! 

8. Dia de Exames

Libere os colaboradores para fazer exames básicos de saúde durante um dia em novembro. Organize com o departamento de RH de forma que nenhum departamento fique defasado. Ações como essa mostram a preocupação da organização com os colaboradores. Faça parcerias com clínicas de exames para facilitar a logística.

Uma ideia: para incentivar seus colaboradores, ofereça um presente de participação.

9. Rodas de Discussão

Sabemos que os homens não costumam desabafar muito sobre problemas pessoais, e consideram a saúde um tabu nas rodas de conversa. Por isso, é bacana criar um ambiente seguro de fala. O tema inicial pode ser o câncer ou doenças parecidas para aqueles que as venceram, mas o objetivo principal é aproximar os colaboradores e abrir esse espaço de conversa. 

10. Incentive hábitos saudáveis

A prática de atividades físicas deve ser incorporada à rotina de todos. Estimule o esporte entre os colaboradores através de atividades físicas em prol do Novembro Azul promovidas pela empresa. Pode ser um passeio de ciclismo, uma corrida, futebol ou uma caminhada com familiares e pets.

11. Arrecadação de chapéus

O câncer de próstata ataca o organismo de diferentes maneiras, e o próprio tratamento, muitas vezes, agride a saúde e o bem-estar. A quimioterapia, por exemplo, tende a ter um efeito colateral bastante comum, que é a queda dos cabelos. Assim, faça uma campanha de arrecadação de chapéus e ajude de forma simbólica.

12. Enfeite o Escritório

Não podemos deixar de dar a dica de decoração do mês. Novembro azul significa escritório todo azul! Personalize sua decoração e lembre todos os seus colaboradores da importância de cuidar da saúde de uma forma divertida. Que tal propor o dia do azul, em que todos os colaboradores vestem a cor de novembro? 

Dica: aproveite bombons com embalagens azuis para dar um recado importante! Personalize um bilhete com a mensagem “Previna-se!”, cole junto ao embrulho do chocolate e deixe o mimo em cima da mesa dos seus colaboradores. Por exemplo, os chocolates Pollo, Charge ou Bis.


A adesão ao Novembro Azul pode fazer com que seus colaboradores se mantenham saudáveis, trazendo também benefícios a sua empresa! O investimento no bem-estar é refletido em maior engajamento da equipe e redução de custos com saúde. De quebra, a organização ainda ganha pontos no employer branding, valorizando a imagem da empresa no mercado.

Veja também: Dia da família na empresa: uma forma de estreitar laços com os colaboradores

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam