A sigla ESG deixou de ser uma tendência para se tornar um imperativo estratégico no cenário corporativo atual, que está cada vez mais atento à sustentabilidade e responsabilidade social. Empresas que decidem dar um passo além da lucratividade e atuam pensando em um mundo melhor, se destacam e ganham admiração do mercado e da sociedade.
Apesar de muitas práticas ESG serem voltadas para o meio ambiente e a governança, o social também tem um papel fundamental quando pensamos em responsabilidade social e ações: a entrega de kits como de maternidade é um exemplo. E se tornaram cada vez mais fundamentais, especialmente se as companhias querem mostrar essa postura de compromisso com iniciativas que impactam positivamente a comunidade, o meio ambiente e, claro, as próprias equipes.
Vale ressaltar que as ações de responsabilidade social corporativa influenciam diretamente na tomada de decisões dos consumidores brasileiros e latino-americanos, segundo pesquisa da Sherlock Communications. O estudo revelou que 90% dos brasileiros concordam que práticas de responsabilidade social e ambiental impactam na opinião sobre empresas que operam no país, com 77% deles afirmando que só compram produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis.
O Social traz uma visão para o colaborador
O relacionamento e o impacto da empresa em seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade é retratado no social do ESG. E, investir no bem-estar da equipe é o ponto de partida, porém, uma empresa verdadeiramente responsável socialmente entende que o colaborador é parte de uma estrutura maior.
A empresa, ao reconhecer isso, passa a investir em benefícios que vão além do ambiente de trabalho, kits como o de maternidade, por exemplo, se estende para a base familiar do funcionário, provocando um efeito multiplicador de cuidado e pertencimento. E os benefícios para o negócio são muito positivos.
- Produtividade no trabalho
O colaborador com um ambiente familiar saudável e apoiado se traduz em um profissional mais tranquilo, engajado e focado em seus afazeres na empresa. Quando a companhia oferece um benefício que pode refletir em toda a família, ela está mitigando fatores de estresse externos que poderiam impactar na performance do seu funcionário.
- Retenção e atração de talentos
Especialmente as novas gerações de profissionais valorizam empresas que demonstram empatia e uma cultura de apoio verdadeira. Quando se mostra a preocupação de que seu colaborador tem uma vida fora do ambiente de trabalho, é um diferencial competitivo poderoso na atração e retenção de talentos.
- Redução de turnover e absenteísmo
Quando o funcionário se sente valorizado e pertencente ao ambiente onde trabalha, ele não pensa em procurar outro emprego. Embora o Brasil ocupe a primeira posição no índice de rotatividade de funcionários de todo o mundo. Esses dados demonstram o quanto é necessário voltar o olhar para o seu colaborador.
- Valorização da marca empregadora
Talentos satisfeitos com o ambiente de trabalho, queda nos índices de rotatividade e consequentemente uma empresa mais produtiva, decorrentes da conformidade com práticas de responsabilidade social reconhecidas internacionalmente, são características de marcas empregadoras – um grande diferencial diante de um mercado tão acirrado.
Como incluir essa ação no relatório de sustentabilidade?
Mas para que a entrega de kits seja reconhecida formalmente como uma iniciativa ESG, é importante documentá-la de forma estratégica nos relatórios de sustentabilidade ou nos indicadores de responsabilidade social da empresa.
É importante que a ação social interna seja destacada no pilar “Social”, com foco em qualidade de vida, apoio familiar e bem-estar do colaborador. Para tanto, é importante apresentar dados quantitativos como: número de kits entregues, perfis atendidos, frequência e abrangência.
Incluir indicadores de impacto também são importantes para fundamentar as ações. Nesse sentido, a aplicação de pesquisas de clima organizacional, depoimentos de colaboradores, taxa de engajamento e redução de turnover após as ações são essenciais para corroborar com as iniciativas.
Lembrem-se sempre que responsabilidade social é ir além do cumprimento das leis. Trata-se de ações elaboradas com a intenção de gerar impactos positivos – sociais, ambientais e econômicos – tanto dentro quanto fora da organização.
E todos ganham, afinal, um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, revelou que a felicidade corporativa pode aumentar em 12% a produtividade. Enquanto um levantamento feito pela Gallup indica que equipes bem engajadas apresentam um desempenho financeiro até 21% melhor.
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