No primeiro mês, é normal que gestores busquem alternativas para impulsionar a produtividade e o crescimento orgânico de seus novos colaboradores. Neste cenário, surgem ideias como oferecer novos benefícios, criar ambientes de trabalho mais flexíveis e até investir em outras otimizações.
No entanto, na busca pela abordagem perfeita, muitos líderes esquecem das estratégias mais simples e fáceis de executar, como, por exemplo, o ato de reconhecer o bom trabalho feito por sua equipe.
Uma sondagem do Ministério do Trabalho e Emprego com mais de 53 mil trabalhadores que pediram demissão mostrou que quase 1 em cada 4 apontou a falta de reconhecimento do seu trabalho como um dos principais motivos para sair da empresa.
Isto mostra que, não raramente, em muitas empresas, os esforços dos funcionários acabam passando despercebidos, o que resulta no dobro de chances de pedidos de demissão.
Mas a boa notícia é que isso pode ser revertido ao estudar os perfis dos funcionários e investir em ações que reforcem o sentimento de valorização dentro da empresa. E tem mais: estratégias como estas não só mantêm como também são capazes de atrair novos talentos.
Se interessou? Então continue a leitura para descobrir como impulsionar a produtividade desde o primeiro mês!
O kit de boas-vindas como primeiro passo para impulsionar a produtividade:
O reconhecimento no ambiente de trabalho é uma das formas mais eficazes de motivar equipes, de proporcionar o sentimento de realização e fazer com que os funcionários se sintam ainda mais valorizados. E por que não investir nisso desde o primeiro dia?
Um ato simbólico, mas muito marcante e capaz de aumentar a produtividade mais rapidamente, pode vir da simples oferta de um kit de boas-vindas ao novo colaborador, por exemplo.
Isto porque, ao engajá-lo individualmente, a ação não apenas o acolhe ainda em seus primeiros dias, mas também reforça a cultura organizacional de valorização dos funcionários, criando a sensação de pertencimento, que é um elemento-chave para fortalecer os vínculos e a motivação.
Ações como está são fundamentais para um bom onboarding, que é a integração estruturada de novos colaboradores visando facilitar a adaptação e alinhar suas expectativas, funções e responsabilidades à cultura organizacional desde o primeiro dia.
Além disso, ainda vale ressaltar que, por meio da gestão de pessoas, uma boa experiência de integração pode até acelerar a curva de aprendizado dos recém-contratados, tornando sua adaptação mais rápida e produtiva.
Inclusive, empresas que contam com boas técnicas de onboarding relatam colaboradores mais produtivos, além de um aumento na taxa de retenção de novos talentos.
Alternativas para ajudar o profissional a se sentir motivado:
A motivação não surge do nada: ela é resultado de uma construção que envolve a demonstração de apreço e reconhecimento ao funcionário. E nada melhor do que expressar todo esse carinho por meio de itens que unam funcionalidade e propósito, certo?
Pensando nisso, investir em agendas, planners, materiais explicativos, acessórios ergonômicos e até QR codes com treinamentos personalizados é uma das formas mais práticas e eficazes de mostrar cuidado e atenção para com os colaboradores.
Isto porque, ao presenteá-los com itens funcionais, a empresa não só o motiva, como também contribui diretamente para a organização do seu dia a dia, facilitando a rotina e o tornando cada vez mais produtivo e, consequentemente, mais leal à empresa.
Conte com a Laços Corporativos para impulsionar a produtividade:
A forma de reconhecimento mais eficaz é aquela autêntica, honesta e individualizada.
E o melhor: esse reconhecimento não precisa necessariamente ser caro para ser significativo – muitas vezes, ele pode vir até de uma iniciativa de baixo custo que demonstre o agradecimento e fortaleça o vínculo entre empresa e funcionário.
Para isso, conte com a Laços Corporativos. A marca oferece kits que mesclam utilidade, acolhimento e identidade, criando uma base sólida para a performance e o engajamento desde o primeiro dia de trabalho.
A Laços, que oferece curadoria personalizada para os presentes corporativos, é capaz de transformar o modo como você impulsiona a produtividade, retém e mantém talentos: a sua instituição receberá uma curadoria personalizada para desenvolver os melhores presentes, além de ajudar no armazenamento e logística deles.
No mercado desde 2013, a Laços desenvolve produtos, como kit maternidade e kit boas-vindas, para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em momentos que são marcantes e especiais.
A empresa entende que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através desses produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio.
Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma de sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um.