Além do mês do orgulho: como ser uma empresa inclusiva o ano todo?

Além-do-mês-do-orgulho-como-ser-uma-empresa-inclusiva-o-ano-todo

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O termo inclusão é amplo e vai muito além de um mês de conscientização. Entenda aqui como ser uma empresa inclusiva!

A comunidade LGBTQIA+ enfrenta dificuldades não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. Se inserir nele já não é fácil com todos os preconceitos existentes, mas se manter em um ambiente de trabalho saudável e livre de preconceitos também é difícil. Por mais avanços que tenhamos tido como sociedade a caminho da inclusão, o mundo corporativo ainda tem um longo chão pela frente. Entenda aqui como ser uma empresa inclusiva ao longo do ano todo!

Junho é mundialmente conhecido como o mês do orgulho LGBTQIA+. Marcado por homenagens e celebrações em torno da comunidade, o período é mais uma oportunidade para falarmos sobre o assunto, debatermos o preconceito e darmos visibilidade para a inclusão dentro da nossa sociedade.

No mercado de trabalho, não deve ser diferente. E não é apenas durante o mês de junho que as empresas devem falar sobre diversidade e inclusão. Para apoiar a luta da comunidade LGBTQIA+ é necessário ser uma organização inclusiva e manter um ambiente saudável para todos. Vamos entender juntos como fazer isto?

O que é ser uma empresa inclusiva?

Uma empresa inclusiva é aquela que busca formas de criar um cenário totalmente igualitário dentro da organização. Isso significa que não basta ter pessoas negras ou LGBTQIA+ nos times, essas pessoas também precisam ter portas abertas para crescerem e alcançarem posições de liderança, por exemplo. 

Além de oportunidades iguais para todos, para ser inclusiva, a empresa também deve contar com colaboradores que respeitem uns aos outros, e contribuam para um ambiente de trabalho saudável e igualitário. Não basta apenas contar com pessoas diversas dentro do organograma, é necessário tratar todas com equidade.

Como saber se sua empresa é inclusiva?

O primeiro passo é entender se há respeito e valorização das diferenças no ambiente da empresa. A inclusão e a valorização das diferenças precisa ser posta em prática no dia a dia da organização, e não somente nos recrutamento e seleção. Todos devem se sentir bem e livres para ser como querem, e não sofrerem preconceito por isso internamente. 

Depois, mapeie a diversidade do quadro de colaboradores da organização, e será possível enxergar o nível de inclusão da empresa. Veja também a porcentagem de diversidade presente no quadro de liderança. É importante dar oportunidades iguais a todos. 

Confira aqui 10 boas práticas de diversidade e inclusão nas empresas.

Como tornar a empresa inclusiva?

Tornar a sua empresa inclusiva, é um projeto como qualquer outro, que deve conter objetivos pré definidos, um plano de ação e uma forma de medir o sucesso. Siga o passo a passo abaixo e você estará no caminho certo para a inclusão e diversidade.

  1. Mapeie a diversidade da empresa: analise se o organograma conta com pessoas colaboradoras diversas, e identifique os perfis que faltam.
  2. Estabeleça metas com foco em inclusão: melhoria no clima organizacional, treinamento, aumento de contratação de pessoas de grupos considerados minoritários, etc.
  3. Desenvolva treinamentos sobre diversidade e inclusão: estimule o diálogo entre seus colaboradores e abra canais para que todos se sintam bem no ambiente de trabalho.
  4. Implemente programas e políticas de diversidade: aqui é válido criar um Comitê de Diversidade, que deve assumir a responsabilidade do projeto de inclusão.
  5. Faça adaptações inclusivas no processo seletivo: crie uma equipe menos homogênea que inclua grupos de pessoas que ainda não têm representação na empresa.


Dica: conte com a ajuda de plataformas que promovem inclusão e diversidade no mercado de trabalho.

Quais as empresas mais inclusivas no Brasil?

Uma pesquisa realizada em 2022 revelou as melhores empresas para profissionais LGBTQIA+ trabalharem no Brasil. Realizada pelo Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, a pesquisa contou com 60 empresas, entre nacionais e multinacionais, com atuação no país.

Entre as mais inclusivas estão:

  • Adidas
  • C6 Bank
  • Carrefour
  • Localiza 100
  • Oracle


A valorização da diversidade é um processo contínuo e precisa de uma forte mudança cultural antes de implementar o plano de ação. Aproveite o mês do orgulho LGBTQIA+ para começar a trabalhar nos pontos aqui levantados e colabore com o mercado de trabalho no caminho da inclusão.

Veja também: Liderança feminina: 5 ações para preparar as mulheres da sua empresa

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam