Desligamento humanizado: o que é e como fazer

Desligamento humanizado: o que é e como fazer?

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O desligamento humanizado vem sendo adotado por muitas empresas que se preocupam com o bem estar dos colaboradores e focam no employee experience do início ao fim. Entenda aqui o que é essa estratégia e como aplicar na sua empresa.

No mercado corporativo, uma das coisas mais difíceis de se fazer é demitir um funcionário. A atitude não afeta apenas a empresa, mas também o emocional do colaborador. Por isso, investir no desligamento humanizado é muito importante para o departamento de RH, e é uma estratégia que deve estar dentro do plano de employee experience da organização. Continue com a gente para entender mais sobre o assunto!

O desligamento humanizado é um processo que visa tornar uma demissão mais empática e menos dolorosa. Mesmo sendo um processo legal, o desligamento de um colaborador envolve aspectos mais humanos e, por isso, amenizar os efeitos negativos dessa tarefa é o principal objetivo da demissão humanizada.

Essa estratégia está diretamente ligada com a experiência do colaborador dentro da empresa, uma vez que ela contará como parte da jornada do indivíduo, da mesma forma que o onboarding e outras experiências vividas dentro da organização. Além disso, com uma saída humanizada, o funcionário não desenvolverá uma imagem ruim da empresa, e terá mais facilidade de se recolocar no mercado de trabalho. 

O fechamento do ciclo do colaborador com a empresa pode também afetar a reputação da organização no mercado, caso o desligamento seja feito de forma não empática. Mais de 60% dos profissionais levam a forma como foram demitidos como um fator decisivo na avaliação de uma empresa.

Como realizar o desligamento humanizado?

Agora que entendemos o conceito de desligamento humanizado, juntamos um passo a passo para facilitar esse processo e ajudar a mostrar a preocupação da empresa nessa fase da jornada do colaborador. 

1. Planejamento

Para ser considerado humanizado, o desligamento deve ser bem pensado do início ao fim, e neste primeiro passo o destaque é planejar esse processo para guiar a liderança que irá realizar o desligamento. Organização é a chave do sucesso aqui. Pense no momento em que a informação será passada, quem irá fazê-lo, no pós demissão, e em cada detalhe.  

2. Comunicação clara

Trate o colaborador como você gostaria de ser tratado. O toque humano requer que o desligamento seja feito por meio de uma conversa gentil, cordial e empática. Sem enrolação, o desligamento deve ser informado de maneira clara e direta, explicando o motivo pelo qual ela está acontecendo e assegurando que todos os direitos do funcionário estejam garantidos.

É importante que a pessoa responsável pelo desligamento esteja preparada para tirar todas as dúvidas do colaborador e forneça um feedback para ajudar o funcionário a entender o processo.

3. Suporte

Além de cumprir todos os requisitos por lei, vale oferecer um suporte a mais para o profissional se recolocar no mercado de trabalho. Dê uma carta de recomendação, indique o colaborador para outras organizações, ajude com o currículo e orientação para marca pessoal, pague a mensalidade de sites de recrutamento e seleção ou mesmo do próprio Linkedin, apoie oferecendo ajuda profissional para preparação para entrevistas e a recolocação em si. 

Se possível, vale também oferecer ferramentas, como notebooks, monitores, headphones, entre outros, como uma forma de ajudar, além de estender por algum tempo a validade do plano de saúde e outros benefícios. Algum suporte psicológico também pode ser uma boa ideia.

4. Oportunidade de despedida

Outra questão importante é permitir que os funcionários demitidos se despeçam de seus colegas, bem como retirem seus itens de seus postos de trabalho. Para os líderes do setor, é essencial que, depois do desligamento, haja algum tipo de comunicação com o time envolvido, explicando resumidamente os motivos para tal, e como os processos serão conduzidos até sua substituição.

5. Entrevista de desligamento

É na entrevista de desligamento que a empresa terá a oportunidade de ouvir o trabalhador, dando oportunidade dele expor seus sentimentos e opiniões sobre o período em que esteve na empresa e os motivos que levaram ao seu desligamento. Com os insights do ex-colaborador, o RH tem em mãos informações suficientes para avaliar seus processos, entender se a cultura organizacional está no lugar certo, e definir a temperatura do clima da empresa.

É importante ressaltar que a entrevista não é obrigatória, e a empresa não pode obrigar o trabalhador a ter este momento se não for de sua vontade.

6. Kit Offboarding

Tão importante quanto o kit de onboarding, o kit de offboarding é uma boa forma de agradecer e valorizar o colaborador pelo tempo dedicado à empresa. Prepare um kit personalizado com uma mensagem especial de agradecimento e mimos que dêem mais significado para o momento, que costuma ser negativo. O kit pode conter snacks, squeeze, placa de agradecimento, porta retrato e outros itens para guardar de lembrança.



Apesar de ser uma estratégia nova, o desligamento humanizado tem se mostrado cada vez mais necessário e bem visto no mercado corporativo. Não deixe de investir nele e torne este processo mais eficaz e moderno na sua empresa!

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