Iniciativas de employer branding já fazem parte da rotina de pessoas que trabalham com RH, comunicação ou liderança. Ações para fortalecer a marca empregadora da empresa é um dos grandes diferenciais para o negócio que busca se destacar da concorrência. Mas você sabe como medir o ROI disso tudo? Mostrar resultados de algo que parece ser tão “intangível”?
É sobre este assunto que vamos abordar ao longo deste artigo e você vai entender como fazer essa medição de forma prática e sem mistério.
O que é employer branding?
Para que você possa medir o ROI, é preciso entender o que é employer branding e qual a sua importância na cultura organizacional de uma companhia. Quando falamos de ações para uma marca empregadora, nada mais é do que iniciativas que vão apontar a imagem que a empresa projeta (e constrói) como lugar para se trabalhar.
Quando colaboradores, candidatos e até o mercado ouvem o nome da companhia, passa algo pela mente deles, e projetar a imagem da companhia é fazer com que esses pensamentos sejam positivos, claro. Para tanto, há uma série de ações por trás do employer branding como:
- A cultura interna;
- A experiência no processo seletivo;
- A forma como a empresa se comunica com os times;
- E até o que as pessoas comentam sobre trabalhar nela.
Quando a companhia tem uma boa reputação como empregadora ela pode atrair mais e melhores candidatos; reduzir o tempo e o custo para contratar; aumentar o engajamento e a retenção de talentos; bem como ajudar a construir um clima organizacional mais produtivo, o que é ótimo para a lucratividade, como para o mercado.
Mas vale ressaltar que para alcançar esse resultado, é fundamental investir em ações estratégicas que transmitam os valores e a cultura organizacional no dia a dia. E mesmo que o RH desempenhe um papel central nesse processo, o employer branding é construído coletivamente. Ou seja, líderes, gestores e colaboradores precisam estar alinhados para transmitir uma experiência consistente dentro e fora da empresa.
Na prática, o primeiro passo para construir uma boa imagem como marca empregadora é ser, de fato, um bom empregador. O segundo é comunicar essas ações de forma clara e estratégica.
Para isso, algumas medidas incluem oferecer benefícios inovadores que realmente impactem a qualidade de vida, investir em planos de desenvolvimento para que colaboradores possam evoluir suas habilidades e crescer dentro da organização, implementar políticas de inclusão, garantindo que todos se sintam valorizados, estruturar um plano de carreira que mostre possibilidades de crescimento, além de oferecer remuneração compatível com o mercado.
E como medir tudo isso?
Entendendo sobre o ROI
Quando pensamos em mensurar todas as ações, muitas vezes intangíveis, pensamos em ROI, que significa Retorno sobre o Investimento. Na prática é responder à pergunta: o que ganhamos com aquilo que investimos?
Em casos que envolvem números, a medição fica mais fácil, mas com o employer branding o desafio é um pouco maior, já que nem tudo vira número. Mas ainda assim, é possível mostrar que vale a pena investir na marca empregadora.
O primeiro passo é definir os objetivos.
E, nessa hora, é preciso responder onde a empresa quer chegar com estratégias de employer branding. Geralmente as metas mais comuns são aumentar o número de candidatos qualificados por vaga; melhorar a reputação em sites de recrutamento; diminuir o turnover voluntário; ter um time mais engajado e tornar a jornada do colaborador mais positiva.
Vale reforçar que ao ter objetivos bem definidos, fica mais fácil escolher as métricas certas.
O segundo passo é escolher os KPIs certos.
Após definir os objetivos, é hora de determinar os indicadores (KPIs) que serão utilizados para acompanhar se as ações estão dando certo. Como, por exemplo, baixou o custo de contratação ou reduziu o turnover, enquanto é possível mensurar um crescimento nas avaliações online em sites de recrutamento e redes sociais e um bom engajamento em campanhas.
O terceiro passo é calcular o ROI.
Basicamente é fazer uma estimativa das economias feitas em relação ao recrutamento, a redução do turnover ou até o ganho em produtividade com um time mais engajado.
Embora nem tudo seja possível mensurar, você pode usar estimativas baseadas em dados reais da empresa para calcular o ROI de ações em employer branding. Além disso, depoimentos e percepções também fazem a diferença, por isso, não hesite em incluir feedbacks de candidatos, comentários de colaboradores em pesquisas internas, mudanças na percepção da cultura ou clima, entre outros.
Além de dar contexto aos números, essas informações colaboram para a construção de uma narrativa de impacto.
Tenha em mente que ações de employer branding são muito mais do que um “mimo para o colaborador”. Trata-se de uma estratégia importante que impacta diretamente nos resultados da empresa.
Como ações simbólicas fortalecem a marca empregadora
Uma forma eficaz de consolidar o employer branding é investir em ações simbólicas que gerem a sensação de reconhecimento e pertencimento: premiações, elogios públicos e presentes personalizados, como kits de maternidade ou para promoções, demonstram valorização e reforçam o vínculo entre colaborador e empresa.
Além disso, oferecer treinamentos, oportunidades de desenvolvimento, ambientes de trabalho agradáveis e liderança participativa aumentam o engajamento e a motivação da equipe. Com isso, é possível fortalecer tanto a percepção interna quanto externa do local, consolidando a empresa como um excelente lugar para trabalhar e como referência no segmento.
Conte com a Laços Corporativos para suas ações de employer branding
A Laços Corporativos é uma empresa parceira em ações simbólicas que reforçam o employer branding da sua companhia. Oferecemos soluções completas em curadoria e logística para implementar iniciativas que valorizam os colaboradores, fortalecem a cultura e consolidam a empresa como uma marca empregadora forte.
Conosco a sua empresa receberá uma curadoria personalizada para desenvolver os melhores presentes, além de ajudar no armazenamento e logística deles.
No mercado desde 2013, nós desenvolvemos produtos, como kit maternidade, kit boas-vindas, para ajudar as empresas a impactarem positivamente a vida de seus colaboradores em momentos que são marcantes e especiais.
Nós entendemos que valorizar o colaborador é uma forma de investir naquilo que é o principal ativo de uma companhia: as pessoas. Através dos nossos produtos, a sua empresa mostra os elos entre a marca empregadora e o colaborador, transformando em benefício para o seu negócio.
Todos os itens são pensados e desenvolvidos para serem mais que um presente, mas uma forma da sua empresa encantar o colaborador, destacando os valores da companhia e ainda serem úteis na rotina de cada um.
Saiba mais sobre como podemos ajudar a escolher os melhores presentes corporativos para transformar a empresa em uma marca empregadora, atrair e reter talentos e fazer a diferença na vida de seus colaboradores.