Entrevista de desligamento: o que é e como fazer?

Entrevista de desligamento: o que é e como fazer?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A entrevista de desligamento faz parte da humanização do processo de demissão de funcionários. Entenda aqui o que ela é, e como fazer da melhor forma!

Manter uma boa experiência para os colaboradores do início ao fim do vínculo com a empresa é muito importante para a marca da organização, assim como para sua reputação no mercado de trabalho. Por isso, investir no desligamento humanizado deve ser uma das prioridades do departamento de RH. Dentro desta estratégia, está a entrevista de desligamento, você sabe o que é? Continue com a gente para entender tudo sobre ela! 

A entrevista de desligamento é a oportunidade para a empresa ouvir o colaborador que está de saída, em um ambiente seguro, para que a pessoa exponha seus sentimentos e opiniões sobre seus colegas de trabalho, gestores, clima organizacional, e qualquer assunto que tenha relação com o período em que ela esteve na empresa. 

O evento deve envolver o RH e o trabalhador, apenas. É importante mencionar que gestores e membros de equipe não devem fazer parte deste processo, para não atrapalhar os efeitos e resultados do mesmo. Vale também ressaltar que a entrevista não é obrigatória, e a empresa não pode obrigar o funcionário a ter este momento se não for de sua vontade.

Além disso, a entrevista de desligamento deve ser uma opção para colaboradores que foram demitidos, ou que pediram demissão por conta própria. O objetivo é oferecer um espaço de fala, de forma que a pessoa se sinta confortável para falar sobre temas que podem ser delicados.

Com a conversa envolvendo o ex-colaborador, o RH tem em mãos informações suficientes para avaliar seus processos, entender se a cultura organizacional está no lugar certo, e definir a temperatura do clima da empresa. 

Como fazer a entrevista de desligamento?

Assim como qualquer ação do RH, a entrevista deve ser planejada para ser feita da forma correta, e no momento certo da saída do colaborador. 

Por isso, o primeiro passo é escolher quando ela será realizada. O ideal é esperar um período após a notícia do desligamento, que pode gerar sensações negativas no funcionário, e na sua equipe. Deixe para agendar a entrevista no final do processo de desligamento, quando todas as burocracias já tiverem sido resolvidas, e os sentimentos não estiverem à flor da pele. 

Em segundo lugar, selecione um profissional do RH com um bom perfil de comunicação e, de preferência, que tenha tido alguma relação dentro da organização com a pessoa que está saindo. Isso fará com que o ambiente da entrevista seja o ideal para alcançar o objetivo aqui já explicado. 

O próximo passo é planejar a entrevista. O entrevistador deve direcionar a conversa de acordo com a experiência do entrevistado para extrair as informações da forma mais fácil possível. Saber quais perguntas fazer, e como fazê-las, é fundamental para que o bate-papo corra bem.

Por fim, antes de montar um plano de ação baseado no feedback recebido, não se esqueça de filtrar as informações. Muitas vezes, em casos de demissões, a pessoa pode estar afetada emocionalmente, e isso pode vir a interferir na entrevista de desligamento. 

10 perguntas para se fazer na entrevista de desligamento

  1. Qual o motivo da sua saída?
  2. O que você acha que poderia ter sido feito para evitar seu desligamento?
  3. Como você se sente no ambiente de trabalho da sua equipe?
  4. O que falta no pacote de benefícios oferecido pela empresa?
  5. Você acredita que a organização segue os valores passados para os colaboradores? Se não, por quê?
  6. Você acredita que a comunicação interna é eficiente? Se não, por quê?
  7. Qual a sua opinião profissional sobre a sua última gestão?
  8. Na sua opinião, a empresa oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional?
  9. Quais pontos de melhoria você pode indicar para a empresa?
  10. Caso tivesse a oportunidade, você voltaria a trabalhar na organização? Por quê?


Está claro como uma entrevista de desligamento bem planejada traz diversos benefícios para sua empresa? Além de trazer pontos de melhoria para os colaboradores que ficam, esta ação está dentro do employee experience e ajuda a encerrar o ciclo de funcionários que se doaram para a organização da melhor forma.


Veja também: Kit Offboarding: o que é e por que ter na empresa? 

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam