O que incluir no kit maternidade para reforçar os valores da empresa?

Kit maternidade

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para além dos discursos institucionais ou das palavras bem escritas nos quadros da recepção, falar sobre propósito e valores de uma companhia requer envolver pessoas em uma jornada que faça sentido, tanto para elas quanto para a empresa. Nesse contexto, o salário emocional ganha protagonismo como uma das formas mais eficazes de engajar equipes e reforçar os valores da companhia. 

Afinal, cuidar do seu quadro de colaboradores em momentos especiais da vida, como a chegada de um filho, é também uma forma de reforçar que a empresa vê o funcionário como um ser humano completo – e não apenas como um cargo. Entre os benefícios que expressam esse cuidado genuíno está o kit maternidade – que gera conexão, acolhimento e cria uma memória afetiva da marca empregadora. 

Essa singela homenagem vai proporcionar ao colaborador o entendimento do seu papel dentro de um propósito maior, se sentindo pertencente ao seu emprego. E esse sentimento é o combustível necessário para a produtividade, o comprometimento e o orgulho de “vestir a camisa”. 

O que compor em um kit maternidade que faça sentido e emocione? 

Tudo começa com a escuta ativa, ou seja, é preciso entender quem é o colaborador, como ele está vivendo esse momento e o que poderia tornar essa experiência ainda mais especial é o ponto de partida. 

É importante não fazer um kit maternidade generalizado, mas considerar se ele será entregue para uma mãe ou a um pai, já que as vivências e necessidades são diferentes – embora o carinho, a expectativa e a transformação sejam igualmente intensas!

Para as mamães é importante que os itens promovam o acolhimento e o bem-estar. Afinal, a gravidez e maternidade no ambiente de trabalho ainda são assuntos que geram inseguranças e discriminação. Tanto que muitas mulheres têm receio de engravidar por medo de perder o emprego, como mostra a pesquisa do Portal Empregos. 

Não é por menos: segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 50% das mulheres são demitidas depois de, aproximadamente, dois anos da licença-maternidade. Sem contar na dificuldade que elas encontram para se recolocar no mercado de trabalho depois de se tornarem mães e após a demissão. 

Ao entregar um kit maternidade, a empresa reforça seus valores e demonstra empatia, respeito e acolhimento em um dos momentos mais importantes da vida das colaboradoras. Por outro lado, a funcionária se sentirá acolhida e segura, demonstrando mais engajamento em fazer o melhor para o seu ambiente de trabalho. 

Portanto, o kit pode conter itens como roupinhas personalizadas para o bebê, mantas, fraldas, livros sobre maternidade, tudo embalado e acompanhado de bilhetes que transmitem afeto e apoio da empresa. 

É importante também não se esquecer que a mãe requer e merece cuidados, especialmente após o nascimento do bebê, portanto, pensar em itens que entreguem carinho e aconchego para ela é importante. 

Embora o bebê seja gerado no ventre de uma mulher e durante o período de puerpério a ligação entre mãe e filho seja ainda mais intensificada, especialmente por conta da amamentação e todo o processo de entendimento do recém-nascido, é preciso que a empresa tenha a compreensão de que para o pai é uma fase da vida que também requer acolhimento, respeito e consideração. 

Afinal, toda a rotina da casa passa por uma transformação e a mãe vai precisar mais do que nunca que o seu marido cumpra seu papel de pai. Por isso, a empresa deve ter um olhar atento para esse colaborador, através de um kit maternidade que transmita e demonstre a preocupação da companhia com este colaborador. 

O kit pode ser adaptado com itens que o aproximem da nova rotina, como body com frases divertidas como “papai em treinamento”, por exemplo. Outra dica é ter livros que falem sobre paternidade ativa, cartões com mensagens de incentivo, entre outros objetos que proporcionem esse carinho e afeto em forma de lembrança. 

O mais importante é que esse gesto traduza o cuidado da empresa em forma de ação. O kit maternidade, quando planejado com empatia e alinhado aos valores da companhia, é mais do que um presente: é uma mensagem clara de que aquele momento único também é celebrado pela organização — e que o colaborador não está sozinho nessa nova jornada.


Kit maternidade é a extensão dos valores da empresa 

Quando o kit maternidade é bem pensado, ele pode ser uma poderosa extensão dos valores da empresa, ultrapassando a ideia de ser apenas um gesto simbólico. Quando ele é elaborado com propósito, consegue traduzir na prática tudo aquilo que está no discurso. Veja alguns dos valores que são reforçados com esse mimo: 

Humanização e empatia

Se a cultura organizacional da empresa enfatiza o cuidado com as pessoas, o kit maternidade demonstra isso de forma genuína. Visto que é um presente que demonstra sensibilidade e empatia para um momento de grande transformação pessoal na vida da sua colaboradora ou colaborador, enaltecendo que eles são valorizados como ser humano e não apenas como profissional. 

Valorização da família e da vida pessoal

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é muito defendido entre as empresas que compactuam por uma cultura organizacional mais humanizada. Um kit que celebra a maternidade ou paternidade mostra que a companhia respeita e valoriza esse alinhamento, reconhecendo que conquistas fora do ambiente de trabalho também merecem e devem ser comemoradas. 

Inclusão e equidade

Quando se personaliza um kit conforme o perfil do colaborador, reforça valores como inclusão, diversidade e equidade. É uma forma de enaltecer que a empresa entende que somos únicos e todos merecem acolhimento. 

Cuidado com os detalhes

Se a empresa valoriza a excelência e o cuidado em seus departamentos, isso pode refletir na curadoria do kit. Itens úteis, afetivos e de qualidade corroboram a atenção da companhia aos detalhes e o compromisso com experiências que geram memórias afetivas. 

Pertencimento e cultura organizacional

Quando o colaborador recebe um kit maternidade, ele se sente pertencente a empresa em que trabalha, para além de apenas mais um funcionário. Ele entende ser parte da cultura que celebra suas conquistas. Esse senso impacta positivamente no engajamento e em como ele se relaciona com a equipe e seus líderes, desenvolvendo um ambiente saudável e produtivo. 

Conte com a Laços Corporativos para montar seu kit maternidade 

Se sua empresa busca elaborar um kit maternidade que reforce os valores e a cultura organizacional com seus colaboradores, convidamos conhecer a Laços Corporativos – uma parceira completa, que oferece curadoria personalizada, armazenamento dos kits e logística facilitada para que a companhia esteja presente em todos os momentos da vida de quem faz o seu negócio funcionar: sua equipe. 

O kit maternidade da Laços Corporativos é um kit com itens úteis e essenciais para os cuidados com o recém-nascido. Personalizado com a marca e cores da sua empresa, ele reforça a imagem da organização como uma marca empregadora. Mais do que um presente, é uma forma da empresa demonstrar o quanto valoriza e respeita a família e a vida pessoal da sua equipe.  

Saiba mais sobre como podemos ajudar a montar o kit maternidade da sua empresa e fazer a diferença na vida de seus colaboradores. 

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam