Qual a diferença entre comunicação interna e Employer Branding?

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Esses dois conceitos importantes para uma empresa se diferem nos detalhes, e se tornam ainda mais essenciais para bons resultados. Entenda aqui qual a diferença entre comunicação interna e Employer Branding.

Para explicar a diferença entre comunicação interna e Employer Branding vale começar dizendo que o primeiro conceito é muito importante para ajudar as estratégias do segundo. O Employer Branding apresenta a capacidade de se conectar simultaneamente com candidatos a um cargo na empresa, e seus colaboradores. Ou seja, a comunicação interna é fundamental para que ele ocorra.

A comunicação interna e o Employer Branding possuem um papel cada vez mais estratégico dentro de uma organização, trazendo excelentes possibilidades para os negócios. Antes de mais nada, vamos entender cada um desses conceitos. 

Comunicação interna

Comunicação interna é algo feito por toda e qualquer empresa ao transmitir uma informação a seus colaboradores. Ela é responsável por viabilizar o diálogo entre a empresa e seus funcionários, permitindo a interação entre todas as áreas da organização. O seu propósito é motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa internamente.

Employer Branding

Employer Branding é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho. É uma prática essencial para atrair talentos do mercado e, ao mesmo tempo, reter bons profissionais, por meio do fortalecimento da cultura, sistemas de benefícios, remuneração, treinamentos e outras práticas.

Um bom exemplo de Employer Branding é a distribuição de presentes corporativos, como Kits de Boas-Vindas, Presentes Personalizados e Kit Bebê. Ao divulgar um mimo desses em suas redes sociais, um colaborador ajuda a construção de marca externa da empresa em que trabalha. Confira aqui o catálogo de presentes da Laços Corporativos para surpreender seus colaboradores!

A diferença e a conexão

Entendendo os dois conceitos separados, podemos concluir que, com uma comunicação interna eficiente, é possível realizar uma série de ações de marketing interno, que vão contribuir com o Employer Branding da empresa. Ou seja, a comunicação interna e o Employer Branding caminham lado a lado, com a sutil diferença de que, enquanto o primeiro é voltado para o público interno, o segundo serve também externamente.

Uma semelhança importante entre os dois conceitos é o objetivo comum de cuidar do bem-estar e conforto dos colaboradores da empresa. Um funcionário transita entre os espaços internos e externos, e isso gera percepções que são colocadas em prática em tudo que eles entregam e falam sobre a organização.

Ambas as frentes costumam ficar dentro das áreas de marketing e RH, e não há um modelo fixo, certo ou errado. Cada departamento desenvolve ações de comunicação interna e Employer Branding de acordo com os valores e metas da sua empresa.
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