Síndrome de Burnout: o que é e como evitar na sua empresa

Síndrome de Burnout: o que é e como evitar na sua empresa

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A saúde mental é fundamental para o rendimento de um colaborador no dia a dia empresarial. Entenda aqui o que é a Síndrome de Burnout e como evitar na sua empresa!

A saúde mental é um assunto que vem sendo cada vez mais tratado dentro do mercado corporativo. Já foi comprovado que colaboradores felizes rendem mais, e que empresas que cuidam do bem estar dos contratados são mais visadas pelos profissionais. Dentro deste tema, a Síndrome de Burnout tem sido tópico frequente entre os gestores de RH e a liderança nas empresas. Mas afinal, o que é Burnout e como evitá-lo?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Ela causa um transtorno de ansiedade, e seus sintomas passam a interferir em todas as áreas da vida de quem a desenvolve. Uma pessoa com Burnout vive com uma sensação constante de cansaço extremo, falta de energia e motivação para realizar tarefas diárias.

O termo “Burnout” vem do inglês e é uma união de duas palavras: “burn”, que quer dizer queimar, e “out”, que significa exterior. Então, a Síndrome de Burnout pode ser caracterizada como uma queima de fora para dentro, ou seja, fatos externos que causam muita pressão no interior, na mente.

As principais causas da Síndrome de Burnout são o estresse crônico e a tensão emocional gerados no ambiente de trabalho por condições físicas, psicológicas e emocionais desgastantes. Dentre os sintomas, os principais são: dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia, desânimo, pressão alta e alterações de humor.

Como prevenir o Burnout?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Burnout como um fenômeno ocupacional e, por isso, é muito importante que todas as empresas tomem atitudes internas para evitar que seus colaboradores tenham Burnout. Investir no salário emocional é um bom exemplo de como cuidar do bem estar de seus profissionais, e evitar a síndrome.

Outras maneiras de evitar a Síndrome de Burnout são:

  1. Definir para todos os colaboradores objetivos alcançáveis e possíveis;
  2. Estimular os colaboradores a fazerem atividades de lazer, e balancear o trabalho com a vida pessoal;
  3. Manter o ambiente de trabalho saudável e positivo, independente da situação financeira da empresa;
  4. Disponibilizar profissionais de confiança para conversas com colaboradores que não estiverem bem psicologicamente.

 

O tratamento para a Síndrome de Burnout deve ser feito por um psiquiatra ou psicólogo, para poder identificar a causa geradora principal da síndrome e, assim, desenvolver mecanismos para vencê-la. A prática regular de atividade física é indicada para aliviar o estresse diário.

______________________

A saúde mental é tão importante quanto a física para um bom rendimento no dia a dia de trabalho. Uma boa maneira de incentivar seus colaboradores é também através de presentes corporativos.

A Laços Corporativos oferece um catálogo completo de presentes, com opções para diversas ocasiões. Não deixe de conferir aqui

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience