Dicas para ter colaboradoras mais motivadas

10 dicas para ter colaboradoras mais motivadas

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante mantê-las motivadas. Saiba aqui ações para fazer na sua empresa e motivar suas colaboradoras!

Motivar mulheres no ambiente de trabalho é um benefício duplo, tanto para a empresa quanto para as profissionais. Afinal, uma mulher motivada passa a desempenhar melhor suas funções e atribuições, e pode, inclusive, contagiar toda a sua equipe para também obter resultados positivos. Confira aqui algumas dicas de como motivar as colaboradoras na sua empresa!

A satisfação profissional é um resultado direto da motivação. A motivação é uma ferramenta para promover nas pessoas o desejo de subir de nível. Quanto mais empenhada uma pessoa está para realizar uma tarefa, melhor será o resultado. Pensando nisso, podemos dizer que ambientes de trabalho que mantêm as funcionárias motivadas conseguem colher os melhores frutos.

A mulher brasileira já venceu muitas barreiras no mercado de trabalho, mas ainda precisa enfrentar várias outras em seu dia a dia. Por isso é fundamental que a sua empresa estimule e aplique a igualdade entre gêneros, com salários equiparados, por exemplo, criando um ambiente saudável e confortável para que cada uma de suas colaboradoras se sinta motivada a crescer profissionalmente.

Você também vai gostar de ler: Como prevenir o assédio na empresa?

Dar atenção às particularidades femininas é um bom começo para criar esse ambiente. Ainda hoje existe certo preconceito com trabalhadoras que também são mães, pois se tem a ideia errada de que elas são menos produtivas. As empresas precisam mostrar respeito igualitário e compreender que elas têm a quantidade de trabalho dobrada, pois, além de cuidar de suas funções na empresa, também precisam cuidar dos filhos. Seria motivador oferecer a essas colaboradoras horários de trabalho mais flexíveis, e a possibilidade de executar certas tarefas em casa, por exemplo.

Além disso, quando se trata de saúde, é importante que o plano oferecido pela empresa cubra exames femininos, além de consultas ginecológicas, e tudo que apoie o cuidado à saúde física e mental. Uma rede de apoio interna é também um bom estímulo para motivar as mulheres, e mantê-las seguras dentro do ambiente de trabalho.

Nossa dica especial é que sua empresa divulgue internamente, e externamente também, a quantidade de mulheres em cargos de liderança. E claro, a organização deve manter esse número crescente, e equiparado com a quantidade de homens líderes. Essa ação, sem dúvidas, motivará todas as mulheres da sua empresa a chegarem aonde as líderes chegaram, não apenas como profissionais, mas também como mulheres.

Por fim, é importante ficar atento a algumas ações básicas, e que não podemos deixar de mencionar porque também motivam colaboradoras no dia a dia de trabalho, como: kit de higiene no banheiro feminino, homenagens no Dia Internacional da Mulher, e a comemoração interna de datas como o Outubro Rosa – uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar as mulheres, e a sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
______________________

Quer presentear suas colaboradoras? Confira aqui o catálogo completo da Laços Corporativos, com diversas opções para presentes corporativos.

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience