5 dicas para transformar a gestação das suas colaboradoras

5-dicas-para-melhorar-a-gestaçao-das-suas-colaboradoras

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A gravidez é um período único na vida da mulher, no qual muitas mudanças ocorrem na vida pessoal e profissional. Saiba aqui como a sua empresa pode transformar a gestação das colaboradoras!

Engravidar é um momento bastante esperado para muitas mulheres. Seja a primeira gestação, ou não, trabalhar ao longo dos 9 meses não é uma tarefa fácil. Em um mercado machista, a gravidez pode causar diversas inseguranças para as profissionais. Por isso, as empresas devem saber lidar com a gestação das suas funcionárias e buscar facilitar a vida delas durante esse processo como uma forma de valorizá-las. Veja aqui 5 dicas para transformar a gestação das suas colaboradoras.

A licença maternidade já trazia à gravidez um cenário negativo no mercado de trabalho. Como uma funcionária vai ficar 6 meses fora? Como ficarão os resultados da minha empresa sem ela? Somado a esses questionamentos, as mudanças hormonais resultantes da gestação também assustam aqueles que só pensam em metas e performance. 

Com o avanço da igualdade de gênero no meio corporativo, esses tabus começaram a ser quebrados, e as empresas começaram a enxergar a gravidez de suas funcionárias com outros olhos. A gestação traz felicidade e é mais um motivo para a profissional se dedicar ao trabalho e alcançar o sucesso profissional.

Justamente por existir essa cultura em torno da funcionária grávida, há uma tendência de aprimoramento de seu desempenho no enfrentamento do estigma. A mulher, de maneira geral, se esforça mais para ser uma colaboradora dedicada aos interesses da empresa.

Direitos de uma grávida no trabalho

Antes das dicas, vamos entender as principais leis da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que a organização deve respeitar com suas profissionais grávidas. 

  1. Estabilidade provisória: a gestante não pode ser desligada da empresa sem justa causa, desde o início da gestação, até 120 dias após o parto.
  2. Mudança de departamento: caso a atividade desempenhada pela gestante ofereça riscos à sua saúde, ela pode pedir a mudança de setor, apresentando um atestado médico.
  3. Consultas e exames: a profissional grávida pode se ausentar do ambiente de trabalho por, no mínimo, seis vezes para a realização de consultas e exames complementares e de rotina.
  4. Licença maternidade: assegurada no pós-parto, garante o afastamento remunerado das atividades de trabalho por um período mínimo de 120 dias.
  5. Licença em caso de aborto espontâneo: abortos espontâneos ocorridos antes da 23º semana de gestação dão direito ao afastamento do trabalho de duas semanas.
  6. Direito à amamentação: após a licença maternidade, a mãe tem o direito de amamentar mesmo durante o horário de trabalho, até o bebê completar seis meses.

Vamos às dicas para transformar a experiência das suas colaboradoras gestantes? 

1. Ajudar com a saúde

Exames, consultas e cuidados pessoais viram rotina para uma mulher grávida. Por que não ajudar suas colaboradoras facilitando essa parte? Ofereça um convênio médico que cubra boa parte dos exames e consultas da gravidez, ou um pacote especial para a situação. 

Toda ajuda com gastos e otimização de tempo vai ajudar sua funcionária a continuar exercendo sua função com maestria no período da gestação.

2. Flexibilizar a jornada de trabalho

Flexibilizar a jornada de trabalho e adequar os horários pode ser de grande auxílio para a colaboradora gestante. Adotar o home office sempre que possível também é uma boa solução. É uma maneira prática de garantir que a colaboradora se mantenha produtiva ao mesmo tempo que consegue cuidar da gravidez.

3. Entregar um kit maternidade personalizado

O Kit maternidade personalizado é um mimo que muitas mães querem ganhar durante a gestação. Muito mais do que apenas um presente corporativo, ele mostra que a empresa estará junto com a funcionária neste momento especial, e valoriza sua vida pessoal. Se a mamãe já veste a camisa da empresa, vamos colocar o bebê para vestir também! 

Confira aqui nossos kits personalizados especiais para sua empresa.

Implementar um programa de gestante

Este programa serve para proporcionar benefícios e suporte para a gestação das colaboradoras. Desde o acompanhamento da gestação até o retorno da mãe ao trabalho, o programa visa facilitar todo o processo e ainda ajuda no employer branding da empresa. 

Não sabe como implementar o programa de gestante? Clique aqui que explicamos tudo pra você!

Estrutura de apoio

Terminamos com a estrutura de apoio, que engloba todas as dicas acima para transformar a gravidez das suas colaboradoras. Monte uma estrutura para apoiar as grávidas, e fazer com que elas se apoiem entre si também.

  • Sala de amamentação no escritório;
  • Grupo de grávidas para compartilhar angústias e dicas;
  • Ofereça uniformes maiores sem a necessidade da colaboradora pedir;
  • Cadeira ergométrica;
  • Apoio para os pés;
  • Parceria com aplicativos de gestação.

____________________________________________________________________________________________________________

Faça com que a sua empresa esteja presente neste momento tão único que é a gravidez. Ações simples podem estreitar os laços entre suas colaboradoras e a organização, além de atrair novas profissionais do mercado.

Ainda não conhece a Laços Corporativos? Saiba mais clicando aqui.

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam