Programa de gestante na empresa: o que é e como fazer?

Programa de gestante na empresa: o que é e como fazer?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A maternidade mexe com muitos aspectos da vida da mulher, incluindo seu ambiente de trabalho. Oferecer o suporte necessário para suas colaboradoras mães é fundamental. Saiba aqui como fazer um programa de gestante! 

O mundo corporativo vem evoluindo a cada ano em todos os aspectos relacionados à inclusão. Um deles é a quebra do estigma de contratar e promover mulheres por conta da gravidez, ou da chance dela vir em algum momento. As empresas estão aprendendo a se adaptar a essa realidade do mundo feminino e passaram a dar atenção ao bem-estar de suas profissionais. Com isso surgiu o programa de gestante. Entenda aqui tudo sobre ele!

O programa de gestante tem como objetivo proporcionar benefícios e suporte para as colaboradoras grávidas. Através dele, a empresa proporciona um acompanhamento da gestação, desde seu planejamento até o retorno da mãe à rotina de trabalho. A preocupação da organização neste momento especial é mais uma forma de motivar as colaboradoras e atrair novas do mercado. 

Além de trazer qualidade de vida para as futuras mamães, o programa de gestante também traz benefícios para a empresa. Facilitar o acesso à saúde e bem-estar dentro das dependências da organização evita faltas desnecessárias e traz segurança às colaboradoras.

Profissionais saudáveis, felizes e motivadas têm maior capacidade de produção. Além disso, ações de saúde e qualidade de vida previnem doenças e reduzem o número de consultas médicas, exames laboratoriais e procedimentos que encarecem os planos de saúde corporativos. 

Como fazer o programa de gestante?

Comece pelo planejamento da gravidez. Muitas profissionais querem se tornar mães, mas têm medo de como essa novidade pode afetar sua vida profissional e a dinâmica familiar. Ajude elas a evitarem surpresas inesperadas e fontes de estresse desnecessário, através de palestras sobre as necessidades de um bebê, os gastos, as principais mudanças na rotina, e tudo para que sua colaboradora esteja preparada para a chegada da criança.

Fornecer acompanhamento psicológico é uma parte importante desta preparação, e ajudará a futura mãe ao longo de toda gestação, e também no pós. Por isso, não deixe de incluir esse item dentro do programa de gestante da sua empresa. Aqui, a indicação de livros sobre maternidade e saúde mental cai muito bem. Uma boa leitura nunca vai mal, não é?

Ao longo da gestação, os principais cuidados que o programa deve incluir são:

  • Telemonitoramento: ligações mensais de uma equipe de enfermagem que oferece todos os cuidados, dicas e orientações sobre o pré-natal, alimentação e preparativos para a chegada do bebê.
  • Material educativo: e-books, checklists, dicas, artigos sobre os mais diversos temas referentes à gestação, parto, chegada do bebê, volta ao trabalho e planejamento familiar.
  • Curso presencial: aulas teóricas e práticas sobre o universo da gestação e da maternidade com uma equipe multidisciplinar: enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, etc.
  • Consultas: pacote com direito a um determinado número de consultas ao ginecologista, nutricionista e especialistas que possam auxiliar ao longo da gravidez.
  • Exercício físico: a saúde física das futuras mamães é fundamental ao longo de todo o processo. Yoga, natação e exercícios de fortalecimento podem ajudar bastante! 
  • Grupo de apoio: ser mãe de primeira viagem não é uma tarefa fácil. Ajude suas colaboradoras a conhecerem outras mulheres grávidas dentro e fora da empresa, e incentive o compartilhamento de sentimentos e dicas.

E por último, mas não menos importante, o retorno ao trabalho também deve ser um ponto de atenção dentro do programa de gestante. A mãe recente precisará de ajuda para se adaptar à nova realidade e conciliar a maternidade com sua vida profissional. Uma boa opção é oferecer um curso de adaptação de retorno ao trabalho, seguido de uma palestra sobre carreira após a maternidade.

No final do programa de gestante, presenteie a futura mamãe com um Kit Bebê Personalizado exclusivo!

__________________________________

Você pode oferecer o programa para suas colaboradoras grávidas e também para as mulheres gestantes de seus colaboradores. E falando neles, leia aqui como funciona a licença paternidade estendida e incentive ainda mais os pais da sua organização!
Quer mais dicas corporativas? Confira aqui nosso blog cheio de conteúdos sobre gestão de pessoas que vão te inspirar!

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam