Confira 8 soft skills de um bom profissional de RH

Confira 8 soft skills de um bom profissional de RH

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As soft skills são essenciais para profissionais de todas as áreas, mas principalmente na gestão de pessoas. Conheça aqui as 8 principais habilidades de um bom profissional de RH.

Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como um profissional lida com o outro, e consigo mesmo, em diversas situações. Elas podem estar relacionadas a comunicação, a forma de trabalhar em equipe e, principalmente, a maneira de liderar estabelecida por gestores. Separamos 8 soft skills importantes para um bom profissional de RH. Vem ver!

Atualmente, para que a organização esteja sempre alinhada e possa alcançar os objetivos desejados, é muito importante que os membros da equipe identifiquem suas soft skills. Por isso, para se destacar na sua empresa e no mercado corporativo, é importante trabalhar dentro de si essas habilidades.

Comunicação

Saber se comunicar de maneira eficiente se resume em transmitir de forma clara e objetiva uma ideia ou conceito que você deseja passar a determinado interlocutor, de maneira que o mesmo compreenda facilmente o que quer dizer. Para um profissional de RH, essa soft skill é essencial, em um processo de contratação, por exemplo, ou ao tocar um projeto de gestão de pessoas dentro de sua empresa.

Criatividade

Com a internet, e na velocidade acelerada em que vivemos hoje, ter criatividade é fundamental em qualquer cargo corporativo. Esta é uma habilidade que pode se manifestar de várias formas, sejam elas subjetivas ou em formas de presentes físicos. Para um gestor de pessoas, por exemplo, presentear os colaboradores da empresa com um mimo personalizado, como um kit de boas-vindas, é uma bela amostra de criatividade!

Persuasão

A capacidade de convencer o outro da importância de uma ação é essencial para o departamento de RH. Profissionais persuasivos são tomadores de decisão, influenciadores, e costumam converter situações indesejáveis em momentos virtuosos. A persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.

Empatia

A empatia deve estar presente em todos os momentos da vida, e no ambiente corporativo não é diferente. Se colocar no lugar do próximo e tentar compreender suas motivações é fundamental no relacionamento com colegas de trabalho e, especialmente, entre liderança e liderados, para um gerenciamento aberto, humano e transparente.

Gestão de tempo

Um bom profissional sabe gerir muito bem seu tempo, além de estabelecer prioridades e bater metas. A organização diária é fundamental para saber gerir o tempo e conseguir atingir bons resultados, mostrando eficiência e produtividade. A capacidade de gerir seu tempo também impacta na forma com que o profissional lida com tarefas sob pressão, auxiliando-o na resolução rápida de problemas.

Ética profissional 

As empresas costumam buscar por profissionais que saibam respeitar códigos de conduta e apreciem uma boa convivência profissional. Respeitar estes fatores é fundamental para que todos busquem padronizar comportamentos e posturas de acordo com o ambiente de trabalho.

Atitude positiva 

É sempre bom ter ao redor colegas de trabalho que trazem consigo atitudes positivas, não é mesmo? Os empregadores gostam dessa skill pois colaboradores com tal habilidades conseguem ser amigáveis, de fácil convívio, além de terem desejo pelo trabalho, trazendo junto a si um ótimo rendimento.

Liderança

A liderança é a habilidade que une todas as soft skills acima. Um bom líder sabe se comunicar, respeita a ética no trabalho, tem criatividade para coordenar projetos, sente empatia pelos seus liderados, e sabe gerir seu tempo muito bem. Por isso, essa soft skill é a mais importante dentro do RH, pois como sabemos, é esse departamento que mantém o ambiente de trabalho saudável e produtivo dentro de qualquer empresa.

______________________

Agora que você já conhece algumas das soft skills essenciais dentro do ambiente corporativo, que tal começar a incentivar todas elas no seu dia a dia de trabalho? Como um bom profissional de recursos humanos, dê todo o apoio necessário aos colaboradores da empresa em que você trabalha para que eles também desenvolvam essas habilidades e cresçam como profissionais.

Confira aqui também as tendências de RH para 2022 e fique por dentro de tudo que pode te ajudar a evoluir profissionalmente!

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience