Dezembro Vermelho: como abordar a campanha na empresa?

Dezembro Vermelho: como abordar a campanha na empresa?

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O Dezembro Vermelho é uma campanha que marca a luta nacional contra a AIDS. Considerado um tabu, este não é um tema fácil de se abordar no meio corporativo. Veja aqui a melhor maneira de levantar essa campanha na sua empresa!

O mês de dezembro é marcado pela coloração vermelha, como forma de apoiar a campanha mundial de conscientização e combate ao vírus HIV, a AIDS, e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Abordar esse assunto é um desafio para as empresas, que deve ser enfrentado devido a tamanha importância de conscientizar a população sobre as formas de prevenção. Veja aqui a melhor forma de abordar essa campanha na sua empresa!

O Ministério da Saúde criou em 1988 o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado anualmente no dia 1º de dezembro, como forma de conscientizar os brasileiros sobre a AIDS e o HIV. Em 2017, o governo federal lançou a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à AIDS, movimento chamado Dezembro Vermelho. 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 920 mil brasileiros vivem com o vírus HIV, dos quais, 89% foram diagnosticados, 77% fazem tratamento com antirretroviral, e 94% das pessoas que fazem o tratamento já não transmitem o HIV, por terem atingido a carga viral indetectável. A cada 15 minutos uma pessoa é infectada com o vírus no Brasil.

Não tão famosa quanto as outras campanhas de conscientização, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, o Dezembro Vermelho deve ser aproveitado pelas empresas para trazer ainda mais engajamento ao combate da AIDS. Entenda agora como abordar a campanha na sua empresa.

Levante dados sobre o tema

Por ser considerado um tabu dentro da nossa sociedade, a AIDS não é um tema fácil de se abordar. Por isso, é importante levantar dados sobre o vírus e, mostrar com números, a importância de testar e se prevenir contra ele. 

Use a criatividade dos integrantes do time de RH para divulgar as informações de uma forma que chame a atenção de todos os colaboradores. Um one pager sobre o vírus, acompanhado de um brinde vermelho pode ser uma boa ideia para prender a atenção de todos.

É fundamental passar as informações corretas sobre a AIDS, então faça pesquisas em sites confiáveis, como o do Ministério da Saúde, e em portais relevantes de notícias de acordo com a região em que sua empresa está localizada. 

Explique a diferença entre AIDS e HIV

É comum acharem que AIDS e HIV significam a mesma coisa. Em uma campanha de conscientização, esclarecer a diferença entre os dois termos é fundamental.

AIDS: Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida — tradução da origem inglesa da palavra AIDS. É o resultado que o vírus HIV causa no organismo de quem está infectado.

HIV: Vírus da Imunodeficiência Humana — tradução da origem inglesa da sigla HIV. É o vírus responsável por atacar o sistema imunológico, capaz de desenvolver a doença da AIDS. 

Como o avanço dos tratamentos e estudos sobre o vírus, atualmente, pacientes com HIV podem conviver com o vírus e levar uma vida saudável.

Divulgue as formas de transmissão

A falta de informação sobre a transmissão da AIDS é o principal motivo do preconceito contra ela, e da criação do tabu que nos traz até aqui. O vírus está presente no sangue e em algumas secreções do corpo como o esperma e a secreção vaginal. Dessa forma, não há contaminação por meio de contato físico, picada de insetos, saliva, lágrima, suor, espirro, banheiro, piscina, etc.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. 

O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a AIDS.

Ações de conscientização para o Dezembro Vermelho

Todas as ações aqui citadas já fazem parte da conscientização dos colaboradores da empresa. Porém, é necessário também ressaltar a importância dos exames de rotina e de cuidar da saúde e o bem-estar. Proponha um dia de folga no mês de dezembro para a realização de exames. 

Dica: faça uma parceria com laboratórios ou divulgue o que está incluso no convênio médico oferecido pela empresa. Esta é mais uma forma de mostrar aos seus colaboradores que a organização se preocupa com a saúde de todos.

Não esqueça de conscientizar pelos olhos, enfeitando o escritório de vermelho, e personalize o ambiente com mensagens e informações sobre a AIDS.


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