Team Building: o que é e como funciona?

Team-Building-o-que-é-e-como-funciona

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe o que é Team Building? Conheça aqui tudo sobre esse método que vem ganhando espaço no departamento de RH de todas as empresas!

Trabalho em equipe. Sem dúvidas, essa é a frase que todo recrutador deseja escutar em uma entrevista de emprego. Uma característica muito procurada no mercado de trabalho, e um grande foco interno de desenvolvimento de equipes no ambiente corporativo. O Team Building é uma das técnicas que tomou conta do RH das empresas ultimamente, e vem agradando os colaboradores e gestores. Entenda aqui tudo sobre ele!

O Team Building é uma série de atividades utilizadas para criar e fortalecer relações entre pessoas de um mesmo grupo no ambiente corporativo. Essa metodologia favorece a colaboração e integração entre colegas, elevando a produtividade. Também contribui para melhorar o clima organizacional, diminuir atritos e potencializar os talentos dos colaboradores.

A expressão Team Building pode ser traduzida para construção ou consolidação de equipe. Ele é um treinamento focado no fortalecimento das relações entre colaboradores, e no engajamento deles com a empresa. Vai além dos conhecimentos técnicos necessários para a realização das tarefas do dia a dia, uma vez que tem como objetivo desenvolver a integração e o trabalho em equipe. 

Como ganho, colaboradores que atuam em um ambiente de trabalho mais saudável, tendem a ser mais produtivos, o que também é benéfico para as empresas alcançarem os resultados que almejam.

A importância do Team Building

A realidade é que, atualmente, passamos mais tempo no trabalho, com nossos colegas de empresa, do que com as nossas famílias em casa. E, assim como em casa, a boa convivência no ambiente de trabalho é fundamental para as entregas individuais, de equipe, e para a felicidade na rotina de cada um dos indivíduos do grupo. 

E este bom ambiente nem sempre é tão simples de construir quanto parece. As interações no dia a dia são muito intensas, e acontecem em um contexto de grande pressão e competitividade. Com isso, conflitos podem ocorrer e a confiança entre os integrantes pode ficar abalada.

É aqui que entra o Team Building e a importância em proporcionar atividades de integração recorrentes para trabalhar a confiança e boa relação de todos os integrantes de uma equipe de trabalho. 

Os principais benefícios do Team Building são: melhora da comunicação, aumento da motivação no trabalho, fortalecimento das relações de confiança entre funcionários, ganho de produtividade, evidência de talento ocultos, e construção de uma equipe de alto desempenho.

Como fazer um Team Building

Você já deve ter adorado a ideia de fazer um Team Building com a sua equipe, certo? Mas antes de qualquer coisa, é muito importante fazer uma avaliação das necessidades do seu time, para escolher o melhor tipo de atividade interativa. 

Entenda como está o desempenho da equipe, quais são os pontos de melhoria e como desenvolvê-los. Identifique se o clima entre os colaboradores está leve ou pesado, se a pressão é diária ou não, e entenda como trabalhar também este ponto. 

Não deixe para trás as relações pessoais. Os membros da sua equipe se conhecem? Conversam sobre outras coisas que não trabalho? Desenvolver as relações interpessoais é essencial para um bom trabalho em equipe!

E claro, não esqueça de pedir a opinião daqueles que farão parte do Team Building, é fundamental que todos engajem e estejam envolvidos na atividade proposta. 

Ideias de Team Building

Hora de colocar a mão na massa! Separamos 5 ideias de Team Building para você desenvolver sua equipe:

  1. Escape Room – uma dinâmica de integração de time em que todos estão presos em uma sala e precisam trabalhar em equipe para sair a tempo.
  2. 2 Verdades e 1 Mentira – cada pessoa escreve em um pedaço de papel duas verdades e uma mentira sobre si, marcando qual é a frase falsa. Depois, o papel deve ser entregue ao líder ou alguém responsável por ler todas as frases. Os demais integrantes devem tentar adivinhar qual é a mentira.
  3. Confraternização interativa – leve sua equipe para um Happy Hour que inclua um curso de drinks ou uma competição culinária, por exemplo.
  4. Quiz de conhecimento pessoal (Trivia) – é hora de testar o quanto cada um conhece seu colega de trabalho. Monte um jogo de perguntas com informações pessoais dos colaboradores da sua equipe e divirta a todos!
  5. Shark Tank – cada integrante da equipe apresenta uma ideia de negócio ou projeto em um tempo limitado, e os outros integrantes devem julgar e decidir se investem ou não na ideia exposta. Leve esta ideia para o seu escritório, adaptando à realidade da empresa. 

______________________

Não perca tempo e trabalhe as relações dentro da sua empresa. Um ambiente de trabalho saudável resulta em uma melhora no employee experience, e contribui ainda mais para o employer branding do seu negócio! 

A Laços Corporativos também pode fazer parte do seu Team Building. Confira aqui o  catálogo de presentes corporativos e turbine as atividades da sua equipe.

Conheça o kit bebê personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience