Como usar o método eNPS na sua estratégia de employee experience

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Você sabe como medir a satisfação dos seus colaboradores e converter os dados para gerir talentos? Entenda aqui como o eNPS pode ajudar a sua empresa!

O eNPS, employee Net Promoter Score, é uma das maneiras mais comuns de medir a satisfação das pessoas colaboradoras no meio corporativo. Ele mostra o nível de satisfação dos profissionais dentro da empresa e o grau de lealdade dos mesmos com a organização. A partir de uma única pergunta, o eNPS indica se uma pessoa é detratora, neutra ou promotora do seu negócio. Confira aqui os detalhes e saiba como o eNPS pode ajudar na estratégia de Employee Experience.

O principal objetivo de qualquer negócio é a satisfação dos seus clientes, certo? E para o departamento de RH não poderia ser diferente. É essencial entender as expectativas dos clientes internos da empresa: os colaboradores! O eNPS ajuda o RH a entender se seus profissionais recomendariam a empresa a outros talentos do mercado de trabalho. 

Ao perguntar as chances de um colaborador recomendar a organização a outras pessoas em uma escala de 0 a 10, é possível medir a qualidade da experiência dos profissionais dentro da organização e, logo, entender como melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, o vínculo entre a marca e seus colaboradores.

Para que a pesquisa funcione, é fundamental que o primeiro passo seja conscientizar os colaboradores sobre a importância de responderem o eNPS, e transparecer que o objetivo principal é melhorar o ambiente de trabalho de todos, e subir o índice de felicidade dentro da organização.

Como funciona o eNPS?

A pergunta-chave é: em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa empresa como um bom lugar para trabalhar? O RH pode utilizar o mesmo formato para elaborar perguntas sobre a qualidade da liderança, produtos e políticas da empresa, por exemplo.

Depois de encaminhar a(s) perguntas(s) para os colaboradores, é necessário seguir uma classificação para contabilizar as respostas:

  • 9 e 10: Promotores: é a parcela mais motivada e engajada, satisfeita com o ambiente e o clima organizacional, formada por colaboradores dispostos a recomendar a empresa como um excelente local de trabalho.
  • 7 e 8: Passivos/neutros: são os colaboradores em posição neutra, que estão contentes de maneira geral, mas não totalmente comprometidos com a organização.
  • 0 a 6: Detratores: é o grupo de colaboradores insatisfeitos, que não recomendariam a empresa e, muito provavelmente, ainda teriam reclamações a fazer para outras pessoas.

Como calcular o eNPS?

O cálculo do índice eNPS é:

 % eNPS = % colaboradores promotores – % colaboradores detratores

Os passivos e neutros não entram na conta, porque o que realmente importa é a relação entre os promotores e detratores. 

Com a porcentagem final definida de acordo com as respostas dos seus colaboradores, você pode se basear nas zonas de classificação para medir o nível de satisfação interno. 

  • Zona de excelência: eNPS entre 76 e 100.
  • Zona de qualidade: eNPS entre 51 e 75.
  • Zona de aperfeiçoamento: eNPS entre 1 e 50.
  • Zona crítica: NPS entre -100 e 0.

Exemplo:

Se a pesquisa obteve 100 respostas e as classificações foram 70 promotores (70%), 20 detratores (20%) e 10 neutros (10%), o eNPS da sua empresa é 50.

% eNPS = 70% colaboradores promotores – 20% colaboradores detratores = 50

Como interpretar o resultado do eNPS?

Para que o resultado do eNPS vá além do índice de satisfação e traga respostas concretas quanto à felicidade dos seus colaboradores, é muito importante que a pesquisa do eNPS seja acompanhada de feedback. Os colaboradores precisam ter um espaço aberto para justificar sua nota e explicar o que sentem falta para virarem promotores. 

Com isso, o departamento de RH da sua organização saberá onde focar nas próximas ações internas, em quais cursos investir e como melhorar o ambiente de trabalho dentro da empresa para que, da próxima vez, o eNPS esteja na zona de excelência.

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