Confira 5 ideias de dinâmicas de RH para sair da rotina na empresa

Confira 5 ideias de dinâmicas de RH para sair da rotina na empresa

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Manter a motivação e o engajamento dos colaboradores é um dos principais desafios do RH. Veja aqui 5 ideias de dinâmicas de grupo para ajudar nessa tarefa!

Manter a motivação e o engajamento dos colaboradores ao longo de todo ano de entregas é um dos principais desafios do departamento de Recursos Humanos. Não é apenas um bom salário e benefícios corporativos que sustentam o rendimento de uma equipe. É justamente para ajudar nesse desafio que existem as dinâmicas de grupo. Confira aqui 5 ideias de dinâmicas com o objetivo de quebrar o gelo na empresa!

Criar um ambiente organizacional saudável e com um clima leve é um dos pontos mais importantes para manter a força de trabalho de uma empresa motivada, engajada, e feliz. Funcionários realizados dentro de uma organização são mais produtivos e entregam com mais qualidade e eficiência.

Uma forma eficiente de construir esse ambiente estimulante é através das dinâmicas de grupo. Elas são atividades práticas com o objetivo de incentivar a cooperação entre os participantes de um grupo em diferentes contextos e momentos. 

Como resultado, o RH pode alcançar a melhora das habilidades dos colaboradores, maior comprometimento entre eles, aumento da proatividade e da produtividade, além de identificar qualidade individuais para fortalecer a entrega de cada um dentro de suas respectivas funções.

Confira agora 5 ideias para dinâmicas de grupo:

Dinâmica das mãos dadas

Focada no trabalho em grupo, essa dinâmica visa mostrar aos colaboradores que todos podem ser mais produtivos e estratégicos quando unem forças e competências. 

Junte o grupo em uma sala, e peça que todos formem uma grande roda de mãos dadas. Cada participante deve ser orientado a memorizar quem está do seu lado direito e do lado esquerdo. Depois, a turma deve se dispersar pela sala, conversando e se distraindo da primeira parte da atividade. 

Em seguida, coloque uma cartolina grande e colorida no chão da sala, bem no centro do espaço, e peça para que os participantes se posicionem em cima ou em volta desse material. Quando todos estiverem acomodados, peça que se lembrem da formação inicial do grupo e  formem o círculo original novamente, sem sair da cartolina.

Dinâmica da venda

Para estimular a argumentação e habilidade de improvisar, essa dinâmica é a escolha certa!

Deixe no centro da sala uma caixa com vários objetos inúteis escritos em papéis, como um carro sem motor ou uma caneta sem tinta, por exemplo. Coloque também à disposição dos participantes materiais de papelaria, como canetas, colas e papéis.

Cada um deverá pegar um papel aleatoriamente na caixa e terá como objetivo pensar em alguma estratégia para vendê-lo, podendo utilizar qualquer material ou ideia disponível. Estabeleça um tempo para que as pessoas possam se preparar.

Ao final, peça que cada um apresente sua venda. Questione os participantes, ofereça resposta ou até disponibilize votações para que eles escolham as melhores apresentações.

Dinâmica do balão

Essa dinâmica de grupo ajuda a desenvolver a competitividade saudável e o trabalho em equipe, possibilitando definir estratégias de defesa e de ataque, considerando a colaboração de todos.

Separe o grupo em duas equipes por cores. Cada participante receberá dois balões e uma corda para amarrá-los na cintura. O objetivo da dinâmica é estourar, com as mãos, o maior número de balões da equipe adversária, ao mesmo tempo que cada um defende os seus. A equipe que estourar primeiro todos os balões do time adversário ganha.

Dinâmica da observação

Para trabalhar o desenvolvimento da habilidade de observação no dia a dia e dar atenção aos detalhes, reúna os colaboradores em uma sala, formando um círculo. Em seguida, coloque uma venda nos olhos deles. O coordenador da ação levantará algumas perguntas relacionadas aos integrantes. Por exemplo: “quem está de camiseta amarela ou de calça azul?”.

Os participantes que lembrarem as respostas devem levantar a mão, considerando que o primeiro a se manifestar sempre terá prioridade. A cada resposta certa, o participante ganha um ponto, e o que finalizar o jogo com a maior pontuação ganha um prêmio.

Dinâmica dos cubos

Essa atividade foca na integração e colaboração de equipes, estimulando o trabalho em grupo a todo momento. Separando os membros em dois ou mais grupos, eles precisam criar 15 cubos com os materiais fornecidos — como cartolina, tesoura, cola e régua — dentro de uma hora. 

Cada equipe pode criar a estratégia que quiser dentro do tempo para conseguir entregar os 15 cubos. Assim, será possível identificar capacidade de liderança, organização de tempo, priorização e mais!


Para incentivar ainda mais seus colaboradores ao longo das dinâmicas, que tal presentear os melhores participantes com um presente corporativo, personalizado com a marca da sua empresa? Clique aqui e aproveite o catálogo da Laços Corporativos!

Veja também: 7 ideias de dinâmicas de integração para novos funcionários.

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam